• Cachaça San Valle - Topo - Nilton Baresi
domingo - 01/09/2019 - 11:50h

Vamos esverdear este mês???!!! Vamos, sim!!!

Por Thiago Fernando de Queiroz

Acaba de adentrar mais um mês, mas, esse mês não é um mês comum, pois, ele traz consigo as marcas de lutas e conquistas de pessoas que hoje no estado do Rio Grande do Norte, somam-se mais de 27,8% de sua população. Essas pessoas por muitas vezes foram excluídas e segregadas da sociedade, e, com muitas batalhas, conseguiram se integrar na sociedade, porém, o que elas buscam de fato, é a inclusão.As pessoas com deficiência foram por diversas vezes tidas como sujeitos incapazes, até mesmo de exprimirem suas vontades e atuarem em igualdade de oportunidades como as demais pessoas. Mediante a toda essa luta, várias pessoas com deficiência criaram grupos, associações e fóruns para discutiram as temáticas do direito a inclusão.

Na década de 80 do século passado, mobilizaram-se para a garantias de seus direitos, influenciando até mesmo os constituintes a abordarem os direitos das pessoas com deficiência na Constituição Federal.

A luta das pessoas com deficiência no estado do Rio Grande do Norte perpassa pelas diversas entidades formadas para garantir os direitos das pessoas com deficiência, entre elas, podem ser citadas as seguintes instituições: Associação dos Deficientes Físicos do Rio Grande do Norte – ADEFERN; Associação de Orientação aos Deficientes – ADOTE; Associação de Pais, Amigos e Pessoas com Deficiência, de Funcionários do Banco do Brasil e da Comunidade – APABB; Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais – APAE; Associação dos Surdos de Natal – ASNAT; Sociedade Amigos do Deficiente Físico – SADEF; Sociedade Dos Cegos Do Rio Grande Do Norte – SOCERN; Grupo AMO VIVER; Associação dos Deficientes Visuais de Mossoró – ADVIMOS; Associação dos Surdos de Mossoró – ASMO; Associação de Pais e Amigos dos Autistas de Mossoró e Região – AMOR; Associação Macro Amor De Mossoró – AMAM; Associação das Pessoas com Deficiência de Apodi – APDA; Fórum de Mulheres com Deficiência de Mossoró e Região – FMDMR; e, entre outras entidades aqui não citadas.

A força de todos esses grupos, associação e fóruns de pessoas com deficiência do estado do Rio Grande do Norte, o mês de setembro foi definido como o mês de luta da pessoa com deficiência, ao ponto, que mediante Lei Estadual nº 10.214, de 17/07/2017, incluiu no calendário oficial do Estado do Rio Grande do Norte o “Setembro Verde” para marcar o mês da inclusão, quando se comemora o Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência.

O Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência é comemorado no dia 21 de setembro, e, neste mesmo dia, é comemorado o “Dia da Árvore”. Talvez não seja em vão a cor verde em alusão ao mês de luta da pessoa com deficiência. E, é bem provável que a similaridade das datas não seja uma plena coincidência, pois, como a árvore embeleza o meio ambiente e proporciona o oxigênio para o mundo, as pessoas com deficiência trazem consigo o ápice da superação de barreiras e da garra para viver, mesmo em um mundo que procuram destruir ao que lhe proporciona respirar o dom da vida.

Assim, esse mês começa com todas as entidades de pessoas com deficiência lutando pelas garantias de seus direitos e se preparando para os eventos a serem realizados nesse mês. Além do mais, esse ano será especial, pois, o Deputado Allyson Bezerra (SD) proporcionará uma Audiência Pública no dia 11 deste mês, na Assembleia Legislativa, para tratar da importância de ser criado um Estatuto da Pessoa com Deficiência do Estado do Rio Grande do Norte, onde será abordado que a construção desse documento deve-se pautar nos aspectos da Convenção Internacional Sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, com a temática “Nada sobre nós, sem nós”.

Também haverá na Assembleia Legislativa uma Sessão Solene em alusão ao Dia Nacional do Surdo proposta pelo Deputado Kelps Lima (SD), onde ele irá homenagear pessoas que mais atuaram na garantia dos direitos dos surdos do estado. Com certeza será um evento marcante.

O mês de setembro promete, tudo irá esverdear, as cores da esperança vão brotar, e, as pessoas com deficiência de todo o estado irão se engajar, para que os direitos possam de fato se concretizar e a inclusão sim se possa alcançar.

Em próximos artigos abordarei sobre as lutas, dificuldades e conquistas das pessoas com deficiência do estado do Rio Grande do Norte. Assim, todos nós unidos, juntos somos mais fortes!!!

Thiago Fernando de Queiroz é aluno especial do Mestrado em Educação – UERN, Especializando em MBA em Gestão Pública – Faveni e graduando de Direito – UNP

Compartilhe:
Categoria(s): Artigo

Comentários

  1. Q1Naide Maria Rosado de Souza diz:

    Que Artigo Vida! Beleza de texto. Um lugar ao sol, a sombra de uma árvore e o amor de todos para os que apresentam alguma deficiência. Na verdade, somos todos iguais!

Faça um Comentário

*


Current day month ye@r *

Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2024. Todos os Direitos Reservados.