• Cachaça San Valle - Topo - Nilton Baresi
quinta-feira - 15/04/2021 - 21:50h
Pesquisa Mensal

Setor de serviços do RN tem redução de 1,2% em fevereiro

O volume de serviços do Rio Grande do Norte recuou 1,2% em fevereiro na comparação com o mês anterior. Por outro lado, 18 unidades da federação tiveram resultado positivo, o que gerou um crescimento na média do Brasil (3,7%). Os resultados são da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), divulgada hoje (15) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).Serviços no mês de fevereiro, IBGE, pesquisaEssa diminuição do volume de serviços do RN, em fevereiro, está na mesma direção dos demais resultados da pesquisa. Na comparação de fevereiro de 2021 a fevereiro de 2020, o Rio Grande do Norte sofreu uma queda de 14,7%, a mais acentuada do Brasil ao lado da Bahia (14%).

No acumulado de janeiro a fevereiro de 2021, o Rio Grande do Norte e a Bahia também apresentam as maiores diminuições de volume: 13%. Nos últimos 12 meses, o RN acumula um encolhimento de 18,3% nos serviços, uma das maiores perdas do Brasil ao lado de mais seis estados do Nordeste: Alagoas (- 17,6%), Sergipe (- 16,2%), Bahia (- 16,2%), Ceará (- 15,3%), Piauí (- 14,7%) e Pernambuco (- 14,6%).

Vendas do varejo

O volume de vendas do comércio varejista do Rio Grande do Norte cresceu 1,8% em fevereiro na comparação com o mês anterior. A alta ocorreu depois de reduções nos meses de novembro e dezembro de 2020 e janeiro deste ano. Os dados são da Pesquisa Mensal do Comércio (PMC) do IBGE.

No Nordeste, Piauí (8,3%) e Pernambuco (3,2%) tiveram os maiores crescimentos no mês. Em seguida, o Rio Grande do Norte se posiciona no mesmo patamar de Sergipe (1,8%), Bahia (1,6%) e Maranhão (1,6%).

No Rio Grande do Norte, o volume de vendas do varejo ampliado cresceu 5,4% em fevereiro. O resultado é superior à média brasileira (4,1%). No Nordeste, a expansão só não foi maior do que as registradas no Piauí (9,5%) e em Pernambuco (7,7%). O varejo ampliado compreende o comércio varejista acrescido de material de construção e “veículos, motocicletas, partes e peças”.

Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo  TwitteAQUIInstagram AQUIFacebook AQUI e Youtube AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Economia

Comentários

  1. Inácio Augusto de Almeida diz:

    Governo anuncia aumento de 4,1% a partir de janeiro de 2022 no salário mínimo.
    Prefeitos reclamam e dizem que não há como pagar.
    Vereadores de Mossoró já aprovaram aumento de 33 34% nos seus salários a partir de janeiro de 2022.
    O prefeito não reclama.
    Por que Deus permite tanta desigualdade?

Faça um Comentário

*


Current day month ye@r *

Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2024. Todos os Direitos Reservados.