• Cachaça San Valle - Topo - Nilton Baresi
quinta-feira - 18/12/2014 - 08:01h
Senado

Suplicy se despede cobrando reflexão e correção de erros ao PT

Do Congresso em Foco

Em pronunciamento nesta quarta-feira (17), o senador Eduardo Suplicy (PT-SP) despediu-se do Senado, após exercer três mandatos consecutivos na Casa, num total de 24 anos. Em discurso emocionado, Suplicy disse que atuou sempre em defesa de um país mais justo, defendendo avanços na saúde e na educação, além de projetos como a Renda Básica da Cidadania.

Suplicy: despedida (Foto: Senado)

Suplicy aproveitou para dizer que o PT deve fazer uma reflexão profunda para conhecer melhor a razão das dificuldades enfrentadas pelo partido em São Paulo. Ele também cobrou medidas para “corrigir e não insistir nos tropeços que macularam a imagem” do partido, do qual é um dos fundadores.

O senador lembrou que, ao longo dos muitos anos de Casa, lutou pela implementação de instrumentos de política econômica e social que favorecessem o principio de justiça, com a distribuição de oportunidade a todos e a redução da pobreza.

Suplicy defendeu as melhorias sociais implementadas pelo governo nos últimos anos e relatou sua luta em favor de mais recursos para o Sistema Único de Saúde (SUS); da reforma agrária; e da implantação do Programa Renda Básica de Cidadania, um dos principais projetos de sua autoria, a ser adotado de forma gradual pelo governo até atingir toda a sociedade brasileira, a começar pelos mais pobres, de acordo com a Lei 10.835/2004.

Homenagens

Em apartes, diversos senadores saudaram Suplicy. Pedro Simon (PMDB-RS), que também deixa o Senado este ano, disse que Suplicy é uma unanimidade na vida pública, na dignidade, seriedade, integridade, firmeza e garra.

“É das pessoas mais corretas, mais sérias e mais puras que conheci. Suas ideias ficarão, foi o grande nome do PT, o primeiro e único”, afirmou.

Aécio Neves (PSDB-MG) manifestou respeito por Suplicy. Para ele, o representante de São Paulo foi um “homem vinculado a boas causas, generoso e determinado na realização de seus sonhos”. O senador pelo PSDB ressaltou que Suplicy termina seu mandato “com o mesmo vigor, determinação e gesto sempre juvenil, acreditando que é possível militar na política sem abrir mão de nossas convicções e princípios”.

“Faz bem à política brasileira, é um homem do diálogo, do bom convívio e pronto para o bom combate”, afirmou.

Jorge Viana (PT-AC) disse que Suplicy “honrou, honra e honrará sempre o Senado federal, o PT e a bancada do partido na Casa”. “É sinônimo da política que buscamos exercitar pela maneira ética, por princípios que impôs e que estão tão escassos na política brasileira. O Senado perde muito, o PT perde muito, a bancada perde muito mais com a sua ausência”, afirmou.

Randolfe Rodrigues (Psol-AP) disse que Suplicy é um homem que inspirou gerações ontem, hoje e no futuro, um homem de fato republicano. Por sua vez, Inácio Arruda (PCdoB-CE) destacou que Suplicy teve participação ativa em todas as comissões e debates sobre os mais diversos temas no Legislativo.

Veja matéria completa AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Política

Comentários

  1. Pedro Victor diz:

    Uma pena que São Paulo tenha substituído Suplicy por Serra… Uma pena…

  2. FRANSUÊLDO VIEIRA DE ARAÚJO diz:

    Caro Pedro Victor, o que fazer com a “profunda” e reflexiva qualidade do voto dos paulistanos….!!!???

    Não só deixou de reeleger Eduardo Matarazzo Suplicy, como, além de eleger o antibrasileiro José Serra Frankenstein, elegeu Coronel Telhada, sabidamente policial violento e de tendências genocidas, adepto da ROTA, famosa por exterminar pretos,pobres, prostitutas e homossexuais.

    São os mesmos, que falam, bradam e vociferam acerca da dita alternância de poder…esquecendo que estão afundando São Paulo há mais de 20 anos.

    Engraçando é que mesmo vilipendiado, golpeado e atraiçoado pela velha e golpista mídia diariamente desde que chegou ao poder institucional em nosso país, enquanto o Partido dos Trabalhadores, de maneira indiscutível melhorou todos os índices sociais e, por conseguinte a vida de todos os brasileiros.

    Os ditos paulistanos estão racionando água, pasme !!! Para não morrerem de sede…..!!!!

    Eita, brasilzão alienado!

    Um baraço ]

    FRANSUÊLDO VIEIRA DE ARAÚJO.
    OAB/RN. 7318.

  3. luis claudio diz:

    Esse é o PT.

  4. George Duarte diz:

    Um grande Político, um homem serio o senado perdeu com a não reeleição de Suplicy.

  5. Francy Granjeiro diz:

    Assistir um pouquinho e no outro lado na Cãmara estava muito deputados parabanizando o presidente da Câmara o deputado Henrique Alves pelo 44 anos na casa, que nao se conteve com lágrimas nos rosto…..rsrs
    Muitos que se vão e outros que virão.

Faça um Comentário

*


Current day month ye@r *

Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2024. Todos os Direitos Reservados.