• Cachaça San Valle - Topo - Nilton Baresi
domingo - 19/07/2020 - 10:18h

Sobre escrever

Por Odemirton Filho

Há mais de 02 (dois) anos escrevo, semanalmente, para o Blog Carlos Santos, ou para o “Nosso Blog”, como carinhosamente chamamos.

Escolher um tema atual, conseguir prender a atenção dos leitores e se fazer entender não é tarefa fácil.

Discorrer sobre diversos assuntos em artigos e crônicas é desafiador. Os temas jurídicos, por exemplo, precisam ser repassados de forma clara, sem o “juridiquês” tão comum nos artigos sobre Direito.De nada adianta um texto incompreensível e extenso. Apesar do discernimento dos leitores, é preciso enxugar o artigo ou a crônica, fazendo-os simples.

Poucos conseguem conciliar objetividade e clareza nas ideias. Para isso é preciso tempo e prática.

Tenho a honra de dividir este espaço com François Silvestre, Honório de Medeiros e o editor deste Blog, Carlos Santos, que conseguem, com precisão, transmitir as suas mensagens.

Sem esquecer, é claro, dos meus professores do curso de Direito, Paulo Linhares e Marcos Araújo. Além dos artigos de Josivan Barbosa, das crônicas de Paulo Menezes e dos textos de colaboradores eventuais. Com todos, sem exceção, aprendo.

Entretanto, faz-me falta os escritos do estimado Inácio Augusto de Almeida que, por motivos pessoais, não escreve mais neste espaço. Recebi valorosos ensinamentos de sua parte, mostrando-me, principalmente, que a beleza do texto está na simplicidade. A ele um agradecimento especial.

Há, ainda, os inúmeros comentários que são importantes para amadurecer o entendimento sobre um determinado assunto, concordando ou não com o que escrevemos, pois, a divergência de ideias, de forma respeitosa, é sempre salutar. Existem aqueles comentaristas que qualificam o texto, como diz, de forma acertada, Honório de Medeiros.

Em um país que a intolerância e o ódio estão a fazer parte do cotidiano é preciso coragem para escrever e expor o que pensamos. Ainda bem que este Blog tem como linha editorial fazer Jornalismo com Opinião (não só do seu editor, mas de todos e qualquer um).

Porém, faltava agradecer a companhia e a paciência dos leitores. Não o fiz antes, mas o faço agora, acompanhado de um singelo pedido de desculpas por eventuais erros e desagrados.

Vamos em frente. Até a próxima, se Deus quiser.

Odemirton Filho é bacharel em Direito e oficial de Justiça

Compartilhe:
Categoria(s): Crônica

Comentários

  1. Honório de Medeiros diz:

    Obrigado, Odemirton. Muita gentileza sua, pelo que fico muito grato. Aproveito para parabeniza-lo pelas ponderações presentes no seu texto, vazadas em estilo claro e objetivo, se me permite dize-lo.

  2. rocha neto diz:

    Merece aplausos seus artigos semanais aqui neste espaço, gosto de ler e analisar suas colocações logicas, pois nao são expressas com comentários alongados, escreve o suficiente para nos deixar enriquecidos de conhecimentos sem ser recorrer à arrodeios para mostrar o óbvio. Os que se alongam geralmente entra num 8 e para sair dar trabalho!!!

  3. Marcos Ferreira de Sousa diz:

    Prezado Odemirton Filho, saudações. Só agora, após um dia um tanto sobressaltado, leio sua bela crônica com a merecida atenção e proveito. É uma mensagem, além da qualidade do seu redigir, que nós, praticantes da escrita, não podemos perder de vista: a clareza, a objetividade e a concisão necessárias ao texto com o qual almejamos “fisgar” os leitores. Concordo com você: “é preciso enxugar o artigo ou crônica, fazendo-os simples”. Especialmente num espaço em que o leitor não está disposto a gastar a vista com textos laudatórios. O leitor, assim como um sabonete Phebo debaixo de chuva, é algo escorregadio. Convém, portanto, não se alongar muito. Nem mesmo neste comentário sobre sua bem escrita e oportuna crônica. Parabéns!

  4. Q1naide maria rosado de souza diz:

    Prof.Odemirton. Aprecio demais ler suas Crônicas. São sempre elucidativas e acrescentam o nosso saber.
    Sr. Inácio faz muita falta mesmo. Quem sabe ele volta para reforçar o ” Nosso Blog” ?
    Parabéns, Prof.Odemirton, são ótimas as suas ponderações

Faça um Comentário

*


Current day month ye@r *

Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2024. Todos os Direitos Reservados.