• Cachaça San Valle - Topo - Nilton Baresi
sexta-feira - 17/04/2020 - 20:30h
Mossoró

Apesar do medo, servidores apontam precariedade da Saúde

Relatos a deputado Allyson Bezerra, vereadores Petras e Ozaniel mostram uma realidade sem disfarce

Três coisas não podem ser escondidas por muito tempo: o sol, a lua e a verdade“. Buda

O governo Rosalba Ciarlini (PP) segue insultando as evidências, desacatando os fatos e fazendo troça da verdade num momento delicado: a pandemia da Covid-19, que já ceifou 8 vidas em Mossoró. Duela contra uma retumbante realidade que afeta servidores da Saúde do município, que estão chegando ao seu limite de paciência.

Denúncias e queixas recorrentes de falta de condições mínimas de trabalho e de Equipamentos de Proteção Individual (EPI’s) em Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) e Unidades de Pronto-Atendimento UPA’s, por exemplo, são sempre rebatidas com fervor messiânico pela prefeita. Auxiliares e aliados escalados pelo governo e sua infantaria virtual completam a tática negacionista, atacando quem contraria a narrativa oficial.

Mas chega um momento em que fica difícil manter tudo reluzente e impecável, tamanha a dimensão do problema. Nessa quinta-feira (16), em visita que o deputado estadual Allyson Bezerra (Solidariedade) e os vereadores Ozaniel Mesquita (DEM) e Petras Vinícius (DEM) fizeram à UPA do Belo Horizonte – veja AQUI, vários servidores tomaram coragem e desabafaram.

A necessidade e o medo de contaminação e até da morte deram o tom dos testemunhos, num local que também vai abrigar o Hospital de Campanha da prefeitura até à próxima semana. Mais problemas e temores. “A gente quer o mínimo de condição para atender esses pacientes“, disse uma servidora.

Rosalba aposta na versão da politização do problema para desviar o foco do que é fundamental

A própria secretária da Saúde do município, Saudade Azevedo, que estava na UPA e acabou recepcionando os parlamentares, ouviu muito do que o governo nega diariamente. Ficou tão tatibitate que chegou a concordar com certas intervenções de vereadores e do deputado, o oposto da propaganda e do discurso oficiais.

Técnico de enfermagem há 23 anos na Prefeitura de Mossoró, lotado no Serviço de Atendimento Móvel de Emergência (SAMU), Ozaniel Mesquita complementou o retrato do que ocorre na saúde pública mossoroense em entrevista nesta sexta-feira (17) ao programa Cidade Aflita (Rádio Difusora de Mossoró) e Jornal da Tarde (Rádio Rural de Mossoró).

– “Tem servidor que passa 12 horas com uma única máscara [cirúrgica], quando o recomendado pelos órgãos de Saúde é o uso desse material por no máximo duas horas (…). A Prefeitura divulgou uma nota, afirmando que não estava faltando EPIs. Como sempre, nós mostramos a realidade e depois a Prefeitura divulga nota nos acusando de mentir. Nós estivemos lá [UPA] e ouvimos a queixa de servidores sobre a falta de EPIs”, – afirmou o vereador (veja AQUI).

Mas Rosalba e sua tropa de choque continuaram e seguem mantendo a versão em confronto com o realismo.

Poucas horas depois, Rosalba Ciarlini, ela mesma, postou em endereço pessoal na Internet, tudo que contraria os fatos, invertendo os papeis. Atribuiu aos políticos o que é manufaturado diariamente por ela e seu governo: tudo seria fake news de adversários.  E se esforçou para novamente aparecer como vítima de uma suposta trama politiqueira.

Mais tentativa de esclarecimento

Institucionalmente, a “Prefetura” (assim mesmo) publicou hoje também uma Nota de Esclarecimento em suas páginas ratificando que “não há falta de EPI’s na UPA do Belo Horizonte”, visitada dia passado pelo deputado Allyson Bezerra e vereadores Petras e Ozaniel.

"Prefetura" escreve errado para tentar provar que está certa (Reprodução)

Talvez o problema, para a municipalidade, esteja do outro lado da cidade.

Há poucos dias, na UPA do São Manoel, servidores fizeram uma “vaquinha” para compra de EPI’s (veja AQUI).

– “Nós que fazemos a equipe de enfermagem, da UPA São Manoel, resolvemos por conta própria comprar nossos EPI’s. Enquanto as autoridades não fazem nada por nós, tivemos que tirar do bolso” – desabafou o grupo de profissionais.

Entretanto para a prefeita e seu governo, é tudo fake news.

Método de agressão pessoal

Também é recente, denúncia e cobrança do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Mossoró (SINDISERPUM), por atendimento às necessidades do pessoal da saúde, as mesmas queixas que deputado e vereadores ouviram, sob testemunho de Saudade Azevedo.

Nos dois casos, a municipalidade soltou sua matilha contra quem noticiou os fatos. Procurou ocupar todos os espaços disponíveis na mídia tentando desconstruir quem lhes incomodava.

Enfim, repetiu o que faz agora como método sistemático.Em vez de atacar as informações, agride as pessoas.

Sindicato, justiça, parlamentares

Também é recente, despacho da juíza Adriana Santiago Bezerra, da 3ª Vara da Fazenda, pedindo explicações ao município sobre essa situação (veja AQUI).

Equipe comprou os próprios equipamentos, mas prefeita e sua tropa garantem que eles estão mentindo (Reprodução)

O próprio Sindiserpum provocou o judiciário.

No dia 5 de abril, a Prefeitura Municipal de Mossoró já tinha espalhado Nota Oficial garantindo que estaria sobrando EPI’s nas UPA’s e várias outras unidades de saúde que estão sob sua alçada.

“O que ouvimos lá, a secretária também ouviu e os vereadores. Não pressionamos ninguém. Apenas ouvimos, manifestando nosso interesse em ofertar nosso mandato a demandas da saúde ou qualquer outra em que pudermos ser úteis”, justifica Allyson Bezerra.

“Acho estranho essa falta de respeito com quem diverge, com quem pensa diferente, mas cumpre seu papel, como nós. Tudo é ofensivo, é agressivo, é mentira, se não agrada a eles. Isso está ficando feio e já está dando na vista. Precisam aprender a conviver com quem não faz parte da corte”, aconselha Petras.

Leia também: Cala-te para que ninguém lhe escute.

Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo  TwitteAQUIInstagram AQUIFacebook AQUIYoutube AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Política / Saúde

Comentários

  1. Rafael Pereira diz:

    É um absurdo o profissional não tem nem o básico para se trabalhar e a prefeita tem a cara de pau de mentir dessa forma.
    Cadê que ela para de pagar por tanta propaganda falsa e paga pelos EPIs??

  2. Francisco Joás diz:

    Essa Rosalba nao toma jeito. Desde 2016 que é maquiagem e mentiras pra cima e pra baixo eu mesmo acredito nos servidores totalmente, todo mundo, em mossoró, sabe que nao tem condições pra esse HEROIS trabalharem, e a prefeitura, nem aí! Esse video é um choc de realidade. Verdade nua e crua joga por terra aquela nota gigante da prefeitura falando que é mentira.

  3. Lucinha diz:

    ESTAMOS ENTREGUES A PRÓPRIA SORTE CARLOS SANTOS OBRIGADO POR PUBLICAR NÃO TEMOS CONDIÇÕES DE TRABALHO E REALIDADE É EXATAMENTE ESSA RELATADA PELA COLEGA NO VIDEO. TODO DIA CHEGO EM CASA TEMENDO ESTAR CONTAMINADA E TRANSMITIR PARA MINHA FAMILIA POIS NÃO TEMOS EQUIPAMENTOS DE PROTEÇÃO SUFICIENTE

  4. Anne Soares diz:

    Essa é a realidade de Mossoró! Uma covardia o que a Prefeitura faz. Ainda publica nota dizendo que não falta equipamento. Os servidores estão mentindo, senhora prefeita? Lamentável.

  5. José Aristides Siqueira diz:

    Estão todos de EPI , não vi nenhum sem. O que a mulher tá falando é um sentimento de toda a sociedade , mas estão todos com os equipamentos e máscaras pelo que estou vendo nas imagens ..

  6. Q1naide maria rosado de souza diz:

    O quadro da pandemia se alastra assustadoramente sem barreiras. Uma pancada no mundo. Que jamais interesses políticos, independentemente do cargo que ocupem, possam desprezar a vida de um povo! Que a verdade surja cristalina.
    Há, no texto, um vídeo com reclamações que não parecem forjadas. Acredito que a prefeita, médica, pode colocar tudo em pratos limpos.

  7. François Silvestre diz:

    “…Que não parecem forjadas”? Meu Deus!… Esses servidores merecem respeito. Não é que não parecem, não são. É a realidade nua e crua. Pratos limpos são os do povo faminto…

    • Carlos Santos diz:

      NOTA DO BLOG – Os garachués e jagunços cibernéticos não têm muita imaginação. São repetitivos no álibi grotesco que lhes dão como script e saem por aí replicando, sem perceberem o quão são ridículos e agem contra seus próprios interesses, as necessidades mínimas da manada. Não é caso de servidão voluntária, que nos falava La Boétie. É muito mais grave.

    • Q1naide maria rosado de souza diz:

      Corrigindo: que não são forjadas.

    • Q1naide maria rosado de souza diz:

      Veja, François Silvestre, corrigi meu erro. Eis porque gosto de estudar, sou dócil no reconhecimento de falhas. Em mim, as boas lições florescem. Desse modo, aprenderei até o último dos meus dias , aproveitando todas as sementes do bem.

      • François Silvestre diz:

        Claro, Naide. Fiz uma crítica procedente e vc reconheceu. Você sabe mais do que ninguém do apreço que lhe devoto. Outra coisa é opinião. Minhas amizades não pedem atestado de afinidades opinativas, só afinidade de bem querer e caráter. Coisa que vc esbanja.

  8. Q1naide maria rosado de souza diz:

    Que bacana!

Faça um Comentário

*


Current day month ye@r *

Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2024. Todos os Direitos Reservados.