terça-feira - 09/10/2018 - 09:30h
Eleições 2018

Vexames eleitorais comprometem futuro de Tião e Jorge

Série de estratégias e decisões equivocadas da dupla acabou achatando capital eleitoral para 2020

Nomes até então em vertiginosa ascensão na política de Mossoró, os empresários Tião Couto (PR) e Jorge do Rosário (PR), candidatos a prefeito e vice em 2016, colecionam fracassos eleitorais em 2018 que colocam em cheque o futuro próximo de ambos no espaço geopolítico paroquial.

Hora de repensar tudo. Passar uma régua. Ter um pingo de humildade, se possível. Quem sabe até, ouvir quem os contrarie.

Jorge, Robinson, deputado federal Fábio Faria e Tião fizeram campanha em Mossoró com números pífios (Foto: divulgação)

Mesmo diante do desgastado governo municipal da prefeita e adversária Rosalba Ciarlini (PP), Tião e Jorge encolheram drasticamente.  Na luta municipal em que ficaram em segundo lugar como prefeito e vice, eles empalmaram 51.990 (39,39%) votos. Agora, vexame.

Tião ‘substituiu’ Sandra Rosado

O melhor desempenho em 2018 ficou com Jorge como candidato à AL, ao obter 12.017 votos (10,21%) em Mossoró. Porém, apenas o terceiro lugar no município e longe de se eleger no cômputo geral estadual, quando totalizou 23.512 (1,39%). É o 4º suplente de sua coligação.

Tião topou o desafio de ser vice na chapa do governador-candidato Robinson Faria (PSD), que chegou a ser reprovado administrativamente por mais de 80% da população do RN. Dias antes, o lugar tinha sido ofertado e recusado pela vereadora e ex-deputada federal Sandra Rosado (PSDB), adversária figadal de Tião.

Na chapa, afundou ao lado do próprio Robinson e colocou uma “bigorna” no pescoço de Jorge do Rosário, que submergiu também.

A votação mixuruca e humilhante da chapa ao governo Robinson-Tião em Mossoró (8.996 votos,8,30%) e a não-eleição de Jorge à Assembleia Legislativa são dilacerantes. Dão razoável ideia de como foram equivocadas as estratégias e as decisões tomadas pela dupla ao longo de vários e vários meses, pessoas de sucesso pessoal-empresarial estelar.

Na arenga caseira de Mossoró, apesar do esforço sobre-humano para pelo menos superar a chapa apoiada pela prefeita Rosalba Ciarlini, com Carlos Eduardo Alves (PDT)-Kadu Ciarlini (PP), Tião e o governador ficaram na quarta colocação. Terceira, no estado.

‘Troféu’ de micos

Foram superados inclusive por Brenno Queiroga (SD), que praticamente não teve programação de campanha no município, mas mesmo assim empilhou 11.810 votos (10,89%).

O vexame só não foi maior, porque a Rosalba ostenta o ‘troféu’ de campeã de micos eleitorais nessa contenda municipal. Todos os candidatos que apoiou e trabalhou, perderam. Todos, sem exceção. A chapa com seu filho Kadu Ciarlini foi engolida por Fátima Bezerra (PT)-Antenor Roberto (PCdoB), em maioria de 9,391 votos (8,66%) – veja AQUI.

Também testemunhou a não reeleição do seu federal Beto Rosado (PP) e da estadual Larissa Rosado (PSDB), os dois com votações bem aquém do que esperavam.

Daqui a pouco menos de dois anos (2020) haverá o pleito municipal. Até lá, é precipitado se falar que alguém está fora do páreo, inclusive a própria prefeita e a dupla Tião-Jorge.

Mas todos precisam fazer um balanço geral de ações e omissões. As urnas deram sinais claros de que os tempos são outros. Novos atores movimentam-se e novidades podem surgir até lá, eclipsando-os. Duvidas? Duvide não. Veja o resultado das eleições de domingo.

Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo Twitter clicando AQUI e o Instagram clicando AQUI.

Categoria(s): Política

Comentários

  1. Inácio Augusto de Almeida diz:

    Jorge do Rosário, por inexperiência política, caiu numa casca de banana que pessoa ardilosa colocou no seu caminho e ele não percebeu.
    Numa época em que o povo clama por punição para corruptos, Jorge do Rosário deixou-se fotografar ao lado de condenado por prática de corrupção e deixou claro que aceitava o apoio do corrupto condenado pelo TJRN.
    A partir da divulgação desta foto a candidatura do Jorge afundou.
    Não vejo como Jorge insistir em continuar na política.
    ////
    O HOMEM É FELIZ PELO QUE FAZ, NÃO PELO QUE TEM.
    Inácio Augusto de Almeida

  2. Naide Maria Rosado de Souza diz:

    Novos nomes? Emplacaram? Não. Escolheram caminhos tortuosos.
    Quero novos que se conduzam pela dignidade e que saibam ou estudem o caminho das pedras.

  3. João Claudio diz:

    Tião já alcançou o seu objetivo que era APARECER.

    Toda Mossoró sabia que o dono da Prest é um ‘cara’ rico, mas quase ninguém o conhecia.

    A campanha política caiu do Céu para ele, assim como uma luva de seda cai sobre as mãos finas de uma bela mulher.

    Era uma oportunidade única e, por que não pôr em pratica o sonho de todo ‘novo rico’?

    Coube ao próprio Tião subir em um andor e percorrer ruas, praças e avenidas da cidade. O objetivo era um só:

    ‘Ei, você aí, olhe aqui pra cima. Eu sou o Tião Rico da Prest. Tá me vendo?’

    E assim a população de Mossoró e região finalmente conheceu o ‘homem rico de Mossoró’.

    Demorou, mas o sonho de Tião, ‘o novo rico’, foi realizado em duas grandes ocasiões: Nas campanhas políticas de 2016 e 2018.

    Na próxima ele vai estar dentro, digo, em cima de um andor…de novo.

    Anotem.

  4. François Silvestre diz:

    De um mossoroense, lendo essa postagem que mostrei pra ele: “Se iluda não. Daqui a dois anos Rosalba se reelege. Tem aposta”?

  5. Elves Alves diz:

    Quem se deixa cooptar por um governante medíocre como Robinson Faria não pode vislumbrar futuro alguma na política. Até os anéis de saturno sabem disso.

  6. Carlos diz:

    “Ter um pingo de humildade, se possível” e outro pingo de bom senso…

  7. João Paulo diz:

    E esta página bem que avisou a ambos, e principalmente a Tião, que suas estratégias estavam bastante equivocadas. E olha no que deu. Foram avisados, e muito bem avisados, que não reclamem disso. Mas a vaidade, como sempre, bateu forte, e olha o micão que tomaram nas urnas.

  8. Raniele Costa diz:

    Carlos você é muito bom no que diz , pensamento magistral sobre a nossa política do dia a dia, parabéns suas análises Sempre certeiras.

  9. fernando diz:

    Rosalba fez uma coisa imaginavel na cidade de Mossoró: Municipalizou a CAERN.Tá saneando a idade.

  10. fernando diz:

    Cidade

Faça um Comentário

*


Current day month ye@r *

Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011. Todos os Direitos Reservados.