sexta-feira - 03/05/2019 - 23:40h
Impacto

Universidade sofre bloqueio que compromete várias áreas


A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) informa que nessa quinta-feira (2) houve um bloqueio orçamentário no sistema eletrônico de gestão financeira de parte dos recursos a ela destinados para o ano de 2019, na ordem de 60 milhões de reais.

Os dados do Sistema Integrado de Administração Financeira do Governo Federal (SIAFI), indicam, dessa forma, um bloqueio na ordem de 30% nas ações destinadas à manutenção/custeio da Universidade e nas ações de investimentos, dentre as quais o fomento às ações de graduação, pós-graduação e pesquisa e à capacitação de servidores.

Além disso, já haviam sido realizados bloqueios de todas as emendas parlamentares autorizadas na Lei Orçamentária Anual. Entretanto, não foram objeto de bloqueio o orçamento destinado à assistência estudantil, despesas com pessoal e recursos de arrecadação própria.

Impacto expressivo

Ainda assim, considerando as restrições orçamentárias já impostas às IFES nos últimos anos, este bloqueio da ordem de 30% informado agora no início do quinto mês do ano, se transformado em corte, terá um impacto expressivo no funcionamento da instituição.

Com 116 cursos de graduação e cerca de 40.000 alunos matriculados, oferecendo também 94 programas de pós-graduação, os quais contemplam aproximadamente 5.500 estudantes em todas as áreas do conhecimento, a Universidade mantém uma ampla rede de equipamentos para oferta de serviços públicos, dentre os quais três hospitais universitários, museus, núcleo de educação infantil, parque poliesportivo e capacitação de professores na educação básica.

Recentemente, a Universidade alcançou a liderança na Região Nordeste na concessão de cartas-patentes, o que atesta seu compromisso com a pesquisa, inovação, empreendedorismo e aproximação com o setor produtivo.

IF

No sistema Instituto Federal do RN (IFRN), a drenagem passa dos R$ 26 milhões este ano.

Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo  TwitteAQUIInstagram AQUIFacebook AQUIYoutube AQUI.

Categoria(s): Administração Pública / Educação

Comentários

  1. Naide Maria Rosado de Souza diz:

    Isso não vai prosseguir . Me recuso a acreditar!

  2. FRANSUELDO VIEIRA DE ARAÚJO diz:

    Para quem não sabe, BRASIL, Último país da America latina a fundar uma Universidade…!!!

    Mesmo porque, em tempos antanhos, a nossa maviosa e dita Elite, enviava seus bruguelos/filhos adolescentes em direção à zooropra, para lá serem, supostamente educados.

    Então, assim o faziam e assim ocorria, sob a maviosa interpretação da mais estúpida, reacionária e escravocrata elite Sul americana de todos os tempos, de que os 90% restantes não mereciam ter em sua estrutura curricular de cidadão, nem o ensino básico, nem mesmo serem alfabetizados, quanto mais, imaginarem-se entrando em uma Universidade/Faculdade de ensino dito Superior….!!!

    Os Burro Narianos e as Burras narianas, vejam só, se recusam acreditar….!!!

    Interessante, por acaso, esqueceram da lorota chamada combate à corrupção, com Deus, pela família e pela propriedade, versão século XXI…!!!???

    Claro está, as medidas que começam a ser implementadas pela equipe de despreparados e obtusos nazifascistas comandados pela CAVALGADURA MOR. SR. JAIR MESSIAS BOLSONARO, não esqueçamos, sob a TUTELA DOS MILITARES ENTREGUISTAS, tem um só objetivo, fazer valer o lobby do que denominam ensino à distancia, “COINCIDENTEMENTE”" de propriedade de PAULO GUEDES O PRIMATA, juntamente com seus amigos seguidores da construção da tragédia nacional….!!!

    Agora vai, mesmo porque o Mestrado bíblico com ênfase em Direito e Medicina sai rapidinho, para vanglorio dos Olavetes, Pentecostais Idade Média, dentre outros grupos de celerados que apoiam incondicionalmente a desconstrução continuada do pouco de ensino superior, ainda existente em nosso país.

    O fato é que, a parir do desgoverno BURRO NARINAO, todo e qualquer açougue de esquina, com certeza poderá se transformar em rendosa universidade privada….!!!

    Quando por ventura, os questionamos, incontinente os BURRO NARIANOS, respondem…ORA VOCÊS QUEREM COBRAR LOGO, APENAS COM QUATRO MESES DE GOVERNO…!!!

    Nesse contexto, respeitosamente e tão somente, apenas uma breve indagação…IMAGINEM A TERRA ARRASADA, OS DESTROÇOS DOS RESTOS DO PAÍS CHAMADO BRASIL E A CARNIFICINA APÓS QUATRO ANOS NO COMPASSO DO DESGOVERNO NAZIFASCISTA BURRO NARIANO….!!!???

    Um baraço

    FRANSUÊLDO VIEIRA DE ARAÚJO.
    OAB/RN. 7318.

  3. Ana diz:

    Espero que depois as instituições mostrem quais os serviços que pararam para que a sociedade avalie se realmente eram serviços essenciais para o ensino.

  4. Inácio Rodrigues diz:

    Mas isso não importa. O importante é que o Petê, que criou 18 universidades e 360 IFs, saiu do poder!

  5. FRANCISCO diz:

    PARA Q SERVEM AS ARQUIBANCADAS DO CAMPO DE FUTEBOL DA UFERSA À NOITE ? POR FAVOR ALGUEM RESPONDA ?????? NINGUÉM RESPONDE ????????????????????????????????????????????????????

Faça um Comentário

*


Current day month ye@r *

Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011. Todos os Direitos Reservados.