• Cachaça San Valle - Topo - Nilton Baresi
domingo - 18/03/2018 - 04:20h

Um Novo Projeto Estadual de Desenvolvimento para o RN

Por Gutemberg Dias

Ao escrever esse artigo, vejo o calendário eleitoral e constato que faltam exatamente cinco meses para o inicio do processo eleitoral que elegerá um novo governador para o estado do Rio Grande Norte, assim, como dois senadores, oito deputados federais e 24 deputados estaduais.

Outra constatação que tenho é em relação a falta de um debate sobre um projeto para recolocar o nosso tão sofrido Rio Grande do Norte no rumo do desenvolvimento. Não vejo nenhum dos pré-candidatos, principalmente, ao governo do estado, apresentando um plano de trabalho que possa ser assimilado pelo eleitorado.

Sei que muitos dirão que ainda estão elaborando o Plano de Governo, mas isso não é desculpa para que em suas falas não apresentem um plano mínimo de como pretendem guiar o estado nesse mar revoltoso que estamos jogados.

Não tenho pretensão de ser candidato ao executivo nessas eleições. Porém me obrigo, em meio a falta de vozes que tragam alguma luz a esse debate, a apresentar alguns caminhos que considero importantes e que merecem ser apresentados a sociedade.

Destaco essas ideias estão sendo formuladas no âmbito do partido que milito, ou seja, o PCdoB, e defendida por estudiosos do Rio Grande do Norte como o professor Wellington Duarte, economista e chefe do departamento de Economia da Universidade Federal do RN (UFRN).

É hora de pensarmos um Novo Projeto Estadual de Desenvolvimento para o Rio Grande do Norte. O ultimo grande projeto que foi feito para esse estado aconteceu no governo de Cortez Pereira (1971 – 1975) que planejou os rumos do estado pautado em ações encadeadas. Vale destacar que foi nesse governo que o estado teve o projeto da Fábrica de Barrilha aprovado e infelizmente nunca finalizado.

Então o que é esse Novo Projeto Estadual de Desenvolvimento? Na nossa concepção é um Plano de Ação robusto que trará o desdobramento de ações focadas em grandes eixos temáticos (economia, cultura, inovação tecnológica etc) que juntos levem a um objetivo comum que é a retomada do desenvolvimento econômico do estado e, consequentemente, a garantia de condições humanas melhores para o povo que aqui vive.

Cito algumas das ações, com foco no desenvolvimento, que defendemos no projeto:

1.     Definir um Planejamento Estratégico de Desenvolvimento de curto, médio e longo prazo. Vale destacar que esse planejamento deve englobar decisões de uma política econômica recuperadora, de criação de um mínimo de mercado interno e fortalecimento das empresas locais;

2.     Construir uma base industrial voltada para a produção de maior valor agregado;

3.     Construir uma base de instituições e regras que criem um sistema avançado de inovação tecnológica permanente;

4.     Avaliar a Dívida Pública estadual para que se possa estabelecer uma meta de financiamento da produção, dando ritmo ao crescimento;

5.     Estabelecer uma relação mais próxima com o sistema financeiro estatal, para buscar fontes auxiliares para criar formas de financiamento para a implantação mais eficiente de uma política de desenvolvimento local;

6.     Utilizar as riquezas minerais com inteligência e que criem receitas para o governo estadual, a serem revertidas em políticas industriais que promovam a formação de postos de trabalho;

7.     Atrair o capital estrangeiro com intuito de contribuir para o desenvolvimento local, desde que direcionado para o investimento e o financiamento de projetos produtivos de interesses do RN.

Essas ações, certamente, precisam entrar na pauta de debate dos pré-candidatos ao governo do Rio Grande do Norte. Não trazer essa discussão nesse momento de pré-campanha à sociedade é incorrer em omissão político-eleitoral.

O povo desse estado não está procurando um salvador da pátria. Ele procura alguém que possa fazer um diálogo franco e aberto sobre os problemas que o estado vem passando e apontar caminhos que possam melhorar as condições gerais a curto, médio e longo prazo.

Por isso, cobro de todos os pré-candidatos e, também, dos demais partidos que apresentem ao conjunto da sociedade um programa mínimo de propostas que possa indicar os rumos da próxima gestão estadual para que a disputa eleitoral possa ser travada no campo das ideias.

Nós, dentro do nosso tamanho, estamos fazendo o dever de casa.

Gutemberg Dias é graduado em geografia, professor da UERN, ex-candidato a prefeito de Mossoró e empresário

Compartilhe:
Categoria(s): Artigo

Faça um Comentário

*


Current day month ye@r *

Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2024. Todos os Direitos Reservados.