• Cachaça San Valle - Topo - Nilton Baresi
sexta-feira - 28/01/2011 - 11:11h

Tricotomização do Rio Mossoró pode ter sido “anulada”

Toda vez que se configura um período de chuvas mais intensas, autoridades vão a público mostrar solidariedade às vítimas em áreas alagadas e anunciam medidas para evitar a repetição do flagelo.

Raros são os projetos consistentes, como a tricotomização do rio Mossoró, implantada em uma das gestões do saudoso ex-prefeito Dix-huit Rosado, após as enchentes de 1985. A construção de braços segundários do rio, à época, diminuiu o impacto das enchentes no centro de Mossoró, e em bairros como Alto da Conceição, Centro e Ilha de Santa Luzia.

Mas, na prática, medidas preventivas semelhantes estão distantes de ocorrer. Ao contrário, pela ação ou omissão, é possível que o efeito escoador proporcionado pela tricotomização do rio de Mossoró já tenha sido quase “anulado”.

Após 25 anos da realização da obra, o rio Mossoró sofreu assoreamento e não recebeu dos órgãos públicos qualquer serviço de dragagem. As margens do rio e de seus canais foram em parte aterradas, terraplanadas e espaços que serviam para drenar as águas deram lugar a hotéis, lojas de revenda de automóveis, depósitos de materiais de construção, residenciais e outros empreendimentos.

Milhões de metros cúbicos de aterro ocuparam o “lugar” das águas e se constituíram em base para tais realizações. Num caso ou noutro, houve embargo temporário dessas obras, depois executadas sem quaisquer problemas para seus proprietários

Do Blog Paulo Martins AQUI.

Nota do Blog – Do ponto de vista técnico, sou um leigo no assunto. Mas creio que estejas certo, Paulo Martins.

Sob a ótica política, entendo que Dix-huit foi o último prefeito a pensar Mossoró para o futuro, para o século XXI, como gostava de proclamar.

Compartilhe:
Categoria(s): Fred Mercury

Comentários

  1. MARCOS PINTO - Da AAPOL, ICOP, IHGRN e do IANTT. diz:

    Não precisa ser técnico nem doutor em meio ambiente para observar que a então prefeita Rosalba Rosado foi a maior destruidora do rio Apodi-Mossoró, quando permitiu que construíssem inúmeros imóveis comerciais na margem do rio, sentido Rádio Difusora-Centro. Pergunta que não quer calar: Como o terreno pertence à União, à quem foi pago para que fosse dado a permissão para CONSTRUÇÃO destes imóveis ? À PMM? AO IBAMA? AO IDEMA? Só o MP pode resolver!

  2. NILDO SILVA diz:

    Meu caro Carlos Santos, a tricotomização do rio Mossoró/Apodí, se deu antes das enchentes de 1985. Se a obra não existisse, os bairros Ilha de Santa Luzia, Centro , Barrocas e Pereiros, provavelmente teriam sido destruídos pela quantidade de água que desceu.Hoje o rio precisa de limpeza e retirada de terra do seu leito para que a água possa escoar normalmente. É preciso ser feito o desasoreamento. do nosso rio, isso já ajudaria e muito.

  3. Paulo Martins diz:

    Caro Carlos. Penso que já havia o segundo braço do rio antes de 1985 (dicotomização). Quem vivia em Mossoró lembra que naquele ano as enchentes do rio inundaram o centro da cidade, rua Jerônimo Rosado, por exemplo, e áreas vizinhas. A partir de então a prefeitura realizou, em parceria com o Denocs, a construção do terceiro braço do rio. Um abraço e obrigado.

Faça um Comentário

*


Current day month ye@r *

Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2024. Todos os Direitos Reservados.