• Cachaça San Valle - Topo - Nilton Baresi
domingo - 26/10/2014 - 06:08h

Perder também faz parte do jogo

No livro Lucidez Embriagada, do escritor Hélio Pellegrino, há reprodução de uma entrevista-diálogo com a também escritora Clarice Lispector.

Num tempo de disputa, de sentimentos extremados e fossos que se formam entre tantas pessoas, vale tentarmos entender um pouco sobre o que é perder e ganhar. Merecem ser destacadas as palavras de quem ainda tem muito a nos ensinar, apesar de ter partido há algum tempo.

Veja um trecho desse bate-papo:

Clarice Lispector:

– Hélio, é bom viver, não é? É pelo menos essa a impressão que você me dá.

Hélio Pellegrino:

– Viver, essa difícil alegria. Viver é jogo, é risco. Quem joga pode ganhar ou perder. O começo da sabedoria consiste em aceitarmos que perder também faz parte do jogo. Quando isso acontece, ganhamos alguma coisa de extremamente precioso: ganhamos nossa possibilidade de ganhar. Se sei perder, sei ganhar. Se não sei perder, não ganho nada, e terei sempre as mãos vazias. Quem não sabe perder acumula ferrugem nos olhos e se torna cego – cego de rancor.

E acrescenta:

РQuando a gente chega a aceitar, com verdadeira e profunda humildade, as regras do jogo existencial, viver se torna mais que bom Рse torna fascinante. Viver bem ̩ consumir-se, ̩ queimar os carv̵es do tempo que nos constitui. Somos feitos de tempo, e isto significa: somos passagem, movimento sem tr̩gua, finitude.

Hélio Pellegrino (1924-1988) foi um psicanalista, escritor e poeta brasileiro, célebre por sua militância de esquerda e por sua amizade com os também escritores mineiros Fernando Sabino, Paulo Mendes Campos e Otto Lara Resende, além do pernambucano Nelson Rodrigues.

Compartilhe:
Categoria(s): Crônica

Comentários

  1. AVELINO diz:

    Ou seja: ganhar é viver essa difícil alegria de ser governador do estado ou até presidente do Brasil!!! Perder é ter que voltar pra Brasília e tentar a manutenção do seu emprego… Portanto, ganhar o jogo é viver e viver é risco!!!

  2. Eloisa diz:

    Fantástico.

Faça um Comentário

*


Current day month ye@r *

Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2024. Todos os Direitos Reservados.