Do Blog do Tio Colorau AQUI
Houve época em que as crianças se vestiam como adultos em miniatura. Os meninos de terno e as meninas de vestido. A descoberta das crianças pelo capitalismo trouxe-lhes hábitos próprios e vestimentas coloridas, com formatos condizentes com sua condição de criança. O que vemos na televisão hoje são crianças imitando adultos, incentivadas pelos pais e por apresentadores que acham isto bonitinho.
Nos canais abertos já vimos Mamonas Assassinas, Lady Gaga, “Rebolation”, Superman e Mulher Maravilha e tantos outros. Um desfile de imitações de marmanjos metidos a cantor que escondem por trás do jeitinho engraçadinho dos imitadores uma relação bizarra dos adultos com a infância.
Será que os pais um dia pararam para pensar o que os filhos estão imitando? O que diz as letras destas pseudomúsicas? Nem estou entrando no mérito da pobreza melódica. Estou me reportando ao tema abordado. Tomemos o conteúdo de uma música chamada “Rebolation”: “Alô minha galera, preste atenção: Rebolation é a nova sensação! Menino e menina, não fiquem de fora, que vai começar o pancadão. O swing é bom. Gostoso demais. Mulheres na frente, os homens atrás”.
Sem me referir à rima pobre, o que chama a atenção é o duplo sentido. O verso narra uma dança de baile funk com um apelo sexual implícito. E os pais acham bonitinho quando seus filhos rebolam isto.
Mas abordemos outra “música” um pouco mais inocente e nem por isso menos lesiva, chamada “Superman, a Liga da Justiça”. A música descreve uma situação onde a terra está dominada pelo mal. Os inimigos do bem triunfaram e só tem uma saída: fugir. Então os versos dizem: “Foge! Foge Mulher Maravilha. Foge! Foge com Superman”. Mas num determinado momento a letra diz: “Você é minha Maravilha e eu sou seu Superman. No swing aqui do Leva eu quero ver você meu bem!”. Aparece de novo a palavra swing, que no dicionário significa prática sexual conjunta de dois ou mais casais.
Não estou sendo moralista. Cada adulto faz de sua vida o que quiser. O que não acho correto é expor as crianças a estas situações sem nenhum tipo de pudor, com o intuito de promovê-la e promover-se num programa de TV. Para estes casos não existe estatuto do menor e do adolescente? Quem protege os menores desta lavagem cerebral promovida por programas de auditório? Quem protege as crianças da avidez do lucro? Da popularidade?
O planeta Terra é habitado por cerca de sete bilhões de pessoas distribuídas em 202 países. É muito esquisito, mas esse tipo de música só existe no Brasil. É muito esquisito mesmo que até na composição de músicas, alguns brasileiros insistam em ser levianos. Não errou o General Charles de Gaulle quando falou em 1960 a célebre frase “O Brasil não é um país sério”. Não sabia ele que, passados 51 anos, hoje a frase continua no auge do seu apogeu. E pelo andar da carruagem, será sempre pronunciada no dia a dia por pessoas sérias e honestas deste país. Hoje, amanhã e durante os próximos séculos. Lamentavelmente.
Sim, Carlos, isto me horroriza. A quietude da censura me assombra. Esta permissividade, esta falta de cuidado com informações destinadas , especialmente, ao público infantil é como se, a cada dia, levássemos um tapa no rosto para nos derrubar quando exercemos a tarefa sublime e importante que é a de educar nossas crianças. Parabéns por suas palavras.
Um abraço,
Naide Rosado
Concordo plenamente caro jornalista. A educação doméstica é muito importante para a formação do caráter e da personalidade de um ser humano. Mas a degradação vem de algumas décadas, resultado neste momento de tanta permissividade e tanta violência envolvendo crianças. Se os pais não tiveram como vão passar para os filhos? Que Deus nos ilumine.
Um abraço.
Iris Maia
É DA PRÁ PIOR
AS LEIS AQUI NO BRASIL É UMA TREMENDA
HIPOCRISIA
AONDE VEMOS CLARAMENTE TODOS OS DIAS, MÃES E PAIS.
QUERENDO INCRIMINAR PESSOAS… QUANDO ELES MESMOS FINANCIAM AS VONTADES E CAPRICHO DE SUAS FILHAS E FILHOS, ACHAM ENGRAÇADO QUANDO A FILHA QUER USAR UMA ROUPA COLADA A MENINA TEM DEZ ANOS; QUEM COMPRA A ROUPA ?
O FILHO DANÇANDO FUNK TREMENDO A BUNDA MOSTRANDO QUE JÁ AGUENTAM SER ENRABADO.
SOMOS OS PRINCIPAIS CULPADOS DE TER DEIXADO QUE OS NOSSOS GOVERNANTES VOTEM LEIS DE PEDOFILIA, QUANDO OS PROPRIOS ,FAZEM OSRGAIS COM MENORES.
DAI É SIMPLES, TRANSFEREM A CULPA A TERCEIROS.
HOJE ESTAMOS AQUI EM FRENTE DE MINHA CASA ( RUA QUE MORO ) ESTÁ ACONTECENDO UM ARRAIAL,NO QUAL ESTÁ SENDO APRESENTA VARIAS GAROTAS COM IDADE ENTRE 08 A 14 ANOS… DAI TODAS FAZENDO QUADRADO DE 12 E DETALHE SENDO APLAUDIDAS DE PÉ POR ESTAREM DANÇANDO SENSUALMENTE ( EROTICAMENTE ) EXPONDO TUDO COM GESTOS.
E O PIOR DE TUDO FINANCIADO POR REPRESENTANTES DO POVO.
a atitude de quem é hipócrita, ou seja, falso, fingido, dissimulado. Assim, hipocrisia é sinônimo de falsidade, fingimento, dissimulação. É o ato de fingir sentimentos, valores e intenções boas, que a pessoa não possui, dissimulando seus verdadeiros sentimentos e intenções.