• Cachaça San Valle - Topo - Nilton Baresi
terça-feira - 28/07/2015 - 19:50h
Disputa interna

Disputa eleitoral na Ufersa produz discussão paralela à greve

Apesar da greve dos professores e técnicos administrativos, às  turras com o Governo Federal, a Universidade Federal Rural do Semiárido (UFERSA) está em efervescência por outra questão. O pleito para escolha de reitor e vice, que só vai acontecer no próximo ano, mexe com os ânimos acadêmicos.

Matos e vice-reitor: distância (Foto: Eduardo Mendonça)

Hoje, pelo menos três nomes pairam como pretensos candidatos à Reitoria. A propósito, a discussão sobre a disputa não está acantonada apenas em conversas informais, mas ganha contornos de costura política primária. Daí a efervescência quase invisível.

Os nomes que aparecem como pré-candidatos são do atual reitor José de Arimatéa Matos, nome à reeleição; o atual vice-reitor e dissidente, professor Francisco Odolberto de Araújo, além da professora Ludimilla Carvalho Serafim de Oliveira, coordenadora do Departamento de Agrotecnologia e Ciências Sociais (DACS)

Um diferencial para o próximo pleito, que pode fazer toda a diferença no resultado final, é que haverá paridade no peso de votos de professores, estudantes e pessoal técnico. A decisão foi sacramentada no Conselho Universitário (CONSUNI), plasmando esse modelo de valoração do eleitor de forma equânime.

Fissão

A princípio, o reitor Arimatéa Matos dá sinais de desgastes e anemia político-eleitoral. Porém tem meios e tempo para reverter essa atmosfera negativa.

Corre por fora, o vice-reitor Francisco Odolberto, que rompeu com o magnífico no ano passado, a ponto de desocupar a sala destinada a seu cargo, no prédio-sede da Reitoria.

Ludimilla: nome em circulação (Foto: PMM)

Noutra facha, Ludimilla Carvalho fermenta sua pré-candidatura com uma tessitura de fora para dentro da instituição. Há pouco mais de um mês, diversos veículos automotivos passaram a circular na cidade de Mossoró com um adesivo emblemático: #É ela 2016.

Quem deduziu que fosse um teaser (chamada) para candidatura político-partidária, se enganou. Ludimilla “É Ela”.

A fissão do reitor e vice, termina abrindo margem ao surgimento de força alternativa à disputa. Ao mesmo tempo, fomenta um campo para composições fora do controle do reitor Arimatéa Matos.

Contudo é muito cedo para se esquadrinhar com segurança o que vai ocorrer adiante. Certo, é que a Ufersa deverá ter uma corrida eleitoral interna bastante renhida.

Quem viver, verá.

Veja mais notícias e notas em primeira mão em nosso TWITTER clicando AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Gerais

Faça um Comentário

*


Current day month ye@r *

Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2024. Todos os Direitos Reservados.