• Cachaça San Valle - Topo - Nilton Baresi
domingo - 30/09/2018 - 07:12h

Universidade e transformação social

Por Pedro Fernandes Ribeiro Neto

No percurso da história, o desenvolvimento do pensamento científico e o fortalecimento da capacidade crítica aos sistemas de governo possuem ligação direta com o surgimento das universidades. É no interior delas que a ciência vai ser fomentada e transformada em instrumento de desenvolvimento social e econômico. Mais que uma instituição fechada em seus muros, as universidades ganham corpo ao abrirem-se à sociedade, democratizando o acesso ao saber científico e atuando na solução de problemas junto às populações.

Em cinco décadas de história, completadas no último dia 28 de setembro, a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte tem cumprido sua missão, atuando como polo de desenvolvimento e, principalmente, de cidadania, em todo o estado. Sua forte atuação nos cursos de licenciatura é responsável até hoje pela formação da maioria dos professores que constroem a educação básica do Rio Grande do Norte.

Difícil encontrar alguma sala de aula sem um educador formado pela universidade. Mais ainda, uma instituição forte em nosso estado que não tenha a presença de ex-alunos dela em seus quadros. No interior potiguar, é o diploma conferido pela Uern o símbolo de orgulho de muitas famílias que veem a primeira geração concluir um curso superior.

Presente com seis campi em municípios potiguares – Mossoró, Natal, Pau dos Ferros, Assu, Patu e Caicó -, mas com capilaridade em quase todo o Estado, a Uern tem consolidado seu trabalho na transformação social na vida dos potiguares, através do ensino, e na última década tem apostado também no fortalecimento do seu campo de pesquisa, visando maior inserção na produção científica do Rio Grande do Norte.

Com mais de 80% de mestres e doutores em seu quadro docente, a maioria com regime de trabalho de Dedicação Exclusiva, a universidade promoveu importante avanço na criação de programas de pós-graduação, partindo de três mestrados, em 2008, e chegando a 21 mestrados e 04 doutorados, já no próximo ano.

Desenvolvimento científico e inovação que chegam às salas de aula da rede básica por meio de projetos de pesquisa conduzidos por docentes junto aos estudantes, numa formação de futuros pesquisadores e cientistas. A aposta neste campo parte do princípio de que não há transformação social sem fomento e democratização do conhecimento. Por isso a urgência de um pacto pela ciência e inovação entre governos, universidades e setores produtivos.

Mais que o atendimento ao tripé ensino-pesquisa-extensão, a Uern tem ampliado, nestes cinquentas anos, sua participação na sociedade, reafirmando seu compromisso social, na condição de patrimônio vivo da população norte-riograndense.

No ano em que também comemoramos o recredenciamento junto ao Conselho Estadual de Educação, e o reconhecimento dos cursos de graduação, reverenciamos o passado de nossa história, apostando num futuro de crescimento. Aposta que passa, essencialmente, pela autonomia financeira da instituição, mecanismo imprescindível ao melhor funcionamento administrativo-financeiro de toda a universidade.

Na última semana, encerramos mais uma edição do festival de teatro da universidade, o Festuern. O festival é um dos maiores realizados no Estado, e ao longo dos anos, assumiu papel de destaque na difusão da cultura como mecanismo pedagógico de melhoria do ensino e instrumento de formação cidadã.

Estudantes da rede básica sobem ao palco mostrando talento e uma leitura de mundo que muitas vezes temos esquecido de entender. Ali, nos mostram que um futuro melhor é possível, e ele só se constrói por um caminho: o da educação.

Pedro Fernandes Ribeiro Neto é professor-doutor e reitor da Universidade do Estado do RN (UERN)

Compartilhe:
Categoria(s): Artigo

Comentários

  1. Naide Maria Rosado de Souza diz:

    Parabéns, professor-doutor e reitor da UERN, patrimônio de nosso estado, formador de inteligência e capacidade.
    Orgulho de nosso povo, graduando tantos, pela primeira vez, alunos em família que, antes jamais conseguiriam essa glória.
    Vem, a UERN, nos enriquecendo e, cada vez mais, ampliando seu alcance de forma generosa e eficiente.
    Que lhe seja dada a importância necessária e nos curvemos todos diante da magnitude da instituição, com certeza, nosso resgate, pelo meio infalível e correto da Educação.
    Parabéns, Reitor Pedro Fernandes. Salve!

  2. “NETINHO MAGNATA” diz:

    Maravilhaaaaaaaa!!!!!!
    Que máquina de transformação é a nossa “UERN”. Infelizmente sou um, de tantos, que nunca passou por ela (UERN), pois quando pequeno, por necessidades financeiras, diante de tantas dificuldades, tive que escolher entre estudar e trabalhar, optando assim pelo trabalho. Aprendi tantas coisas pelo mundo em que vivemos, mas o sonho do acesso à está brilhante instituição de ensino continua no meu coração, desde pequenino.
    Defendo a “UERN”!
    É está máquina de transformação, que faz com o quê, milhares de vidas humanas chegue ao infinito da inteligência.
    Que os envolvidos nesta causa, do ASG ao REITOR, sejam eternizados pelo divino. É com a ajuda esforçada de todos vocês, que o nosso estado e município vive bem melhor.
    Parabéns grandes guerreiros do ensino da “UERN”.
    Sejam felizes.

Faça um Comentário

*


Current day month ye@r *

Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2024. Todos os Direitos Reservados.