• Cachaça San Valle - Topo - Nilton Baresi
domingo - 22/11/2020 - 06:34h

Um grito contra a destruição

Por Paulo Menezes

Há no organograma da administração municipal uma secretaria que cuida do Meio Ambiente e que me faz lembrar de um problema que se agrava a cada dia que passa. Refiro-me a devastação de nossa mata nativa tão ameaçada de extinção nos dias atuais, onde o homem destrói a natureza de forma cruel pelo imediatismo do lucro fácil, esquecendo que caminha para sua própria destruição. Assim é que árvores como imburanas, catingueiras, aroeiras, pereiros, juazeiros, antes abundantes na região, passam a ser raridades na paisagem sertaneja.

Juazeiro é uma árvore tradicional do sertão nordestino, com grande importância ao homem e animais (Foto: reprodução)

Com o desaparecimento da mata nativa da caatinga nordestina, sucumbirão com ela também nossas abelhas indígenas sem ferrão, dentre elas a Jandaíra, a rainha do sertão,  considerada como sendo o mais útil dos insetos, nos fornecendo  mel,  própolis e o pólen tão importantes em nossas vidas, apresentando duas características de uso, servindo como alimento e remédio. Ocorre que a nidificação das abelhas indígenas sem ferrão se dá predominantemente nas árvores imburanas e catingueiras ainda existentes no nosso ecossistema.

Estes insetos sociáveis são encontrados em todas as regiões do planeta terra, sendo a sua preservação de grande importância pelo que ela representa na evolução eterna da natureza no que se relaciona com o que o filósofo norueguês Arne Naess definiu na década de 1970 como a “ecologia profunda” – cuja influência é hoje cada vez maior – e expressa a percepção prática de que o homem é parte inseparável, física, psicológica e espiritualmente, do ambiente em que vive.

Para Arne Naess,  a expressão ecologia profunda se opõe ao que ele chama de “ecologia superficial” – isto é, a visão convencional segundo a qual o meio ambiente deve ser preservado apenas por causa de sua importância para o ser humano. O homem coloca-se como o centro do mundo e quer preservar os rios, o oceano, a fauna, a flora porque são instrumentos do seu próprio bem-estar. Quando olha para o meio ambiente com esta preocupação, o homem só enxerga os seus próprios interesses, já que inconscientemente, se considera a coisa mais importante que há no universo.

A criação da abelha nativa tem que ser considerada uma atividade para o desenvolvimento sustentado porque inclui restauração ambiental através da preservação e plantio de árvores que servem de locais para nidificação, além do importante papel que elas desenvolvem na polinização da mata nativa, pois algumas plantas só conseguem se reproduzir com a intervenção deste inseto, devido sua adaptação durante milhões de anos.

A professora Vera Lúcia Imperatriz Fonseca, do Instituto de Biociências da  Universidade de São Paulo – USP,  lançou uma ideia para darmos o primeiro passo a fim de solucionar o problema. Seria criar um grupo de artistas da terra que prepararia uma peça teatral para falar da importância de plantar árvores de nossa flora, trabalhando com roteiristas para fazer disso uma diversão educativa.

Assim, o grupo se apresentaria em escolas, nas praças e na zona rural.

Paralelamente ao evento, a Secretaria Municipal de Infraestrutura, Meio Ambiente, Urbanismo e Serviços Urbanos, destinaria no programa de arborização da cidade um percentual  para o plantio com árvores de nossa mata nativa, erradicando o danoso NEEM, que inclusive tem o  princípio ativo de um cupinicida (se mata cupim mata abelha), e substitui-lo por árvores acima relacionadas. Com essa assertiva, a cidade ficaria com o clima mais ameno, sua paisagem mais diversificada, verde, bonita e a natureza  mais agradecida.

Seria uma grande contribuição para a preservação de árvores e abelhas, despertando com certeza uma maior conscientização em nosso povo no resguardo do meio ambiente.

Afinal o saudoso Monsenhor Huberto Bruening em seu grito contra a destruição já dizia:

– “O homem está destruindo as derradeiras casas – imburanas e catingueiras – que ainda restam no sertão. Nada escapa à sanha dos carvoeiros, caçadores de mel, caçadores de “madeira” etc. Até o raríssimo cumaru é cortado e serrado em fatias – sem cerne ainda – para fabricar caixas. E a Imburana é desfiada para cepilho…Nossas abelhas estão fadadas à extinção, mais cedo do que se pensa. Sem casa para morar quem é que trabalha? Se ao menos cuidassem os homens, de replantar, reflorestar… ou ainda se parassem de destruir. A terra mesmo se reveste, recupera e recobre.”

Paulo Menezes é meliponicultor

Compartilhe:
Categoria(s): Artigo

Comentários

  1. Odemirton Filho diz:

    Excelente abordagem, Paulo. São fundamentais ações sustentáveis em relação ao meio ambiente.
    Abraços.

  2. ANTÔNIO VIANA DE SOUSA diz:

    Excelente reflexão sobre a matança de nosso lindo bioma – A caatinga. Que essa leitura traga mudanças nas mentes destruidoras de plantas e animais silvestres de nossa flora e fauna. Parabéns pelo artigo!

  3. FRANSUÊLDO VIEIRA DE ARAÚJO diz:

    Oportuno e fecundo artigo da lavra do Professor Paulo Menezes, realmente urge uma tomada de consciência e decisão de parte dos governos municipal e estadual e da sociedade em geral, no tocante às questões vinculadas à preservação da natureza em todos os seus aspectos ambientais, mormente quando vislumbramos claramente que de parte do governo federal, só se ouve falar em passar a boiada da desregulamentação, e, consequentemente aprofundar o desvario das queimadas, do latifúndio criminoso, da mineração criminosa e irresponsável, em fim a destruição lato sensu de todo e qualquer plano que minimamente veja a natureza como patrimônio secular da humanidade.

    Um baraço
    FRANSUÊLDO VIEIRA DE ARAÚJO.
    OAB/RN. 7318.

Faça um Comentário

*


Current day month ye@r *

Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2024. Todos os Direitos Reservados.