• Cachaça San Valle - Topo - Nilton Baresi
quinta-feira - 15/11/2018 - 18:54h
Saúde

Sem ‘Mais Médicos’ 67 municípios do RN ficam desassistidos

Atuação será encerrada (Foto: Araquém Alcântara)

Do Portal Agora RN

A saída de Cuba do programa Mais Médicos do Brasil, anunciada nesta quarta-feira (14) pelo governo do país caribenho, deixará 67 municípios do Rio Grande do Norte desassistidos, de acordo com a Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap).

O Rio Grande do Norte tem, atualmente, 142 médicos cubanos distribuídos em 101 dos 167 municípios. Segundo a coordenadora da Comissão do Mais Médicos no Estado, Ivana Maria Queiroz, a saída dos profissionais caribenhos elevará de forma significativa o déficit de médicos existente.

Cidades mais afastadas

As cidades mais afastadas da capital, Natal, devem sofrer as maiores consequências. Ivana Queiroz assinala que o Estado tem dificuldade de contratar médicos, sobretudo para atuar em localidades distantes.

Pelo seu Twitter pessoal, o presidente eleito Jair Bolsonaro (PSL) avisou que condicionaria a manutenção dos médicos de Cuba “à aplicação de teste de capacidade, salário integral aos profissionais cubanos, hoje maior parte destinados à ditadura, e a liberdade para trazerem suas famílias” e que, “infelizmente, Cuba não aceitou”.

Leia também: Médicos cubanos começam a deixar o Brasil em dez dias.

O Ministério da Saúde anunciou que lançará um edital de emergência para cobrir as vagas deixadas pelos cubanos.

Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo TwitteAQUIInstagram AQUIFacebook AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Administração Pública / Saúde

Comentários

  1. FRANSUELDO VIEIRA DE ARAÚJO diz:

    Mesmo que tenha, tão somente sido eleito através do sufrágio universal do voto no dia 28/10/2018, ainda não empossado e, portanto, de fato e de direito, ainda não PRESIDENTE DA REPUBLICA FEDERATIVA DO BRASIL.

    Ainda assim, deveras se constata que o BURO NARO já manda e desmanda larga e vastamente em Terras Arrasadas Tupiniquins.

    A decisão mais que estúpida, irascível, medíocre e desumana no que tange aos mais médicos, infelizmente, é parte importante do desmonte programado do pouco que ainda resta do Estado Social Brasileiro.

    Nesse sentido, aos embandeirados em seus corpos e mentes pela bandeira nacional e encamisados na camisa da CBF, os quais, desde o ano de 2013, saram às ruas supostamente contra à corrupção e para melhorar avida de todos os brasileiros. Esses, com certeza, devem esperar deitados em seu dito “berço esplendido” na longa e inexitosa esperança de que os boçais, medíocres, elitistas (SALVO RARAS EXCEÇÕES) integrantes da corporativa classe medica brasileira, mesmo sob privilegiados salários, em algum momento, porventura, se dirijam aos mais distantes rincões do nosso sofrido e excluído Brasil.

    Pelo andar da carruagem e, sobretudo à partir da análise quanto aos ditos ministros de estado, indicados pleo BURRO NARO, oportuno ressaltar que, ainda não consigo enxergar nenhuma capacidade nem politica e nem gerencial de parte de todos quantos já forma nomeados.

    Temos astronauta vendedor de bugigangas, temos militares da extrema direita devidamente assumidos, dentre outras ditas figuras impolutas, todas elas, assumidamente sem nenhum preparo(IGUALZINHO AO CAPITÃO QUE FOI EXPULSO DO EXERCITO BRASILEIRO), porem, sabidamente reacionários e oportunistas.

    A última nomeação do BURRO NARO, trata-se de um medíocre e esquecido e suposto diplomata de carreira: ERNESTO ARAÚJO, conhecido como fã de OLAVO DE CARVALHO e afeto à teorias do que os olavetes denominam marxismo cultural.

    No caso, o sujeito suposto diplomata de carreira é tão medíocre e estúpido a tal ponto, que duvida da teoria do heliocentrismo e outras descobertas científicas fundamentais ao desenvolvimento da humanidade, bem como ao processo civilizatório sob as luzes do iluminismo cultural.

    O dito Ministro das relações exteriores: Ernesto Araujo, sabidamente fã do DONALD TRUMP, portanto, misógino, xenófobo, racista e por demais autoritário. Em fim, um neo-nazista prestes a por em pratica suas teorias medíocres teorias cheirando à teocracia em pleno universo político e diplomático ocidental.

    Conforme deveras se vê se demarca pari passu no atual contexto político, cultural e econômico da TERRA DE PINDORAMA, o BURRO NARO caminha à passos largos na tentativa de superar uma besta do tempo do IMPÉRIO ROMANO DE NOME CALÍGULA.

    Nesse compasso, a que ponto estamos chegando Caro Carlos Santos, Calígula nomeou apenas um cavalo, o BURRO NARO, deveras está nomeando várias mulas pra supostamente mudar a realidade Tupiniquim.

    Não esqueçamos, é essa a figura chamada BURRO NARO (NOVO DEUS DA EXTREMA DIREITA TUPINIQUIM) , que iria governar/desgovernar sem viés ideológico….!!!!

    Um baraço

    FRANSUÊLDO VIEIRA DE ARAÚJO.
    OAB/RN. 7318

  2. Naide Maria Rosado de Souza diz:

    Merece mesmo uma reflexão o assunto dos médicos cubanos. Desde o início foram criticados pela ausência da revalidação de seus diplomas. Questionou-se a capacidade deles.
    Depois surgiu a informação de que parte de seus vencimentos ficava para os cofres de Cuba.
    A proposta de Jair Bolsonaro me pareceu correta. Os médicos cubanos fariam o “revalida”, receberiam integralmente seus vencimentos e , ainda, poderiam trazer suas famílias para cá.
    Cuba não gostou. Quer usufruir do rendimento deles e teme perdê-los para o Brasil. Não se garante.
    Por outro lado, jamais ouvi um elogio aos médicos cubanos. A bem da verdade, as críticas diminuíram nos últimos tempos.
    A parte gestora do Programa Mais Médicos mostra, agora, como farão falta. Jamais li nada mostrando a importância da presença dos caribenhos. Desconhecia a necessidade dos mesmos e como estavam amparando populações carentes de tal forma, que será necessária uma contratação imediata através de edital de emergência.
    Ou me ausentei do noticiário ou, de fato, não houve alcance da parte meritória do Programa, independentemente do comportamento censurável de Cuba que embolsava ganhos do suor de seus profissionais.

    • Inácio Augusto de Almeida diz:

      Os médicos podem e desejam ficar. Não ficarão porque seus parentes em Cuba não poderão deixar o paraíso…
      Lembram-se dos lutadores cubanos que aqui desejavam ficar?
      Foram entregues à ditadura cubana e deles nunca mais ninguém ouviu falar.
      O Brasil precisa criar um programa para médicos e dentistas jovens, em troca do serviço militar obrigatório, passarem no mínimo dois anos em cidades onde exista carência de médicos.
      Muitos destes médicos e dentistas, após o tempo obrigatório de permanência nestas pequenas cidades, nelas permanecerão por terem criado vínculos afetivos com a população local.
      Hoje, com a internet, o médico pode se tomar conhecimento dos avanços que diariamente acontecem na medicina, mesmo estando distante dos grandes centros. Até mesmo poderão ficar sabendo que doenças antes consideradas graves e incuráveis hoje são facilmente curáveis.
      Que o governo brasileiro cuide de adotar as providências necessárias.
      O povo mais pobre não pode ficar sem assistência médica.
      Que alguém leve esta sugestão ao novo governo.
      ////
      DEUS SEMPRE MANDA ALGUÉM.

  3. João Claudio diz:

    Quem pariu esse programa foi Lula e Zé Dirceu, fãs de carteirinha dos ditadores, Fudel e Raulabosta Castro. Fato, fato e fato.

    O objetivo era solucionar a falta de médicos no brasil? NÃO!

    O objetivo era ajudar os pobres médicos cubanos? NÃO, NÃO e NÃO!

    O objetivo do parto era ajudar os dois ditadores, haja vista que, 70% dos salários recebidos pelos pobres coitados eram repatriados PELO GOVERNO DO PT para os irmãos ditadores. Os médicos só vêem 30% do valor pago.

    Por que os médicos são obrigados a retornar ao regime ditatorial? Simples! Eles deixaram familiares na ilha. Entendeu, né?

    Quanto ao objetivo interno dos dois pilantras, ladrões e picaretas, era conseguir o voto dos mais pobres. CONSEGUIRAM. A maioria dos eleitores da região Nordeste votaram nos PTralhas. Fato, fato e fato. Aqui e na China.

    E Atenção: A caixa preta do BNDES, um BANCO PÚBLICO que, segundo o governo PTralha, mantinha TRANSAÇÕES SIGILOSAS’ (pode isso?), a caixa preta enfim vai ser ESCANCARADA. O contribuinte brasileiro vai saber o que o governo ladrão PTralha fez com o seu dinheiro durante 13 anos.

    Se há ‘TRANSAÇÕES SIGILOSAS’ que o brasileiro não pode saber, é porque a podridão pode ser maior que a encontrada na Petrobrás.

    Por ultimo, o governo PTralha emprestou dinheiro nosso para bancar a ditadura cubana (Porto de Mariel), e os irmãos Castro não pagaram. No popular, os filhos da puta deram um baita calote no contribuinte brasileiro.

    A merda ainda feder muito para as bandas do PT, Lula e Dilma. Calma! É só a partir de 1 de janeiro de 2019.

    O Capitão vai botar sem cuspe em ambos. Por isso, o Combo: Quadrilha + Lula + Dilma + Zé Dirceu + Cuequeiros & Cia + Os Coniventes com os ladrões, estão com os seus respectivos ( * ) cortando prego.

    Mais: O Mito vai fechar o cabaré que o PT abriu em 2003 e o patrocinou com o nosso dinheiro durante 13 anos.

    A merda vai feder para PTralhas e Comunistas.

    Anotem e aguardem.

  4. João Claudio diz:

    Já imaginou um trabalhador ‘ganhar’ 10 mil reais por mês e só receber 3 mil?

    Só no brasil do PT e em Cuba dos irmãos Castro, né não?

    PQP.

  5. João Claudio diz:

    Ah, o ‘Fudel’, amigo íntimo dos bandidos Lula e Zé Dirceu, já morreu e deve estar no inferno à direita do Satanás.

    Axepôco, mas há quem o admire (uma das manias de quem chupa bila, caga rodando e come o ‘produto derramado’) Fato, fato e fato.

  6. FRANSUELDO VIEIRA DE ARAÚJO diz:

    a DOUTA naide maria rosado, EFETIVAMENTE, COM CERTEZA VIVE EM OUTRO PLANETA EM OUTRO UNIVERSO.

    Planeta e universo em que não falta, claro, assistência medico/hospitalar à tempo e hora, seja ela preventiva e (ou) curativa. Daí seu manifesto alheamento às necessidades dos excluídos e sua evidente ação refratária ao povo e suas opiniões, vez que, é de todos sabido que grande parcela da população (NOS MAIS DISTANTES E ABANDONADOS RINCÕES DO NOSSO PAÍS atendida pelos caribenhos como sua fala preconceituosa fala incide, foram e continuam sendo por demais elogiados em todo Brasil, não só pelo seu conhecimento técnico profundo acerca da medicina preventiva na órbita familiar, sobretudo e em especial pelo viés humanista empregado em seu modus operandi profissional.

    Deveras vive sim, longe das platitudes e longitudes onde o povão àquele que a grande mídia historicamente o ignora em suas reais necessidades e direitos:direito á ser ouvido e compreendido em suas necessidades báscas, que não engendra e não comporta tão somente o voto ungido e entremeado de vicos(FAK NEWS MADE USA) e relativizações próprias do círculo vicioso histórico da não oportunização da efetiva cidadania historicamente negada à esse mesmo povo.

    Sra. NAIDE MARIA ROSADO, respeitosa e serenamente lhes afirmo…SAIO DA BOLHA DO PRECONCEITO SOCIAL…!!!

    VÁ ÀS RAUS, SRA. NAIDE ROSADO,SOBRETUDO DAS PEQUENAS CIDADES NOS MAIS DISTANTES RINCÕES DO BRASIL ESQUECIDO, HISTORICAMENTE ESQUECIDO PELAS OLIGARQUIAS, QUE DE VOSSA SENHORIA MERECEM ELOGIOS, PREBENDAS E VOTOS DE DE ETERNIZAÇÃO NO PODER….!!!

    QUEM SABE, VOSSA SENHORIA ACORDE DESSE CLAUSTRO DE PRECONCEITOS E OJERIZAS ÀS OPINIÕES SIMPLES OPINIÕES DE QUEM NÃO TEM VOZES, NEM VEZ E NEM PODER. NO CORPO DA NOSSA MONOPOLIZADA, VENAL, ALIENADA E ESCROTA MÍDIA GRANDE MÍDIA IMPRESSA E TELEVISADA DO NOSSO BRASIL

    Vá aos aos inúmeros rincões pobres e excluídos do nosso páis, seja na região norte, nordeste, centro,oeste etc., onde o trabalho do mais médicos em especial dos medico cubanos, mais e mais se evidenciaram como unica oportunidade de brasileiros e brasileiras de todas as cores e idades, foram e continuarão sendo atendidos de forma respeitosa, zelosa, diligente e humana, pelo menos até medos de dezembro doa node 2018, infelizmente, tão somente, exatamente em função dessa mentalidade medíocre e preconceituosa catalizadora do voto no BURRO NARO e cia LTda.

    Um baraço

    FRANSUÊLDO VIEIRA DE ARAÚJO.
    OAB/RN. 7318.

  7. Naide Maria Rosado de Souza diz:

    Dr. Fransueldo.
    O sr., como sempre, não entendeu o que eu disse. Há um êxodo de procura por assistência médica em nossos municípios e recantos mais distantes. Posso , logo de início, citar o Tarcísio Maia, aí em Mossoró, que socorre os munícipes vizinhos.
    Não tente confundir as minhas palavras. Se elas não conseguem ser compreendidas pelo sr., guarde-as para si. Não as exponha, em análise errada, nas suas catilinárias longas e cansativas.
    Tem mais, o sr. foge do assunto para aproveitar e inserir assuntos de oligarquias, seu tema favorito, na tentativa de ofender a minha família. Não consegue, Dr.Fransueldo, nem vai conseguir.
    Não encerro aqui. Vou expor opinião mais conceituada
    sobre os médicos cubanos.

  8. Naide Maria Rosado de Souza diz:

    AS ORIGENS DOS “MÉDICOS” CUBANOS

    Na antiga União Soviética (URSS) existia uma figura no serviço público de saúde denominada “Feldsher”, ou Feldscher em alemão, cujo significado literal era “aparador do campo”. Os feldsher soviéticos eram profissionais da saúde, formados em “saúde básica”, que intermediavam o acesso do povo à medicina oficial, em especial nas áreas remotas, rurais e periferias soviéticas, sendo uma espécie de práticos de saúde, ou paramédicos como são chamados hoje em dia, e exerciam cuidados básicos em clínica, obstetrícia e cirurgia às populações dessas regiões.

    Sua inspiração e nome derivavam dos feldscher alemães que surgiram no século XV como operadores de saúde (cirurgiões barbeiros) e com o tempo se espalharam ao longo do que foi o império prussiano e territórios eslavos, compondo a linha de frente também nas forças militares, sendo uma espécie de força militar médica nesses exércitos eslavos e saxões.

    Em vários países foram adotados como profissionais da linha de frente, atuando sempre nos cuidados básicos e em alguns casos chegando a se especializar em alguma prática específica, como optometria, dentista e otorrinolaringologia. Na Rússia começaram a se popularizar a partir do século XVIII.

    Diferentemente dos médicos, os feldsher possuíam uma formação mais curta e limitada. A duração do curso era de 4 anos e envolvia basicamente treinamento em ciências básicas e treinamento simples em ciências médicas clínicas, em especial medicina interna, serviço de ambulância e emergência pré-hospitalar e sempre tinha um espaço para treinamento militar, em campo de treinamento do exército, pois os feldsher estavam na linha de frente da nação, nas fronteiras.

    Eram 8 anos de colégio mais 4 em treinamento prático, considerados, portanto de nível técnico. Era um treinamento um pouco melhor que a de enfermeira, cujo foco era mais os cuidados básicos de saúde e técnicas/procedimentos de enfermagem.

    Os médicos soviéticos, ao contrário, levavam pelo menos 10 anos de colégio mais 7 anos de faculdade com carga horária total pelo menos duas vezes maior (estudavam todos os sábados). Apesar do tamanho valor de formação, seus salários eram ridículos, pois o regime socialista os considerava “servos do povo”.

    O sistema cubano de ensino médico reproduziu, a partir do encampamento da Revolução Cubana pela URSS em 1961, esse sistema de formação em saúde. Os médicos cubanos, de verdade, ficam lá em Cuba, em sua maioria. O que Cuba “fabrica” aos milhares, todos os anos, com projetos como a ELAM e demais faculdades, em cursos de 4 anos, não são nada além da versão cubana dos “feldsher” soviéticos. São paramédicos treinados para atuar em linha de guerra, campos remotos e áreas desprovidas em geral.

    A diferença é que Cuba “chama” esses feldsher de “médicos”, inflando artificialmente a sua população de médicos. Com essa jogada, Cuba possui um dos maiores índices de médicos por habitante do planeta. E isso permitiu outra coisa ao regime cubano: usar esses feldsher como agentes de propaganda de sua revolução e seus interesses não apenas dentro, mas fora de seu território.
    Ao longo de décadas o regime cubano vem fazendo uso do empréstimo de mão-de-obra técnica, paramédica, porém “vendida” como médica, para centenas de países a um custo bilionário que fica todo com o regime cubano. Literalmente, como na URSS, os feldsher são “servos do povo” (no caso, leia-se “povo” como Partido Comunista de Cuba).

    Recentemente a presidente Dilma lançou um demagógico e absurdo projeto de “resgate da saúde” do povo brasileiro às custas apenas da presença de “médicos” em locais desprovidos dos mesmos, aliás, por culpa do próprio governo.

    Em vez de pegar os médicos nacionais, recém-formados ou interessados, e criar uma carreira pública no SUS e solidificar a presença do médico nesses povoados, ela resolveu importar feldsher cubanos a um preço altíssimo, travestidos de médicos, ao que seu marketing chamou de “Mais Médicos”. Diante da recusa inicial, simulou-se uma seleção de nacionais, dificultada ao extremo pelo governo, para depois chamar os feldsher.

    O objetivo aqui é claro: o alinhamento ideológico entre os regimes, o uso de “servos do povo” para fazer propaganda do governo, encher o bolso dos amigos cubanos de dinheiro e evitar a criação de uma carreira pública que poderia ser crítica e demandadora de recursos. Como não podiam se assumir como fedlsher, jogaram um jaleco, os chamaram de médicos e os colocaram para atuar como médicos de verdade.

    Por isso as cubanadas não param de crescer. Por isso os erros bizarros, os pânicos diante de pacientes sintomáticos. Os cubanos não são médicos, são feldsher – agentes políticos com treinamento prático em saúde – que vieram ao Brasil cumprir uma agenda política e, segundo alguns, eventualmente até mesmo militar.

    São paramédicos. Isso explica as “cubanadas”. Se houvesse decência no Ministério da Saúde da gestão petista, retirariam o termo “médico” desse programa e seria mais honesto. Mas honesto não ganha eleição nesse país.”

    Fonte: Portal do Conselho Federal de Medicina em //portal.cfm.org.br

    • Vitor diz:

      O CFM não pode, com palavras, desconstruir o grande trabalho que os cubanos fizeram em várias cidades do Brasil. O carinho e o reconhecimento da população não se desfaz com a luta pela reserva de mercado do CFM. Não adianta. São só palavras. Quem estava lá eram os Cubanos. No RN e na PB sou testemunha.

    • Inácio Augusto de Almeida diz:

      “Mas honesto não ganha eleição nesse país.”
      Honesto nesse país só ganha o direito de pagar indenização por danos morais.
      São chegados os dias preditos por Rui Barbosa.
      ///
      NADA MAIS TRISTE E DIGNO DE PENA DO QUE A DECADÊNCIA DE UM CORRUPTO.

  9. Vitor diz:

    Impressionante como os mesmos que apoiam ataques aos direitos trabalhistas brasileiros, a fragilização das posições do empregado frente ao poder de barganha do empregador, se dedicam tão fervorosamente a defender a posição do médico cubano frente ao governo que lhes proporciona saúde, segurança e educação de qualidade (segundo opiniões insuspeitas de gente como Ricardo Amorim, além de estatísticas divulgadas por organismos internacionais), coisa que o capitalismo brasileiro não nos garante, apesar de alguns poderem comprar Iphones. Também me causa estranheza viver em um país onde 70% do que você recebe fica com o governo, mas pelo menos também me coloco contra o ataque aos direitos trabalhistas dos brasileiros e boicoto empresas que exploram trabalho análogo a escravidão. Por que quem ataca os métodos cubanos são tão solidários aos cubanos e rigorosos com os brasileiros?

  10. FRANSUELDO VIEIRA DE ARAÚJO diz:

    Sua maviosa opinião dita conceituada menha Senhora, nada mais, nada menos evidencia a ressurreição do anticomunismo e cego e doentio.

    Ora, Sra. NAIDE ROSADO, o que esperar do discurso e do viés neoliberal e corporativista do CONSELHO FEDERAL DE MEDICINA TUPINIQUIM, aquele que incentivou um sem numero de profissionais médicos boçais, reacionários, individualista e elitistas realizar afrontosas e desrespeitosas campanas de “recepção ” na tentativa flagrante de impedir que os médicos enviados legalmente pela SOCIEDADE CUBANA , aqui desembarcassem em nossa dita pátria mãe gentil…!!!

    Se houvesse um mínimo de coerência, sensibilidade e apego humanista aos reclamos da nossa sociedade quanto à histórica questão da absoluta falta de assistência medico/hospitalar, sobretudo nos mais distantes rincões. Vossa senhoria deveria, isso sim, reclamar, era exatamente da ética profissional – inexistente -, e da prática omissa, pobre e negligente médica em nosso Brasil, que na maioria dos caos atuam sob o modus operandi do faz de conta, amis em função de que são formados, efetivamente não para atender os pacientes sofridos e excluídos pacientes em sua grande maioria, mas sim, tão somente no afã de exercitarem à ganancia desmedida na procura do enriquecimento material à qualquer preço, ignorando olimpicamente os mais elementares princípios e direitos humanos básicos elencados no JURAMENTO DE HIPÓCRATES.

    A propósito Vossa senhoria, efetivamente já ouviste falar no JURAMENTO DE HIPÓCRATES…!!!???

    Claro que o JURAMENTO DE HIPÓCRATES não tem nenhuma importância para os neoliberais do espectro político à lá extrema direita que viceja e campeia no atual, triste e obscuro momento político e cultural do nosso Brasil, no qual as pessoas ditas alfabetizadas e civilizadas, fazem questão de não enxergarem o óbvio.

    Muito embora, Vossa senhora não relate, Vossa senhora bem sabe, a questão relacionada à precária formação dos médicos brasileiros (SALVO RARAS EXCEÇÕES), todos sabem que não tem nenhuma solução á vista. Mesmo porque, desde à década de 60, sobretudo após o golpe de 1964, quem dita as normas para formação dos ditos médicos com viés na medicina, tão somente curativa, com emprego de exames em massa, abstraindo-os da necessidade e formação imperiosa e do conhecimento prático do que seja uma simples anamnese, nas faculdades de medicina, é exatamente a industria farmacêutica internacional, mais precisamente a indústria farmacêutica made USA, em seus conhecidos lobby’ atuando aqui aqui e alhures.

    Por fim, parafraseando o MINISTRO Joaquim Barbosa quando seu arranca rabo com o MINISTRO Gilmar Mendes.
    VÁ ÀS RUAS Sra. NAIDE ROSADO, saia do comodismo, impregnado comodismo do profundo e arraigado preconceito e da exclusão introjectada secularmente no seio e na memória política da dita classe mérdia brasileira.

    Quem sabe, então Vossa Senhoria, possa descobrir e refletir que não mais estamos vivenciando os anos 50,60 e 70 do século XX, quando efetivamente, ainda existiam resquícios da guerra fria e, consequentemente seus fantasmagóricos e arraigados preconceitos de classe, verdadeiros anátemas ditos anticomunistas, os quais, conforme se vê, ainda continuam latentes em sua memoria política, permeada de latente e famigerado preconceito social.

    Tente sair da obtusidade e da vala comum do anticomunismo cego e doentio, quem sabe refletir um pouco sobre o fim da guerra fria, não tenha algum resultado prático….!!!

    Nesse contesto, respeitosamente lhes indico visitar o nordestino estado do Maranhão, atualmente governado por Ex-juiz Federal FLÁVIO DINO (ESTE NÃO RASGAVA QAUNDO JUIZ FEDERAL, E, CONTINUA NÃO RASGANDO A CONSTITUIÇÃO FEDERAL, AO CONTRÁRIO DO “ADORADO” XERIFE TRAVESTIDO DE JUIZ, SR. E SERGIO PARANHOS FLEURY MORO) então constara´s que os comunistas (SE É QUE ELES AINDA EXISTEM), nada mais menos são comunitários,e, em sua grande maioria, governam exatamente para maioria, ao contrário dos neo libelóides tupiniquins, mui especialmente os da extrema direita, que é, exatamente o espectro político ao qual pertence vossa senhoria.

    Afinal, quem lutou ferozmente a favor do golpe de 2016, mais ainda votou e lutou bravamente para que o COISO CHAMADO BURRO NARO fosse eleito, se situaria em que condição/posição doutrinaria e política/ideológica…!!!???

    Um baraço

    FRANSUÊLDO VIEIRA DE ARAÚJO.
    OAB/RN. 7318.

  11. Naide Maria Rosado de Souza diz:

    Dr. Fransueldo. É inútil argumentar com o sr. Parece que se tranca num sarcófago e se impede de ouvir a voz alheia.
    Resumo: diga em quê a presença dos médicos cubanos melhorou o quadro de saúde dos brasileiros.
    Houve diminuição da mortalidade infantil?
    Da mortalidade materno infantil?
    Houve maior aplicação de vacinas?
    NÃO, Dr. Fransueldo, NÃO.
    Melhora nenhuma.
    É possível ter, no meio de muitos, alguns dedicados.
    A grande maioria, despreparada.
    Pare de me mandar para as ruas. Não sou parasita. Tenho vida útil e participativa.
    Queira me desmentir quanto ao fato de o governo cubano surrupiar o pagamento de seus profissionais. Vamos. Diga que isso não é verdade.

  12. farias diz:

    Inveja e frustração não se limpa nem com papel higiênic

Faça um Comentário

*


Current day month ye@r *

Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2024. Todos os Direitos Reservados.