• Cachaça San Valle - Topo - Nilton Baresi
terça-feira - 01/09/2015 - 10:26h
Apodi

Secretário de Cultura despeja Academia de Letras

O advogado e escritor Marcos Pinto, membro da Academia Apodiense de Letras (AAPOL) revela profunda indignação com o “despejo” da entidade, do prédio da Casa  de  Cultura  Popular  de  Apodi.

Ele relata o desapontamento, em espaço cedido por este Blog, no qual colabora com artigos e crônicas:

Carlos Santos:

Profundamente   indignado  comunico-lhe   literal  despejo  da   ACADEMIA  APODIENSE  DE  LETRAS (AAPOL)   do  âmbito  da  Casa  de Cultura  Popular  de  Apodi,  feita  de  forma  injustificável  e  sem  comunicação  oficial   à   Diretoria  da  AAPOL,  pelo  seu  atual  Agente  de Cultura – José  Alex  Cassiano  da  Silva.

Observe-se  que  a  maior  instituição  cultural  do    município  e  cidade  de  Apodi   consta  em  seu  Estatuto,  devidamente  registrado  em Cartório,  que  tem como  sede  a  Casa  de  Cultura Popular  de  Apodi,  onde  foi  oficialmente  instalada  em   23  de  Março  de  2006, em concorrida  solenidade  que contou  com  a  presença  de  todo  o  segmento  cultural   do  estado.

Conforme  se  depreende  da   foto  neste link (AQUI),  a  referida  instituição  cultural   tem  uma  majestosa  galeria  de  seu  quadro  de   Imortais Sócios-Fundadores  e  seus  respectivos  patronos,  bem  como  de  expressivas   intelectualidades  dos  estados   do  Rio  Grande  do  Norte, Ceará e   Paraíba.

Para  agravar  ainda  mais  a  insana  atitude,  o  Sr.  Alex  Cassiano  determinou   a   retirada  da  nossa  galeria  fotográfica,  cujo  importante acervo  iconográfico  encontra-se  jogado  ao  chão  de  uma  das  salas   daquele   imóvel.   Como    Presidente, acionarei  a  justiça  para  que seja  coibida   tamanha  e  abusiva   arbitrariedade   cometida  contra   a   maior  instituição  cultural   da  cidade.

Marcos Pinto.

Nota do Blog – Lamentável esse menosprezo.

O mesmo espaço do Blog está aberto para que a Prefeitura do Apodi se manifeste, se assim o desejar.

Compartilhe:
Categoria(s): Cultura

Comentários

  1. João Claudio diz:

    Ligue para ”Coração Valente” e faça um relato detalhado sobre a celeuma. Com a proximidade, carinho e afeto que você tem por ela, e ela por você(???), é provável que ainda hoje ela desembarque no país do Apodxi.

    Antes, procure saber se o secretário é filiado ao partido vermelho. Se for, ofereça um Pixuleco. Mais simples, impossível.

  2. naide maria rosado de souza diz:

    Desinteresse pela Cultura. O que poderá dizer a prefeitura de Apodi ? Que o imóvel tem rachadura e traz riscos à população? Que era alugado e foi pedido pelo proprietário? Que, na verdade, construiu um lugar mais amplo e moderno para abrigar a AAPOL?

  3. Carlos Alves diz:

    É mentira do senhor Marcos Pinto que é presidente da AAPOL. O Alex Peteka que é Assessor de Cultura do municipio, ate publicou uma nota em sua rede social, o facebook detalhando o que aconteceu de fato.
    Segue o link da nota: //www.facebook.com/story.php?story_fbid=864319790310596&id=100001977489756

    Agradeço o espaço Carlos Santos!!

  4. Carlos Alves diz:

    Segue a nota na integra, caso nao tenha acesso ao conteudo no link.

    OPERÁRIO DA CULTURA
    Sr. Marcos Pinto, vamos esclarecer os devidos fatos para que não haja injustiças perante suas acusações em relação a minha pessoa, sendo assim, me permita quebrar a formalidade da escrita, já que não tenho 30 anos de exercício da advocacia.
    Quando cheguei a Apodi no ano de 2011 encontrei uma cidade com escassez de movimentos culturais. Tínhamos uma casa de cultura, mas não grupos culturais ocupando-a. Resolvi criar a Associação Raimunda Dantas (Patrona da academia Apodiense de Letras). Desde a criação da ARD conseguimos movimentar grupos culturais na cidade e despertar desejos pela arte em crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social. Realizamos nesses quatro anos duas paixões de Cristo, cinco edições do Auto de São João Batista, um Auto de Natal, dois festivais de Artes Integradas, um Festival de Teatro, três Agosto da Alegria, um espetáculo de rua para a Secretaria de Assistência Social, espetáculo de palco para Secretaria de saúde, produzimos o evento Criança é Festa, produzimos o lançamento do livro de Vilmací Viana (membro da Academia), dentre outros.
    Em janeiro do referente ano fizemos uma reunião com a senhora Vilmací Viana e Genildo Sousa, ambos membros da Academia Apodiense de Letras, na tentativa de encontrar soluções para o funcionamento da Academia, já que a mesma encontrava-se ABANDONADA. Não conseguimos nenhum diálogo com sua pessoa. A nobre Academia Apodiense de Letras de Apodi tinha um vasto e rico acervo literário, porém, com o abando da instituição na qual o senhor preside, boa parte de acervo perdeu-se. Na tentativa de colaborar, com ajuda do nobre Genildo Sousa, pedi aos membros da ARD para separar, limpar, catalogar e expor o material restante desta biblioteca, sendo assim, já se descaracteriza como tentativa de DESPEJO.
    Marcos Pinto, o senhor bem sabe do nosso desejo de reformar e revitalizar a Casa de Cultura de Apodi, pois tivemos diversas conversas nas redes sociais, das nossas campanhas e mecanismos para angariar fundos para compra de material e pagamento da mão de obra. Então não seja leviano com o que diz.
    Caro e nobre apodiense, não é minha intenção expulsar, e sim ORGANIZAR, pois sei que toda instituição que preza pelo funcionamento necessita de organização. Isso se estende a toda e qualquer instituição que esteja usufruindo do gozo e direito para oportunizar o acesso à cultura e a educação em Apodi, sempre me colocando a total disposição.
    Não acho inteligente e justo esse comportamento, principalmente partindo de uma pessoa como você.
    Fui nomeado Agente de Cultura, mas nunca tomei posse. Por isso não estou como coordenador da Casa de Cultura e sim Assessor de Cultura do Município de Apodi. Lá estou na condição de presidente da Associação Raimunda Dantas, instituição que abre as portas da Casa de Cultura para movimentar o espaço com oficinas diárias de teatro, música, dança, capoeira e outras.
    OBS:. Caro amigo Marcos Pinto, desde que eu me entendo de gente eu aprendi que para pintar uma parede é necessário retirar os quadros. Admira-me você não saber desse detalhe! Acredito que sua mãe, pai, avó, filho, enfim… Sabem disso!
    Alex Peteka – Operário da Cultura.

  5. Marcos Pinto. diz:

    Assessor de cultura da Prefeitura de Apodi JOSÉ ALEX CASSIANO DA SILVA confirma, via postagem em sua página do Facebook (Pasmem!) arguições da presidência da Academia Apodiense de Letras (AAPOL) AFIRMANDO: “Fui nomeado Agente de Cultura, mas nunca tomei posse. Por isso não estou como coordenador da Casa de Cultura e sim Assessor de Cultura do Município de Apodi. Lá estou na condição de presidente da Associação Raimunda Dantas”. Diante tamanho disparate, resta configurado que legalmente a Casa de Cultura Popular Historiador Valter de Brito Guerra encontra-se legalmente órfã de Agente de Cultura que a administre, uma vez que é estritamente vinculada à Fundação José Augusto, que é uma instituição cultural do governo do estado. Portanto, legalmente não pode administrar uma instituição para a qual não foi empossado. Ademais, confirma o desprezo a que relegou o acervo iconográfico da Academia Apodiense de Letras (AAPOL), pondo-o no chão quando deveria ter acondicionado sobre uma mesa devidamente preparada para a guarda e conservação. O referido ator Alex Cassiano precisa acompanhar os fatos que norteiam a cultura potiguar, que tem veiculado efetiva participação da Academia Apodiense de Letras além fronteiras da sua sede, inclusive no estado do Ceará, onde participou de várias solenidades, destacando-se o encontro histórico-cultural no Instituto Cultural do Cariri, situado na cidade do Crato, em Novembro de 2014. A AAPOL tem firmado parceria com o ICOP (Instituto Cultural do Oeste Potiguar) AMOL (Academia Mossoroense de Letras),com a AFLAM (Academia Feminina de Letras e Artes de Mossoró), com a ALACE (Academia Cearense de Letras e Artes do Ceará), com a SBEC (Sociedade Brasileira de Estudos do Cangaço) com o MUSEU DO SERTÃO, que é o maior museu temático do Nordeste, e outras instituições, que seria cansativo enumerá-los. O Assessor de Cultura da prefeitura de Apodi confirma, ainda, sua ilegalidade no gerenciamento da Casa de Cultura, quando nunca formalizou nenhum contrato de comodato entre o governo do estado, via Fundação José Augusto, com a profícua Associação Raimunda Dantas -ARD, até porque não constitui prática legal firmar comodato de uma Casa de Cultura com uma só instituição cultural , alijando e relegando ao desprezo as demais instituições culturais da cidade, quanto a instalação em seu âmbito físico. Não sou afeto ao cabotinismo, o que me faz sentir-me um simples aruá do pé da serra de meu amado Apodi, à serviço da cultura do meu torrão natal.

  6. ANTÔNIO FERNANDES DE SOUZA FILHO diz:
  7. FRANSUELDO VIEIRA DE ARAÚJO diz:

    Hum…!!!

    Essas conversas através de WhatsApp Web, Twitter | Facebook etc, e suas “verdades” originárias das famosas e tenebrosas redes sociais, sei não ….!!!

    No entanto, Os famosos pingos nos iiisss, me parece, começam a aparecer…!!!o

    Um baraco cultural… Apodiense, ou seria briga política/fisiológica, clientelista e patrimonialista, seus protagonistas e suas vaidades contingenciais…!!!???

    Um baraço

    FRANSUÊLDO VIEIRA DE ARAÚJO.
    OAB/RN. 7318.

  8. naide maria rosado de Souza diz:

    O “Nosso” blog deu espaço à defesa que descaracterizou ” a tentativa de Despejo”. Quer “Organizar”.
    Desse modo, só podemos utilizar uma balança para pesar as palavras. Assim, fico no limbo, na indefinição.

  9. João Claudio diz:

    E segue a lavagem de roupa suja eh eh eh

    Pelo que entendi, o ”intelectual tupiniquim brejeiro” ao ver o quadro com a sua foto no chão, não gostou e chutou o pau do barraco. Pode?

  10. Marcos Pinto. diz:

    A minha modesta biografia (veja Google) responde. Só afirmo: respeite os livros que nos separam. Respeitável Abraço.

  11. Marcos Pinto. diz:

    Presidente da Academia Norte-rio-grandense de Letras (ANRL) solidariza-se com Academia Apodiense de Letras (AAPOL) via E-mail:

    From: Diogenes@dcl.adv.br
    To: marcospinto.52@hotmail.com
    Subject: Academia
    Date: Fri, 4 Sep 2015 15:55:15 -0300

    Presidente Marcos Antonio Pinto,

    Surpreendido com a matéria publicada por Thaisa, tomei a inciativa de falar com meu amigo Rodrigo Bico, Presidente da Fundação José Augusto sobre a importância da Academia Apodiense de Letras.

    Rodrigo tranquilizou-me: vai resolver imediatamente o problema.

    Por favor, cumprimente os colegas acadêmicos.

Faça um Comentário

*


Current day month ye@r *

Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2024. Todos os Direitos Reservados.