• Cachaça San Valle - Topo - Nilton Baresi
domingo - 25/01/2015 - 14:24h

Universo infinito, planeta pequenino

Por François Silvestre

Quando é que vamos admitir uma verdade escancarada sobre o tamanho da Terra?

O Universo onde está implicado, posto e encolhido o nosso planeta é infinito. Muito mais distante do que grandioso. Tão exuberantemente sem medida e sem adjetivação, que todas as palavras disponíveis em todos os idiomas são insuficientes para qualificá-lo.

Nem os gênios da física ou astronomia conseguiram desvendar todas as suas dimensões. Leis físicas que vez ou outra são superadas ou complementadas por teorias novas e novas descobertas.

A Terra, não. Pequenina e desvendada, seus mistérios há muito tempo habitam os anais do passado. Mesmo que muitos desses gênios referidos tenham sido perseguidos ou mortos por desmistificarem dogmas e enunciados.

Enunciados e dogmas que se prestavam ao poder temporal, profano ou religioso, cujo serviço da ignorância sempre foi de vassalagem fiel. Nada assusta mais o poder tirano do que o esclarecimento. A luz afugenta fantasmas e tiranias.

A Terra já foi plana e fixa. Dizer diferente era uma heresia, punível com a morte. Só era plana e fixa na limitação mental da ignorância. Sempre girou sobre si mesma, solta no espaço, pela mágica natural da gravitação. E Newton descobriu que essa magia se dava na razão direta do produto das massas e na relação inversa do quadrado das distâncias.

A Terra é pequenina, belíssima, hospitaleira e limitada. E nós, os pré-humanos, não temos outro lugar para morar. Não temos para onde ir.

Ainda não há migração cósmica. Nem sei se um dia haverá. Certamente que neste milênio não será. Portanto, ou compreendemos a obrigação de zelar por nossa moradia, ou seremos despejados pela ordem judicial da nossa própria estupidez. Não há uma terceira via.

A natureza tem dado sinais claríssimos de que somos os inquilinos mais estúpidos de quantos já alugaram essa pequena mansão. Nem as baratas se equivalem.

Degelo, secas onde nunca houve nem estiagem, furacões em áreas novas, terremotos, maremotos, queda de raios, enchentes, desertificações, tudo isso sempre existiu; porém, entretanto mas porém, nunca com a intensidade de agora e em tantos lugares diferentes. E tão monotonamente repetido.

Será que não dá pra perceber que estamos antecipando em alguns milhões de anos a vida da Terra? Ou melhor, a vida na Terra?

As agressões ao meio ambiente, no mundo todo, sob a desculpa de um desenvolvimento discutível, tem sido de uma intensidade alarmante.

Sem falar nas agressões menores, da burrice nativa de nossa pobre gente ignorante, que se junta ao conjunto da estultice mor. Com a extinção de espécies animais e vegetais.

A terra devastada da ficção começa a ser uma imagem pífia da devastação que promovemos na realidade.

mais.

François Silvestre é escritor

Compartilhe:
Categoria(s): Artigo

Comentários

  1. João Claudio diz:

    A Terra é bela. Pena que uma raça chamada petralha habita no hemisfério sul desde 2003. A Besta Barbuda, líder mor da raça peçonhenta, aperfeiçoou um vírus chamado “corrupção”. A partir dai, o Brasil tornou-se um inferno.

    É bem verdade que Nostradamus já tinha anunciado em suas profecias, que uma Besta Barbuda desembarcaria no hemisfério sul. Ninguém imaginava que o desembarque aconteceria no Brasil, e que a tal Besta Barbuda seria “O mentiroso”, e futuro e único chefe dos petralha$.

    O povo não acreditou no profeta, e deu no que deu.

    Axepôco.

  2. Inácio Augusto de Almeida diz:

    “Sem falar nas agressões menores, da burrice nativa de nossa pobre gente ignorante, que se junta ao conjunto da estultice mor. Com a extinção de espécies animais e vegetais.”
    A seca no Nordeste tem se intensificado nos últimos anos por conta de um desmatamento irracional que levará toda região a uma desertificação.
    Antes, muito antes da vida na terra se acabar a vida no Nordeste será extinta.
    Quem viaja pelo Norte do Ceará vê centenas de carvoarias funcionando. As padarias de TODAS as pequenas cidades funcionam queimando lenha que são transportadas em pelna luz do dia nas estradas que a Polícia Rodoviária do Ceará diz fiscalizar. Cargas de lenhas arrumadas esperando o transporte chegar são vistas a cada 10 quilômetros.
    Agora com o aumento da energia é que o consumo de lenha e carvão aumentarão.
    Qual a padaria que deixará de utilizar lenha no aquecimento dos seus fornos?
    Para completar o quadro dantesco, rios sendo usados como esgotos.
    Sobre este assunto, qualquer comentário é dispensável. Até porque, para se constatar a veracidade desta minha afirmação, basta ficar em cima de qualquer ponte dentro de Mossoró e olhar para o rio que anda morosamente e nem mais consegue ganhar da flor um beijo, já que nenhuma flor irá se curvar para beijar uma água cheia de dejetos.
    Falam em mais 500 anos para a vida na terra.
    Creio em mais tempo por saber que a dor ensina a gemer.
    Mas a vida em muitas cidades do Nordeste deixará de existir em menos de 200 anos.
    Se muito.
    Um abraço e parabéns pelo excelente e oportuno artigo.
    /////
    QUANDO SERÃO JULGADOS OS RCURSOS SAL GROSSO?
    SAL GROSSO PRESCREVE EM 2019?
    VÃO DEIXAR SAL GROSSO PRESCREVER?

Faça um Comentário

*


Current day month ye@r *

Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2024. Todos os Direitos Reservados.