• Cachaça San Valle - Topo - Nilton Baresi
quinta-feira - 27/12/2018 - 08:28h
Cisternas

Um bem multifamiliar no semiárido

Percorri mais de 1.100 quilômetros nos últimos dias no Rio Grande do Norte. Em boa parte, os caminhos foram pelo sertão, cruzando dezenas de municípios.

Da região Central ao Médio Oeste; Alto Oeste também.

Cisternas são um bem multifamiliar no mundo campesino

O verde dá sinal de vida, de renovação, de esperança. As primeiras chuvas animam o homem do campo; o povo urbano espia o céu à espera do toró.

Como em outras jornadas, não me fugiu à observação a imagem de dezenas ou centenas de cisternas à beira de estradas e em comunidades rurais. Elas são um bem comum, solidário, patrimônio multifamiliar.

O Programa de Cisternas do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) na era Dilma Rousseff (PT) chegou a instalar cerca de um milhão desses equipamentos na região Nordeste.

No RN, cerca de 70 municípios foram alcançados pelo benefício, sendo de enorme importância para a convivência com a longa estiagem de cerca de 7 anos.

O resultado de água na torneira, nesse torrão, não pode ser medido pela gente da cidade, que desconhece as peculiaridades da sobrevivência campesina no semiárido.

Conversamos, ouvimos relatos e testemunhamos que é possível ser eficiente com ideias simples. Á luta contra a seca não é inglória. Pode ser eficiente e satisfatória com um mínimo de vontade política.

Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo  TwitteAQUIInstagram AQUIFacebook AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Artigo

Comentários

  1. FRANSUELDO VIEIRA DE ARAÚJO diz:

    Olhe olhe se a governança BURRO NARIANA (SE A MESMA OCORRER À LONGO PRAZO) não mandar destruir todas as cisternas dos sertanejos nordestinos, em nome do ante petismo….!!!

    Um baraço

    FRANSUÊLDO VIEIRA DE ARAÚJO.
    OAB/RN. 7318.

  2. Naide Maria Rosado de Souza diz:

    Há alguma esperança nesse investimento que considero campeão. E mais, Israel vem nos visitar. Que deixe as marcas de sua vinda!

Faça um Comentário

*


Current day month ye@r *

Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2024. Todos os Direitos Reservados.