• Cachaça San Valle - Topo - Nilton Baresi
domingo - 29/08/2010 - 10:51h

Transporte coletivo e desrespeito em massa


Caríssimo Carlos Santos,

Te agradeço antecipadamente, pela postagem a seguir:

Estou lhe pedindo que publique esta minha denuncia em função de não dar mais para conviver com a impunidade relacionada ao péssimo serviço prestado pelos transportes públicos de nossa cidade, sem que o poder publico municipal reaja a tanta falta de respeito deste setor  com o/a usuário/usuária – consumidor(a) –, deste serviço.

O consumidor destes serviços, já não suportam tanta falta de respeito consigo mesmo, que variam desde a falta de preparo dos motoristas, até as péssimas condições dos veículos utilizados para o transporte de vidas humanas.  O pior de tudo é a falta de conhecimento da população no que diz respeito aos direitos sociais.  Muitas vezes sendo desrespeitados(as) pelos condutores de veículos, e ainda tem alguns/algumas passageiros(as), que concordam com os absurdos praticados pelos profissionais do volante. 

Vou descrever alguns crimes praticados que já tive varias oportunidades de presenciar: 

1.º – Desrespeito ao idoso. Varias vezes os(as) nossos(as) idosos/idosas que já deram sua grande contribuição, são deixados(as) de forma proposital nas paradas, por terem pela forma da lei direito a gratuidade deste serviço.

2.º – Paradas, horários e itinerários não são respeitados, o motorista para onde bem quer, e as vezes vem com a desculpa que “não ouviu” o pedido de parada solicitado pelo(a) usuário(a).

3.º – A disputa entre uma empresa e outra (só existem duas) por passageiros(as), colocando em risco a vida dos(as) passageiros(as).

4.º – Falta de abrigos de passageiros(as), quando existem são inadequados, só para ter idéia, os(as) passageiros(as) que pegam o percurso centro – Nova Vida, e que moram no conjunto Liberdade II, neste mesmo sentido, poderiam ter parada próximo a Igreja Presbiteriana, mas não tendo, tem que se submeter ao risco de morte constante por ter que atravessar, as duas pistas da BR 304 saída para Natal. 

5.º – Um outro exemplo de desrespeito ao/a usuário(a), pode ser verificado no terminal existente na praça do conjunto Abolição IV.  Nunca os transportes de coletivos entram na praça (parada), sentido abolição IV – Centro, para apanhar os(as) passageiros(as), já presencie queda de pessoas (usuárias), ao tentarem adentrar ao ônibus, através da calçada da praça que chega a medir aproximadamente 1 metro de altura.  Isso por si só já daria uma boa indenização, tanto por danos físicos e morais ao usuário, quanto ao setor publico como a própria empresa.  Por que isso não acontece, e fica por isso mesmo?  Eu estou convencida que é por conta da falta do conhecimento, da população, de seus próprios direitos.

6.º – Não é mais concebível, conviver com tanto descaso com o ser humano em pleno séculos XXI.  Alguém tem que fazer alguma coisa.  Por isso venho através deste seu conceituado espaço de comunicação, fazer uma alerta a todos(as) os(as) seus(as) leitores e leitoras, que por ventura, assim como eu, sejam consumidores(as) deste tipo de serviço.  E em breve estaremos pedindo a intercessão das promotorias do(a) consumidor(a) e da cidadania, junto aos órgãos envolvidos. 

Atenciosamente.

Kleylenda Linhares – Webleitora e estudante concluinte do Curso de Serviço Social – UERN      

Compartilhe:
Categoria(s): Blog

Comentários

  1. Abrahão Valêncio diz:

    Cara amiga,

    Ei de convir com sua colocação, mais o que na verdade existe é uma falta de organização ao que se compete a concessão de vagas de taxi em Mossoro, o numero elevado de taxis nas ruas fazem com que os mesmo não encontrem alternativas para conseguir renda para pagar os seus “carrões”, a população por sua vez tem uma parcela de culpa por andar nesses taxiscoletivos, deixando assim totalmente inviével que qualquer empresa de onibus venha a se instalar e prestar um serviço coletivo com exelencia na cidade, o que vejo nos Abolições por exemplo é uma “Vergonha”, nos horários de pico vejo a cada dia que passa insidentes que a qualquer dia desse se tornarao acidentes de verdade com a disputa por pasageiros dos taxis.

  2. Álamo diz:

    Assim como eu lembro o problema de falta de água, por semanas, no ano passado em pleno governo Wilma, lembrarei dessa questão na eleição de 2012.

    É um absurdo a falta de compromisso e iniciativa política, pra dar solução à uma questão simples pra uma Mossoró que se projeta para ser a metrópole do futuro.

  3. itamar de sousa diz:

    caro jornalista CARLOS SANTOS
    iniciar o domingo,com esta cronica do hélio pellegrino,nos deixa extasiados e felizes.
    más caro jornalista,voltando ao sofrer diario,de quem mora numa cidade,governada por pessoas inconpetentes,que nao sabe o que é codigo de postura,e por conta disso ,lemos um relato de uma moça,webleitora,srta KLEYLENDA SOARES,NOS DIZENDO DA SUA PREOCUPAÇAO COM OS IDOSOS E DEFICIENTES,nos dando uma liçao de cidadania,demostrando que a sua escolha por SERVIÇO SOCIALfoi acertadissima,..jovem amiga,meu nome é ITAMAR DE SOUSA ,há mais de 15 anos que eu estou deficiente fisico,tenho espondilite anquilosante,doença que me tolhe os movimentos das pernas,o que eu já passei nessa cidade,por falta de medidas inclusiva da prefeitura de MOSSORO,só deus sabe,basta dizer que,há 15 anos eu nao ando de onibus,pois os onibus de MOSSORÓ,nao sao adaptados,nem para eu que ando com minhas ppernas ,mas os batentes sao muito altos ,avalie para os cadeirantes,entao minha jovem parabens pela bela liçao que nos dá, é só nos resta pedir,para a prefeita fáfá rosado dem,que olhe mais por seus municípes,bote esses assessores,tao bem pagos ,para trabalharem.
    b domingo ,amigo jornalista,saudaçoes herzoguianas

  4. karly Robson de Sousa Pereira diz:

    Uso constantemente o transporte coletivo de Mossoró,e de fato,é terrivel a prestação desse serviço à comunidade.Além dos problemas elencados pela a webleitora,não podemos deixar de observar outros tipos de desrespeitos.Motoristas falando ao celular enquanto conduzem os ônibus;propaganda enganosa em relação dois carros que possuem arcondicionados,e no entanto,desligam a central de ar e mandam os passageiros abrirem as janelas,nos obrigando a sentir um calor insuportável.Não chamo o serviço de transportes público,pois se assim o fosse,andariam ricos e pobres.É um transporte para pobres mesmo,e como tal,não existe nem um respeito com os usuários.Sucatas ambulantes que não condizem com a cidade que segundo a revista Veja, tem potencial de metrópole.Lamentável!!!!

  5. Sonali diz:

    O transporte público urbano de Mossoró é deficiente, precário, insuficiente, desorganizado, sujo, velho é um VEXAME para os habitantes desta cidade, esse, ao meu ver é, ao lado da nossa rodoviária e aeroporto os term^metros que desmentem essa idéia falsa que se vende de cidade desnvolvida. Mossoró está um caos e preciza- se que a prefeitura trabalhe com técnicos e não com um bando de analfabetos funcionais.

    O setor viário e de trânsito também é um caos, o fluxo é lento, os amarelinhos não veem os motoristas fazendo manobras absurdas ao volante, aliás os mesmos cometem esses erros.

    Se a prefeitura não fizer valer as leis do plano diretor, viário, de obras , posturas, nossa cidade será sempre asim atrazada e com cara sítio.

  6. WILLIAM PEREIRA diz:

    Tenho 51 anos de idade e faz exatamente 51 anos de idade que o transporte publico de Mossoró é assim e faz mais de 50 anos que os Rosados administram Mossoró, quer mais ou tem alguma esperança disso mudar…E a Rosa poderá esta chegando ao poder Estadual para perpertuar esse tipo de involução metropolitana levando todos os Rosados para lá, quer mais…Segurança, habitação, saúde, educação, agricultura só existe na propganda eleitoral onde tudo é perfeito, parece o paraíso na terra…

  7. Américo Bento diz:

    Concorde plenamente com as colocações e críticas realizadas pela Webleitora deste blog. O transporte de público de Mossoró é um caos, basta alguem passar um dia na Capital pra notar o quanto Mossoró fica pra trás no quesito transporte público. Lá, há várias empresas de ônibus; oferta de transporte há cada 10 minutos, as vezes até em menos tempo; as paradas são fixas, não permitindo a parada em pontos que não sejam os já fixados, assim o transito fica bem mais organizado. A população da cidade, principalmente dos abolições tem se servido bastante do transporte realizado pelos táxis-coletivos, no entanto isso acontece porque a oferta de ônibus é insuficiente e não quem goste de ficar, na maioria das vezes, mais de meia hora numa parada de ônibus “pegando fogo”. Enfim, o problema é geral, o que requer alguma atitute por parte do poder público municipal, que age com total desrespeito aos cidadãos mossoroenses.

Faça um Comentário

*


Current day month ye@r *

Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2024. Todos os Direitos Reservados.