• Cachaça San Valle - Topo - Nilton Baresi
sábado - 07/11/2020 - 17:28h
Novembro Azul

Veja importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata

Eddio Dantas: prevenção (Foto: LMECC)

Denominado novembro azul, durante todo este mês são realizadas ações no intuito de conscientizar os homens para a prevenção e diagnóstico precoce do câncer de próstata, que é o segundo tipo de câncer mais comum entre eles, perdendo apenas para o câncer de pele não melanoma.

De acordo com dados do Registro Hospitalar de Câncer (RHC) da Liga Mossoroense de Estudos e Combate ao Câncer (LMECC), Mossoró registrou no ano de 2019 mais de 120 casos da doença. Esse número pode ser ainda maior, pois os dados ainda estão em fase de consolidação. Já para o Brasil, estimam-se que sejam registrados mais de 65 mil novos casos da neoplasia, neste ano de 2020.

“O câncer de próstata geralmente é uma doença silenciosa, então é necessário que os homens sempre realizem seus exames, mesmo sem sentir nenhum sintoma. Quando o paciente apresenta sintomas, geralmente a doença já está num estado mais avançado”, explica o médico urologista da Liga Mossoroense de Estudos e Combate ao Câncer (LMECC), Dr. Éddio Dantas.

O urologista recomenda que a prevenção deve ser feita a partir dos 45 anos em caso de homens que possuem histórico do câncer de próstata na família ou são da raça negra, fatores de risco para a doença. Se não possuem essas características, as visitas ao urologista devem acontecer anualmente a partir dos 50 anos, para que seja feito o exame de toque e de PSA, principais meios para detectar a doença precocemente.

* INSCREVA-SE em nosso canal no Youtube ( AQUI) para avançarmos projeto jornalístico.

Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo  TwitteAQUIInstagram AQUIFacebook AQUIYoutube AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Eleições 2020 / Política / Saúde

Comentários

  1. Inácio Augusto de Almeida diz:

    Não entendo no Novembro Azul não acontecer um mutirão de toque retal.

  2. Q1naide maria rosado de souza diz:

    Muito boa a informação da Liga.

Faça um Comentário

*


Current day month ye@r *

Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2024. Todos os Direitos Reservados.