• Cachaça San Valle - Topo - Nilton Baresi
domingo - 30/08/2015 - 06:40h
Saúde

Souza garante quase R$ 2 milhões para o Tarcísio Maia

Numa iniciativa inédita, o deputado estadual Manoel Cunha Neto (PHS), “Souza”, destinará todo o volume financeiro de suas emendas orçamentárias para um único fim e órgão de saúde. O montante de R$ 1,8 milhão será para o Hospital Regional Tarcísio Maia (HRTM) – ainda neste exercício.

Secretário recebeu Souza e agradeceu iniciativa única (Foto: divulgação)

Souza já fizera essa promessa ao próprio secretário estadual da Saúde Pública, Ricardo Lagreca, no dia 14 de abril, em audiência com ele na sede da secretaria, em Natal.

Nessa sexta-feira (28), comunicou-lhe oficialmente que tinha formalizado a decisão na Assembleia Legislativa.

Através de ofício à pasta do Planejamento do Governo do Estado, no dia 25 (terça-feira), o deputado cientificou que a “Assembleia Legislativa aprovou as emendas ao orçamento para o exercício corrente”.

Assim, o processo burocrático inicial está vencido. Principalmente, porque dependeu da vontade política do deputado, que aposta na regionalização da Saúde como saída para se atenuar a crise no setor.

Compromisso

“O deputado tem uma iniciativa muito importante para o Tarcísio Maia, Mossoró, região e todo o sistema público de Saúde”, destacou Lagreca. Segundo ele, haverá condições com essa decisão de Souza, deveremos atender a reforma de UTI, setor de Nutrição e Almoxarifado.” E completou: “Ficamos todos muitos felizes com o compromisso dele. Já tinha avisado que faria”.

O HRTM tem quase 30 anos de atividades, com abrangência e influência em regiões como Vale do Açu, Oeste, Salineira, parte do Sertão Central e até Vale do Jaguaribe (CE). Serve há mais de 60 municípios e a uma população estimada de 800 a 1 milhão de habitantes.

“Eu poderia distribuir esse montante em pequenos valores para diversos municípios, mas sem o alcance social imprescindível como este. O Tarcísio Maia precisa estar bem, para poder servir aos próprios municípios que diariamente enviam pacientes para ele, como última tábua de salvação”, justificou Souza.

Com informações da Assessoria do Deputado Souza.

Compartilhe:
Categoria(s): Política / Saúde

Comentários

  1. Julya diz:

    A matéria não estaria equivocada, visto que o deputado só pode indicar emendas ao Orçamento do ano seguinte? No caso, as emendas ainda liberadas esse no de 2015 são as que foram indicadas em 2014, quando o deputado ainda nao estava na Assembleia. Me tire essa dúvida, por favor.

    • Carlos Santos diz:

      NOTA DO BLOG РJ̼lia, bom dia.

      As emendas são resultado de remanejamento, sob autorização da AL.

      O remanejamento é comum, mas o incomum é a destinação para um único foco/órgão, caso do HRTM.

      Referem-se mesmo ao atual exercício.

      Abraços.

  2. naide maria rosado de souza diz:

    Muito bem, Deputado Souza. A abrangência do HRTM justifica o direcionamento. De fato, se houver divisão do montante, nenhum hospital terá estrutura que comporte o atendimento aos pacientes graves. Os municípios vizinhos continuariam procurando um HRTM sem recursos. Esses municípios precisam de ambulâncias equipadas para o transporte. Claro que o ideal seria um excelente atendimento hospitalar para todos os municípios. O Deputado Souza trouxe uma solução emergencial muito bem pensada.

  3. Marc diz:

    Rapaz, coloque uma opção melhor de compartilhamento nas suas notícias.

Faça um Comentário

*


Current day month ye@r *

Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2024. Todos os Direitos Reservados.