• Cachaça San Valle - Topo - Nilton Baresi
sexta-feira - 15/06/2018 - 19:36h
Falecimento

Uern perde o professor José Romero Araújo Cardoso

A Universidade do Estado do RN (UERN) perdeu um de seus mais importantes quadros docentes. Faleceu nesta sexta-feira (15), o Professor Mestre José Romero Araújo Cardoso.

A Uern emitiu nota relativa a essa perda. Leia abaixo:

É com pesar que,  por meio dessa nota, informamos à comunidade uerniana o falecimento do Professor Mestre José Romero Araújo Cardoso, no dia de hoje, 15 de junho de 2018.

Romero: estudioso do sertão (Foto: Cariri Cangaço)

José Romero faleceu aos 48 anos, às 18h50, vítima de complicações cardiorrespiratórias.

Natural de Pombal (PB), nascido em 28 de setembro de 1969, era geógrafo, especialista em Geografia e Gestão Territorial e em Organização de Arquivos e Mestre em Desenvolvimento e Meio Ambiente.

Professor do Departamento de Geografia da Uern, escreveu diversos livros, dentre os quais “Nas Veredas da Terra do Sol” e “Notas para a História do Nordeste”.

Membro do Instituto Cultural do Oeste Potiguar (ICOP), da Sociedade Brasileira de Estudos do Cangaço (SBEC) e da Associação dos Escritores Mossoroenses (ASCRIM), dedicava-se a estudos sobre a região Nordeste, cultura regional e cangaço.

O Departamento de Geografia da Uern externa suas mais sinceras condolências à família e amigos por esta inestimável perda.

Prof. Fábio Ricardo Silva Beserra – Chefe do Departamento de Geografia – Campus Mossoró – UERN.

Nota do Blog Carlos Santos – Grande lacuna. Um homem dedicado, identificado com o sertão, que teve vários textos publicados nesta página (veja o mais recente AQUI).

Que descanse em paz.

P.S (01h02) – Velório acontece no Centro de Velório Sempre, proximidades do Tiro de Guerra. O sepultamento acontecerá às 16h desse sábado (16), no Cemitério Novo de Mossoró.

Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo Twitter clicando AQUI e o Instagram clicando AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Educação

Comentários

  1. François Silvestre diz:

    Tão útil e tão jovem. Aos seus e à UERN meus sentimentos de tristeza e votos de conforto.

  2. Rocha Neto diz:

    Uma figura que se vai deixando a geografia humana mais empobrecida. Que Deus o receba na sua bem-aventurança dos justos.

  3. George diz:

    Verdade grande perda, ainda guardo um CD que o mesmo me deu sobre uma pesquisa que ele estava fazendo sobre o rio Mossoró, Apodi.

  4. Naide Maria Rosado de Souza diz:

    Muito triste essa notícia. Jovem, ainda nos beneficiaria por longo tempo com a inteligência de seu trabalho.
    Lamento e choro. Que Nosso Senhor conforte sua família.

  5. Ari Magno diz:

    Um autêntico sertanejo,meus sentimentos a todos os familiares.

  6. jb diz:

    Fui aluno do Professor Romero em duas disciplinas, além de autêntico sertaneja era um admirador da obra de Josué de Castro. Lembro-me que depois de apresentar a ementa da disciplina indagou: – Digam-me para que serve a geografia? Alguém respondeu: – Para se conhecer o território, o relevo… – Também, respondeu o professor, MAS lembrem-se que “Geografia, a Isso Serve, em Primeiro Lugar, para Fazer a Guerra” Yves Lacoste – geógrafo e geopolítico francês. A geografia humana de Mossoró ficou – literalmente – mais POBRE.

  7. FRANSUÊLDO VIEIRA DE ARAÚJO diz:

    O professor me lembra uma palestra/debate sobre o preconceito social, mormente tendo como pano de fundo a questão racial em nosso país, na sobredita palestra/debate, em determinado contexto, respeitosamente pedi uma fala, a qual me foi facultada, para discordar de um dos seus posicionamentos, porém, reconheço na figura do professor Romero um guerreiro que deixou uma história carregada de luta e de simbolismo por um mundo mais livre, humanista e igualitário.

    A brava e operante atuação dele como professor e pesquisador bem demonstram sua importância na livre docência da UERN., e no cenário do ensino, da pesquisa, da cultura e da educação no Rio Grande do Norte.

    Um baraço

    FRANSUÊLDO VIEIRA DE ARAÚJO.
    OAB/RN. 7318.

Faça um Comentário

*


Current day month ye@r *

Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2024. Todos os Direitos Reservados.