• Cachaça San Valle - Topo - Nilton Baresi
quarta-feira - 23/01/2019 - 21:24h
Cortes

“Sistema S” vive momentos de muita apreensão

É de muita apreensão o clima no “Sistema S” no Rio Grande do Norte.

A insegurança quanto ao futuro alcança de nomes graduados a servidores de carreira ou temporários, nas entidades que compõem essas organizações ligadas ao setor empresarial.

Assusta, a ideia do Governo Bolsonaro de podar recursos bilionários para essas organizações em todo o pais. “Passar a faca”, como chegou a declarar o ministro da Fazenda, Paulo Guedes.

Em 2018, segundo a Receita Federal, foram repassados R$ 17,08 bilhões às entidades. Em 2017, foram R$ 16,47 bilhões.Com quem conversamos, há temor quanto a demissões e cortes em programas e estruturas de entidades como Serviço Social da Indústria (SESI), Serviço Nacional de Aprendizagem Indústria (SENAI), Serviço Nacional do Comércio (SENAC) etc.

Dilma tentou, mas recuou

Em 2015, o ministro da Fazenda do Governo Dilma Rousseff (PT), Joaquim Levy, cogitou mudanças no volume de repasses, com supressão da ordem de 30%, mas pressões políticas o fizeram Dilma recuar.

* Sistema S é o nome pelo qual ficou convencionado de se chamar o conjunto de nove instituições de interesse de categorias profissionais, estabelecidas pela Constituição brasileira. O sistema S reúne entidades empresariais voltadas para o treinamento profissional, assistência social, consultoria, pesquisa e assistência técnica – serviços considerados de interesse público. Saiba mais clicando AQUI.

Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo  TwitteAQUIInstagram AQUIFacebook AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Administração Pública / Política

Comentários

  1. João Claudio diz:

    Há muita corrupção no sistema. Passar a faca não significa cortar o bom, e sim o lado podre dos ‘S’.

    Se existe alguém com medo da faca, é porque esse alguém é viciado na corrupção e não quer deixar o vício.

    Anote.

  2. Vitor diz:

    Faz todo o sentido o argumento colocado para defender essa medida: não caiu a dos sindicatos dos trabalhadores? por que não cair a das entidades dos patrões? Esses sistemas são feudos dirigidos por poucos há décadas. Servem para acomodar amigos do poder. O camarada influente que não conseguiu se encaixar no mercado encontra bons lugares nos Sebraes, Sescs, Sesis e Senats da vida. É possível desempenhar trabalho equivalente com menos dinheiro. Bastar acabar as mamatas que alimentam os amigos do poder.

  3. Marcos Pinto. diz:

    Naot assiste ao SISTEMA .”S” o direito de espernear, vez que endossou e cerrou fileiras para eleger esse incompetente e PSICÓTICO Presidente. “Matou” os brasileiros de vergonha diante o mundo no famoso encontro de Davos. Tinha 45 minutos para fazer o seu discurso, tendo usado só mirrados e estrambóticos seis minutos. São RIDÍCULOS o sistema S e seu patético presidente (Com p minúsculo mesmo!) da República. A incompetência e o ridículo não me representa. Assim penso, tenho dito e posto em prática.
    ARGH !.

  4. João Paulo diz:

    O Sistema é pouco transparente. As verbas compulsórias de arrecadação patronal se mantiveram, enquanto as dos sindicatos foram abolidas. O medo do corte orçamentário assusta aqueles que pregam menos Estado e impostos para os outros, mas querem benesses do Estado para si. É reconhecível o trabalho feito pelo Sistema na prestação de cursos e serviços, no entanto, tais serviços, sob alguns aspectos, são bastante questionáveis. O Sistema precisa passar por reformulações. É fácil para o empresariado querer reforma na Previdência, mas mudar um Sistema seu, isso já é outra história.

  5. antonio diz:

    O sistema “S” é fiscalizado por quem???

Faça um Comentário

*


Current day month ye@r *

Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2024. Todos os Direitos Reservados.