• Cachaça San Valle - Topo - Nilton Baresi
sábado - 19/09/2015 - 23:56h

Pensando bem…

“Toda vez que você vence, isso diminui um pouco o medo. Você nunca anula realmente o medo de perder; você continua desafiando-o.”

Arthur Robert Ashe, Jr

Compartilhe:
Categoria(s): Pensando bem...

Comentários

  1. Inácio Augusto de Almeida diz:

    C O N F I S S Õ E S
    Hoje quebrei o espelho e abri a janela. E vi muitas árvores de outono. E me vi numa dessas árvores. Eu era, acredite, uma delas. Talvez a sofreguidão excessiva, o egoísmo em alto grau, o desejo de ser Deus, me tenha levado a não ser mais do que isto. E havia tantas folhas no chão, folhas que o vento suave e morno da tarde que caía não se importava sequer de levar.
    Ah, sonhos de grandeza, desejos incontidos, erros, erros, erros. Erros sempre cometidos com a melhor das intenções. Assaltou-me a dúvida, Comporia um dramático bolero ou um trágico tango? Melhor uma dolente valsa. Terminei não fazendo nada.
    Bem ao fundo, depois das árvores desfolhadas, um rio. Um rio que só caminha, como todos os rios, para frente. Um rio que nem observa a relva que se curva no lindo milagre da natureza para banhar-se. Não, não percebe nada. Apenas o caminhar, caminhar, caminhar, como se não houvesse um oceano, um mar a esperá-lo tranquilamente.
    Ah, este nosso hábito de caminhar, caminhar, caminhar; costume tão arraigado que nos esquecemos das paradas. E esquecemos que só parando é que se consegue chegar a algum lugar, já que quem caminha sempre em linha reta não chega a lugar nenhum. Quando muito, consegue voltar ao local da partida.
    Não tive mais coragem de fechar a janela. No horizonte, o sol ensaiava o seu desmaio vespertino, avermelhando e dourando as nuvens como se as banhassem de ouro. E assim, anunciava a noite que breve viria com sua negritude amedrontadora. Mas, junto com a escuridão vieram as estrelas, a formar uma colcha de retalhos. E entre elas uma que me falava no bem do amor, no bem que faz mais bem ao coração.
    Voltei a vista e vi os cacos do espelho.E chorei, chorei todo o tempo perdido no olhar permanente para mim. E, principalmente, na adoração de um deus criado por mim mesmo, que só agora sei tratar-se de um pobre ídolo de barro.
    Mais perto, pássaros cantavam. Interessante, sempre pensei que os pássaros só cantassem pela manhã. Mas não. Eles cantam a todo o momento. Tem o coração leve. São felizes.
    Não tive coragem de fechar a janela. Janela que durante tantos e tantos anos mantive fechada e que agora deverá, para todo o sempre, permanecer escancarada. Totalmente escancarada.
    Ah, coração, porque demorei tanto a entender-te?
    Inácio Augusto de Almeida
    WEBLEITOR

    • naide maria rosado de souza diz:

      Sr. Inácio. Parabéns! Que beleza. Não conhecia o seu lado poético que, de repente, se apresenta e encanta.

      • Inácio Augusto de Almeida diz:

        Sra. Naide Maria Rosado de Souza.
        E eu sinto falta das suas crônicas/reminiscências. Por que a senhora não lança REMINISCÊNCIAS? Uma coletânea de crônicas que fará todos conhecerem um pouco da Mossoró de ontem. Alguém ainda se lembra da Mossoró bucólica do leiteiro e padeiro na porta mal o dia amanhecia?
        Mossoró em que os jovens faziam serestas nas suas ruas e tudo se resumia, como bem disse o grande Reginaldo Rossi, a três ou quatro cubas.
        Zé Buchudinho pergunta o que a senhora está esperando? Zé Ruela não ri e levanta o dedo polegar aprovando a fala do Zé Buchudinho.
        Não perca mais tempo. REMINISCÊNCIAS já era para estar na 2ª edição. Edição revista e aumentada. Mossoró merece. Ou a senhora não está disposta a presentear Mossoró com este livro?
        Em sua homenagem não vou encerrar perguntando pelo julgamento dos recursos SAL GROSSO. Tenho certeza de que REMINISCÊNCIAS acontecerá bem antes.
        Que Deus nos proteja
        ////
        A ARTE VERDADEIRA NÃO TEM COMEÇO NEM FIM. SIMPLESMENTE FLUTUA COMO AS NUVENS NO CÉU.
        Inácio Augusto de Almeida

  2. Inácio Augusto de Almeida diz:

    Sobre a visita do Papa Francisco a Cuba escrevi o seguinte comentário no G1:
    O Papa Francisco já entrou pela porta da frente para a história mundial. São gestos de grandeza como este que deixam claro que um homem, Papa Francisco, pode mudar o mundo. E o Papa Francisco está conseguindo mudar o mundo. Não fosse por sua dedicação à causa da paz e Cuba ainda sofreria por décadas os efeitos do bloqueio econômico imposto pelos EUA a uma das mais sangrentas ditaduras do mundo. Não tenho Bola de Cristal, mas me arrisco a dizer que os presos políticos cubanos serão soltos em breve por conta da influência papal.
    Papa Francisco conseguirá com palavras e gestos o que os EUA não conseguiram com sua gigantesca máquina de guerra.
    Mais uma vez a palavra se mostra mais forte do que a espada. Mais uma vez fica claro porque Atenas existe e Esparta desapareceu.
    //////
    Diariamente tenho colocado comentários no G1 denunciando a demora nos julgamentos dos recursos de corruptos e mostrando o mal que faz a todos esta demora. Destaco sempre o fato destes corruptos condenados em primeira instância continuarem exercendo cargos eletivos e votando leis. E quase sempre pergunto ao final dos comentários que valor moral tem uma lei aprovada com voto de corrupto?
    /////
    OS RECURSOS SAL GROSSO SERÃO JULGADOS EM SETEMBRO? SAL GROSSO VAI PRESCREVER?
    OPERAÇÃO VULCANO, PROCESSO JÁ CONCLUÍDO, AGUARDANDO JULGAMENTO.
    SETEMBRO VAI VIRAR DE PONTA CABEÇA A POLÍTICA.

  3. naide maria rosado de souza diz:

    Amo o Papa Francisco!

Faça um Comentário

*


Current day month ye@r *

Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2024. Todos os Direitos Reservados.