• Cachaça San Valle - Topo - Nilton Baresi
sexta-feira - 26/04/2013 - 17:08h
Educação

Vereadores fazem inspeção em escolas e vêem problemas

Na manhã desta sexta-feira (26), o vereador Luiz Carlos (PT), presidente da comissão de educação da Câmara Municipal de Mossoró, empreendeu uma jornada de visitas a algumas escolas da rede pública de ensino do município. Tratou-se de uma inspeção, papel fiscalizador do legislador.

A Escola Celina Guimarães no bairro Barrocas foi visitada pela comitiva da qual fazia parte ainda os vereadores Genivan Vale (PR), Jório Nogueira (PSD) e Tomaz Neto (PDT).

Narleusa (diretora) da Celina Guimarães; Luiz Carlos, Genivan, Tomaz e Jório: inspeção Soares

Entre os objetivos das visitas às escolas estão: verificar se o programa “Mais Educação”, que é o carro-chefe da chamada educação em tempo integral na rede pública de ensino, está funcionando; observar as condições sanitárias e de segurança das unidades; verificar as condições da estrutura física das escolas; analisar a merenda escolar, entre outros.

O exemplo que mais surpreendeu os parlamentares que foi o da Escola Municipal Manoel Assis, no bairro Boa Vista.

Trata-se de uma escola premiada que conquistou em 2010, 2011 e 2012 o “Prêmio Gestão de Qualidade”, que tem merenda, tem servidores, tem uma ótima biblioteca, mas sofre com falta de estrutura e com a insegurança. Por lá, durante uma visita feita na quinta-feira (25), os vereadores viram que não existe nenhum banheiro destinados a centenas de crianças e jovens matriculadas.

O banheiro atual não tem assentos nas privadas, não tem caixas de descarga e as paredes estão quase destruídas com infiltrações.

Ministério Público

“A situação foi levada ao Ministério Público, porque a situação é grave e no ex-banheiro as paredes constantemente molhadas por causa das infiltrações podem causar choques elétricos”, diz Luiz Carlos (PT).

A Escola Municipal Manoel Assis não possui nenhum extintor de incêndio. Mas a comitiva percebeu que a biblioteca e as salas de aula funcionam com qualidade.

Porém, os vereadores ficaram preocupados com a Escola Municipal Francisco de Assis Batista, no Alto da Conceição.

Apesar de ser uma das unidades mais novas da rede pública do município, a escola não tem vigilante e os alunos e funcionários reclamam dos sustos aos quais são submetidos em várias ocasiões em função da presença de pessoas em circunstâncias suspeitas nas redondezas da escola.

A Escola Municipal Francisco de Assis Batista possui cerca de 346 alunos matriculados, incluindo aí os alunos da sua Unidade de Ensino Infantil. Nenhuma criança recebeu fardamento escolar do município. Elas, em geral, estão num prédio bem cuidado, mas a mobília peca pelo grande tempo de uso que já fez com que as mesinhas de madeira ficassem descascando podendo inclusive machucar alguma criança.

Gestão municipal

Nesta mesma escola, um muro lateral nunca foi reformado e ainda apresenta restos da construção anterior com azulejos soltando da parede, pontas de ferro tijolos à mostra. Aos pés do muro há restos de madeira e lixo acumulados, representando riscos para a comunidade escolar, já que, uma criança pode se machucar com pregos, farpas de madeira ou mesmo ser picada por bichos peçonhentos que, por ventura, possam utilizar o lixo como esconderijo.

“A escola mesmo sendo muito nova e bonita, não tem ainda o programa “Mais Educação”. Segundo os funcionários, isso só vai ocorrer no dia 13 de maio deste ano. “Os extintores estão irregulares, não vimos a quadra em bom estado de conservação. Vamos torcer que a gestão municipal resolva alguns problemas”, disse Luiz Carlos (PT).

Algo parecido com um vaso sanitário serve ao alunado na Escola Manoel Assis

A Escola Municipal Francisco de Assis Batista espera implantar aulas de dança, capoeira, flauta, matemática, letramento e informática para viabilizar a educação em tempo integral.

O 13 de maio também está sendo uma data bastante aguardada pelos alunos matriculados na Escola Municipal Celina Guimarães, no bairro Barrocas. Nesta data será aberto o programa “Mais Educação”.

Nas visitas do dia 25, feitas às Escolas Manoel Assis (Boa Vista) e Francisco Assis Batista (Alto da Conceição), a comitiva também contou com a presença do vereador Genilson Alves (PTN). Esse vereador não participou da visita realizada pela comitiva de vereadores à Escola Celina Guimarães, na sexta-feira (26). Foram recebidos pela diretora Narleusa Duarte Soares, que fez amplos esclarecimentos.

Audiência pública na Câmara de Vereadores, no dia 8 de maio, proposta por Luiz Carlos, vai esmiuççar essa e outras questões da educação municipal.

Com informações das Assessorias de Luiz Carlos Martins e Tomaz Neto.

Compartilhe:
Categoria(s): Educação

Comentários

  1. Inácio Augusto de Almeida diz:

    Vamos por etapa:
    “os vereadores viram que não existe nenhum banheiro destinados a centenas de crianças e jovens matriculadas.
    O banheiro atual não tem assentos nas privadas, não tem caixas de descarga e as paredes estão quase destruídas com infiltrações.”
    Isto na E. M. Manoel Assis.
    Sigamos em frente:
    “Nenhuma criança recebeu fardamento escolar do município.”
    Isto na Escola Municipal Francisco de Assis Batista.
    Eu pergunto:
    Em que escola municipal algum aluno este ano recebeu fardamento escolar?
    E a qualidade da merenda escolar?
    Não verificaram a qualidade da merenda escolar? Não quiseram provar o cuscuz com ovo ou a garapa apelidada de iogurte com duas bolachas? Às vezes, senhores vereadores, é servida uma rala canja de galinha.
    Meus parabéns pela visita feita.
    Finalmente os senhores despertaram para um problema que envergonha e humilha todos os mossorenses.
    É inadmissível numa cidade rica como Mossoró que a escola pública tenha descido a estes níveis.
    Sugiro que estas visitas prossigam.
    Aguardemos agora as declarações da Secretária de Educação.
    Que Deus nos abençoe.
    HOJE, DIA 26 DE ABRIL E O FARDAMENTO ESCOLAR AINDA NÃO FOI DISTRIBUÍDO EM MOSSORÓ.
    A PREFEITA DE MOSSORÓ GANHA MAIS DO QUE A GOVERNADORA DO MARANHÃO?

    No ano passado distribuíram duas blusas a título de fardamento escolar.
    Continuando:
    ” A Escola Municipal Francisco de Assis Batista espera implantar aulas de dança, capoeira, flauta, matemática, letramento e informática para viabilizar a educação em tempo integral.”
    Atentem para a capciosade da declaração: ESPERA IMPLANTAR.
    Esperando, senhores vereadores, morreu o Pedro Pedreiro do Chico Buarque.

    • Inácio Augusto de Almeida diz:

      ESPERA IMPLANTAR…
      O que mais falta acontecer na educação em Mossoró?
      Acorda Prefeita Cláudia Regina.
      Em 2014 termos eleições.
      E 2016 é logo ali.
      Que Deus nos abençoe.
      HOJE, DIA 26 DE ABRIL E O FARDAMENTO ESCOLAR AINDA NÃO FOI DISTRIBUÍDO EM MOSSORÓ.
      A PREFEITA DE MOSSORÓ GANHA MAIS DO QUE A GOVERNADORA DO MARANHÃO?

  2. leonardo diz:

    Com a palavra o sr Julierme Torres.

  3. fabio coelho diz:

    se voces quizerem ver mais descarso na educação de Mossoro,visite a unidade de educação infantil do papoco e vejam como ela funciona.observe o banheiro que as crianças usam,as salas de aula sem nenhuma ventilação,o deposito onde e guardada a merenda em pessima situação de higiene.

  4. Francy Granjeiro diz:

    A DIRETORA Escola Municipal Manoel Assis no bairro Boa Vista,que hoje nao sei se ainda é a tal da Geruza……se for é bestinha arrogante bajuladora mal humorada antipática briguenta

  5. Inácio Augusto de Almeida diz:

    Eis a prova de que MOSSORÓ está entre os municípios que não prestaram conta das verbas recebidas do Programa Nacional de Alimentação e Transporte Escolar:
    | Lista de Entidades que não prestaram contas | 11:45 | 22/04/2013 – PNATE 2012 57
    UF MUNICÍPIO PROGRAMA ANO DE EXERCÍCIO
    RN MOSSORO PNATE – FUNDAMENTAL 2012
    ///
    Extraído do blog Granja Hoje que publicou a relação de TODOS os municípios brasileiros que ainda não prestaram conta das verbas recebidas recebidas em 2012.
    “GRANJA É UM DOS MUNICÍPIOS QUE AINDA NÃO PRESTARAM CONTAS DO PNAE 2012.
    Publicado em 25 de abril de 2013 por granja hoje
    Conforme listagem produzida na última segunda-feira (22), apenas no caso da prestação de contas da alimentação escolar referente ao ano de 2012, Granja aparece entre os 3.665 municípios do País que não enviaram os dados referentes a prestação de contas do programa ao Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). O prazo para a prestação de contas dos programas de Alimentação Escolar (Pnae) termina na próxima terça-feira (30). As informações devem ser encaminhar para o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). O não envio de todos os dados até a data limite acarretará no bloqueio dos recursos, segundo o fundo. Confira a lista de entes federativos que ainda não enviaram os dados referentes a 2011 AQUI, e AQUI, a lista dos que não enviaram os dados do ano de 2012.”
    ////
    Por que a nossa imprensa não divulga um fato como este?
    Por que?
    Por que os vereadores não cobram a prestação destas contas dentro do prazo previsto?
    Por que?
    Prefeita Cláudia Regina, o prazo termina na próxima terça-feira, dia 30 de abril.
    A não prestação desta conta dentro do prazo previsto implicará na suspensão dos repasses para merenda escolar e transporte escolar.
    Aí, nem cuscuz com ovo os estudantes das escolas municipais terão.
    Em 2014 teremos eleições.
    E 2016 está bem ali.
    Que Deus nos abençoe.
    HOJE, DIA 26 DE ABRIL E O FARDAMENTO ESCOLAR AINDA NÃO FOI DISTRIBUÍDO EM MOSSORÓ.
    A PREFEITA DE MOSSORÓ GANHA MAIS DO QUE A GOVERNADORA DO MARANHÃO?

  6. vera diz:

    Em visita a escola Municipal Francisco de Assis Batista , os senhores vereadores percorreram toda a Escola, em momento nenhum eles ouviram alguém falar em IMPLANTAR o Mais Educação na Escola, o que eles ouviram foi que o programa RETORNARIA em 13 /05/ 2013 com as modalidades ; Letramento, Matemática, Capoeira, Flauta, Xadrez e Dança, esse programa acontece na escola deste 2009, mesmo com dificuldade como é a realidade de todo Brasil, acredito que houve um equivoco dos senhores vereadores e quando é relatado a questão da informatica é que as modalidades de Letramento e Matemática são realizada naquele espaço, muitas vezes utilizando aqueles equipamentos. Um abraço Vera do Pantanal ( Professora Comunitária e Presidente do Conselho Escolar) .

    • Inácio Augusto de Almeida diz:

      Realmente há uma diferença entre IMPLANTAR e RETORNAR.
      IMPLANTAR significar introduzir, enraizar.
      E no caso em questão, esta palavra usada como foi, dá a idéia de que o programa seria estabelecido a partir de certa data.
      RETORNAR significar voltar, trazer de volta.
      Acho que a emenda da Professora saiu pior do que o soneto.
      Se estão tentando retornar o programa é PORQUE ELE EXISTIU E AGORA NÃO MAIS EXISTE.
      Mas este não é o busílis da questão.
      Os vereadores declararam:
      “Nenhuma criança recebeu fardamento escolar do município.”
      Por que a Professora não respondeu a esta afirmação dos vereadores?
      Não respondeu porque não pode responder!
      Por que a Professora não respondeu a está outra declaração dos vereadores?
      “os vereadores viram que não existe nenhum banheiro destinado a centenas de crianças e jovens matriculadas.
      O banheiro atual não tem assentos nas privadas, não tem caixas de descarga e as paredes estão quase destruídas com infiltrações.”
      Não respondeu porque não pode responder!
      Agora eu pergunto:
      Uma escola da rede privada funcionaria nestas condições?
      Já sei que não vai responder.
      Não há como responder.
      O que chega a ser hilário nesta nota da Presidenta do Conselho Escolar é esta afirmação:
      “esse programa acontece na escola desde 2009, mesmo com dificuldade como é a realidade de todo Brasil,”
      Que dificuldade?
      Algum dia o governo da Presidenta Dilma deixou de fazer o repasse dos recursos destinados a estes programas?
      Algum dia sequer estes recursos foram repassados com atraso.
      Tentar tapar sol com peneira é inútil e pouco inteligente.
      Encerrando, pergunto à Presidente do Conselho Escolar se este ano ainda será distribuído o fardamento escolar?
      Que Deus nos abençoe.
      HOJE, DIA 27 DE ABRIL E O FARDAMENTO ESCOLAR AINDA NÃO FOI DISTRIBUÍDO EM MOSSORÓ.
      A PREFEITA DE MOSSORÓ GANHA MAIS DO QUE A GOVERNADORA DO MARANHÃO?

  7. RAIMUNDO NONATO SOBRINHO diz:

    Hoje tantos dias de abril e o fardamento escolar aiiiiiiiiinda não foi distribuido.
    A Prefeita de Mossoró ganha mais do que a governadora do Maranhão.
    Pela repetição destas duas frases não sei porque o nosso Secretário de Comunicação ainda não se manifestor.
    Será que ele também não quer que ninguêm saiba quanto ganha um Secretário do governo Todos por Mossoró.
    Transparência Prefeita.
    Será que esse é um assunto que não interressa aos nossos colunistas “Políticos”

    • Inácio Augusto de Almeida diz:

      Cinquentinha
      Pergunta, caro Cinquentinha, responde quem pode responder.
      Quem não pode fica calado.
      Deve ser muito difícil para um gestor não poder responder às perguntas que o povo faz.
      Deve ser muito triste ter que dar o silêncio como resposta porque ficar calado é tudo o que resta.
      José Américo de Almeida, de quem me tenho a honra de ser sobrinho, sempre dizia que uma coisa da qual ele se orgulhava era nunca ter deixado nenhuma crítica ou questionamento sem resposta.
      Naquele seu jeitão bem sertanejo dizia:
      – Respondi a tudo e a todos. Até porque nunca fiz nada escondido. E de nada eu tenho do que me envergonhar.
      Infelizmente nem todos podem falar assim.
      A alguns só resta o silêncio.
      O que equivale a baixar a cabeça.
      Que Deus nos proteja.
      HOJE, DIA 27 DE ABRIL E O FARDAMENTO ESCOLAR AINDA NÃO FOI DISTRIBUÍDO EM MOSSORÓ.
      A PREFEITA DE MOSSORÓ GANHA MAIS DO QUE A GOVERNADORA DO MARANHÃO?

  8. Luluca diz:

    Isto e realidade que vemos em quase todas as escolas municipais

  9. FRANSUELDO VIEIRA DE ARAÚJO diz:

    A capacidade política de um povo, está diretamente vinculada a forma como seus governantes lidam no trato com a educação Claro está, que no país de mossoró onde a MONARQUIA ROSADUS manda e desmanda a cerca de 80 (OITENTA) anos, educação de de qualidade é artigo de luxo e coisa prá pouquíssimos. Mesmo por que grande parte dos filhos da dita elite mossoroense, muitas vezes nem aqui na cidade de estudam.

    No caso, o que causa espanto de maneira nenhuma é o estado de abandono e de verdadeira calamidade com que normalmente são tratados os mais variados aspectios vinculados ao funcionamento da educação no país de mosoró, mas sim, o que realemnte me espanta é que gfianalmente a CAMÁRA DE VERAEADORS DO AP´SI DE MOSORÓ, fianlemtne deposi de décadas, decobriu que é dever de todos os edis, fiscalizar a qualidade da educação disponibilizada aos jovens mossoroenses, assim como o estado de conservação física, arquitetônica e funcional das escolas de nossa cidade.

    Note-se que há um bom tempo, tal fato não ocorria, e, muito provavelemtne desde que o Sr. LUIZ CARLOS MARTINS, não exercia a edilidade mososoroense.

    Com se vê , bastou que o eleitorado mossoroense toma-se algum tino, (Como diriam popularmente algum tento do ponto de vista político-eleitoral), prá que a nossa câmara passa-se -pelo menos em parte – a execer a sua verdadeira função que´e verdadeiraente fiscalizar a coisa pública e, sobretudo os atos do executivo municipal.

    Parabéns a Cãmara Municipal, em especial aos veradores GENVAN VALE, LUIZ CARLOS MARTINS, JÓRIO NOGUEIRAE THOMAZ NETO. Torçamos prá que esse, verdaderiamente, seja o primeiro dos primeiros passos na consecução da verdadeira missão/dever da edilidade mososroens, a qual infelizmente nas últimas décadas tem sido subserviente sobremaneria e , apenas e taõ somente servindo aos que ocupam o executivo mososroense e desservido aos munícipes do país de mossoró, quando literalmente “esquece” das suas reais funções e tão somente carimba e carimbava os caprichos e projetos pol´tivcos, patrimonias e pessoais da MONARQUIA ROSADUS.

    Um aBRAÇO

    FRANSUÊLDO VIEIRA DE ARAÚJO.
    OAB/RN. 7318.

  10. Inácio Augusto de Almeida diz:

    Como venho recebendo inúmeros telefonemas de pessoas interessadas em saber quanto ganha a Governadora do Maranhão, aí está o salário atual da Roseana Sarney:
    “Como governadora, Roseana recebe salário de R$ 15.409,95 por mês.”
    fONTE: jORNAL LUZILÂNDIA.
    Peço que não me liguem perguntando de quanto é o salário da Prefeita de Mossoró.
    Até porque esta pergunta eu já venho fazendo há muito tempo.
    Se é mais ou se é menos do que o da Governadora do Maranhão, isto só a Prefeita sabe.
    Eu tenho um palpite de que é mais.
    Mas apenas um palpite.
    E vocês, o que acham?
    Mais ou menos?
    TRANSPARÊNCIA MANDOU LEMBRANÇAS FAZ É TEMPO.
    Que Deus nos proteja.
    HOJE, DIA 27 DE ABRIL E O FARDAMENTO ESCOLAR AINDA NÃO FOI DISTRIBUÍDO EM MOSSORÓ.
    A PREFEITA DE MOSSORÓ GANHA MAIS DO QUE A GOVERNADORA DO MARANHÃO?

  11. Inácio Augusto de Almeida diz:

    Os vereadores fizeram a visita a esta escola, constataram todas estas irregularidades, para não dizer todos estes absurdos, e eu fico a me perguntar se tudo terminará nesta constatação.
    A não entrega do fardamento escolar será comunicada a CGU, ao FUNDEB e ao FALE COM A PRESIDENTA?
    Se esta visita foi apenas para constatar e nenhuma providência ser adotada, melhor que ela não tivesse nem sido feita, já que todos os mossoroenses conhecem de cor e salteado as condições de funcionamento da maioria das nossas escolas.
    Nesta visita os vereadores conversaram com as crianças? Procuraram ouvir destas crianças o que tinha sido a merenda escolar naquele dia e no dia anterior?
    A baixa qualidade da merenda escolar será informada à CGU, ao FUNDEB e ao FALE COM A PRESIDENTA?
    Procuraram os senhores vereadores se informar se o professorado da rede municipal de ensino de Mossoró recebe o piso nacional de salário da categoria?
    Ganham as professoras 1.567 reais?
    Se não ganham, os vereadores informarão ao MEC que a lei do piso salarial está sendo descumprida em Mossoró?
    Afinal, para que os senhores foram fazer esta visita?
    Para saber o que eu estou cansado de dizer aqui?
    Que Deus nos proteja.
    HOJE, DIA 27 DE ABRIL E O FARDAMENTO ESCOLAR AINDA NÃO FOI DISTRIBUÍDO EM MOSSORÓ.
    A PREFEITA DE MOSSORÓ GANHA MAIS DO QUE A GOVERNADORA DO MARANHÃO?

Faça um Comentário

*


Current day month ye@r *

Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2024. Todos os Direitos Reservados.