• Cachaça San Valle - Topo - Nilton Baresi
quinta-feira - 23/09/2021 - 18:26h
Freio

STF limita reeleição à mesa de assembleias legislativas e afeta RN

Do Migalhas e Canal BCS (Blog Carlos Santos)

Em plenário virtual, em voto liderado por Gilmar Mendes, os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) decidiram frear sucessivas eleições e reeleições de dirigentes de assembleias legislativas no país.Limite, limitação, barreira, faixa, política, sapatos, posição,(i) a eleição dos membros das Mesas das Assembleias Legislativas estaduais deve observar o limite de uma única reeleição ou recondução, limite cuja observância independe de os mandados consecutivos referirem-se à mesma legislatura;

(ii) a vedação à reeleição ou recondução aplica-se somente para o mesmo cargo da mesa diretora, não impedindo que membro da mesa anterior se mantenha no órgão de direção, desde que em cargo distinto; e

(iii) o limite de uma única reeleição ou recondução, acima veiculado, deve orientar a formação das Mesas das Assembleias Legislativas que foram eleitas após a publicação do acórdão da ADI 6.524, mantendo-se inalterados os atos anteriores.

As ações foram ajuizadas pela PGR contra artigos da Constituição dos Estados de ES, TO e SE que permitem a reeleição ilimitada para cargos na Mesa da Assembleia Legislativa, o que, segundo a Procuradoria, viola princípios da CF, como observância obrigatória, princípios republicanos e do pluralismo político.

No RN

A posição da corte acerta em cheio, por exemplo, a série presidencial do deputado Ezequiel Ferreira de Souza (PSDB), presidente da Assembleia Legislativa desde a legislatura passada, sequenciada nessa, mas que a partir dessa decisão, não poderá ser reiterada à próxima, com os eleitos em 2022.

Nessa manhã, nós já publicamos matéria antecipando costura política do deputado que pode resultar em projeto à Câmara Federal: Ezequiel trabalha candidatura à Câmara Federal em 2022.

Meticuloso, cartesiano, Ezequiel pode viabilizar com boa margem de segurança um salto como deputado federal.

Depois traremos mais bastidores.

Veja mais detalhes clicando AQUI.

Acompanhe o Canal BCS (Blog Carlos Santos) pelo TwitteAQUIInstagram AQUIFacebook AQUI e Youtube AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Política

Comentários

  1. Pedro Jales diz:

    Esperamos que a medida seja correlata, e aplique-se também às câmara municipais. Pois nessas células da federação os abusos são tão meticulosos, que quando se empossam numa legislatura já se articula a eleição da mesa diretora para a próxima. Um verdadeiro abuso!

Faça um Comentário

*


Current day month ye@r *

Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2024. Todos os Direitos Reservados.