• Cachaça San Valle - Topo - Nilton Baresi
quarta-feira - 27/05/2009 - 11:04h

Sugestão para trânsito revela contribuição a Mossoró

No endereço anterior que eu editava (que ainda está no ar), o www.herzogcarlos.blogspot.com, apresentei uma avaliação do trânsito local – como leigo. Mas além da crítica, apresentei sugestões.

A ideia primordial foi de criação de terminais para desafogar o centro, aglutinando alternativos e táxis de outros municípios. Os benefícios são enormes.

Veja abaixo a íntegra do escrevi no dia 5 de janeiro de 2007 (há dois anos e cinco meses). Parece que estou sendo ouvido no Governo "Da Gente" (Deles).

Os caminhos do trânsito urbano

Vejo na imprensa escrita de Mossoró, que a prefeita Fafá Rosado (PFL) anuncia uma série de investimentos em reforma de praças. Quanto ao centro da cidade, por exemplo, há preocupação adicional de se oportunizar a abertura de mais vagas em estacionamento. Corretíssimo.

Mossoró conta com o registro de mais de 50 mil veículos para uma população estimada pelo IBGE superior a 229 mil pessoas. Só lojas de veículos novos e usados o total passa de 88, sem se falar em corretores autônomos etc. Já vivemos um intrincado trânsito urbano e a tendência é piorar rapidamente. Em se tratando de duas rodas, somos proporcionalmente a cidade onde mais circulam motos.

A providência que a prefeitura arranja, para minimizar a escassez de estacionamentos e melhorar o fluxo de veículos, na difícil convivência com pedestres, é na verdade um paliativo de pouca eficácia.

O que o governo municipal deve fazer, aqui vai uma sugestão racional e lógica, é disciplinar logo o fluxo de veículos alternativos, táxis etc de outros municípios. Todos acorrem para o centro e terminam causando um tumulto ainda maior. A partir desse fenômeno próprio de cidade-pólo, é que se institucionaliza o caos. Há situações até esdrúxulas, com táxis de outros municípios fazendo ‘corrida’ urbana, enquanto aguarda seus passageiros para retorno à cidade de origem.

A saída, que agregará outros serviços e dinamizará a economia – com distribuição de emprego e renda – é se criar um leque de terminais para esse contingente. Pelo menos quatro, fora do núcleo central.

Para se ter uma idéia de quanto são numerosos, somente de Açu partem diariamente mais de 80 carros de aluguel rumo a Mossoró. De Baraúna passam dos 30. Não faltam inclusive ônibus em lotação do Vale do Jagaribe no Ceará, Pau dos Ferros, Apodi, Caraúbas, Governador Dix-sept, Areia Branca e por aí vai.

Não posso precisar, mas é provável que mais de 400 a 500 carros alternativos, táxis e vans diariamente se amontoem no centro de Mossoró. Não incluo aí o entra-e-sai de ambulâncias, algo incontável.

Monitorados para que aportem em terminais fora desse axial, certamente vão oportunizar o surgimento de pólos comerciais nos bairros, ensejando o uso do moto-táxi e do táxi, além do próprio ônibus urbano, no trânsito interno. Os terminais se transformariam em verdadeiros shoppings populares, germinando mais e mais serviços, emprego e renda.

Ao mesmo tempo em que providências dessa ordem sejam tomadas, outras acessórias (como acabar com cavaletes de estacionamento privativo em frente de lojas) darão nova oxigenação ao centro. Só pracinhas bonitas e com algumas vagas para carros e motos, pouco acrescentarão.

Oferto esse esboço de projeto, que pode ser aprimorado com medidas satélites, assinalando que a crítica só é meritória, quando advém do propósito construtivo. Não é comum aqui, como pode ser lido, o puxa-saquismo patológico. Não tenho o hábito apenas de apontar imperfeições, mas me preocupo em oferecer idéias, caminhos e o próprio contraditório.

O jornalismo quando abre mãe da crítica, deixa de se comprometer com a sociedade da qual faz parte, para virar apenas “Assessoria de Incenso”. Mostra-se como “quarto do poder” e não a ficcional tese de que seria o “quarto poder”.

Veja essa postagem original AQUI.

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Categoria(s): Blog

Comentários

  1. Patrick diz:

    Não há solução para o trânsito de nenhuma cidade que não passe por um bom transporte coletivo e pelo respeito ao pedestre. Na Europa inteira, em Nova Iorque e Buenos Aires as principais ruas centrais estão sendo fechadas para pedestres. Hora, se as pessoas aceitam estacionar seus carros e irem a pé até uma loja no shopping, por que não fazer o mesmo no centro das cidades? Ou alguém estaciona o carro na porta de entrada das Americanas do Shopping?

  2. Sonali diz:

    Mossoró conta com uma frota de mais de 80 mil veículos, segundo as estatisticas do Detran-RN.

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