• Cachaça San Valle - Topo - Nilton Baresi
quinta-feira - 20/12/2012 - 07:46h
"Saúde" de cada dia

A foto que choca e envergonha o RN

Do Blog de Eliana Lima

Essa cena chocante circulou nesta terça-feira (18) por chats (espaço de conversação na internet) entre médicos que exaltavam  indignação e revolta.

Paciente é atendido no chão; mas estádio novinho vem aí...

Angustiados, comentavam que estão vivendo “medicina de refugiados”.

– “Dessa vez o Governo ultrapassou todos os limites”, disse um juiz.

A foto foi parar nas redes sociais e ampliou o forte sentimento de indignação.

Foi tirada na noite de ontem no Hospital Dr. José Pedro Bezerra, conhecido como Hospital Santa Catarina, o segundo maior da capital dos magos-horrorizados. De responsabilidade do governo estadual.

E pensar que o secretário de Saúde, Isaú Gerino, foi diretor geral do referido hospital e o atual coordenador administrativo da Sesap (que compra, licita e contrata) também foi diretor do Santa Catarina.

Até quando assistiremos passivamente mortes anunciadas se confirmando, falta de atendimento e atendimento indigno nos hospitais públicos do RN???

Atualização 15h42 de 19 de dezembro de 2012– a assessoria de imprensa da Sesap envia esclarecimento: “Estaremos inaugurando o novo PS (pronto socorro) do Hospital Santa Catarina no próximo dia 28/12, uma obra que se arrastava há vários anos. Quanto ao Coordenador Administrativo da SESAP, só contrata, licita e compra, de acordo com as solicitações dos gestores das unidades hospitalares. O mesmo “não” foi diretor do Santa Catarina e, sim, do Hospital Maria Alice Fernandes”.

Nota do Blog do Carlos Santos – Por favor, não sejamos tão ríspidos e míopes. Essa realidade não é culpa apenas do Governo Rosalba Ciarlini (DEM). É, também, parte da herança de insensibilidade de outros gestores, que priorizaram estádio de futebol em vez de saúde.

O Estádio das Dunas vem aí, para sediar poucos jogos de uma Copa do Mundo e depois se transformar num dos maiores monumentos à estupidez humana no Rio Grande do Norte.

Quantos se levantaram contra a obra?

Quantos se mobilizaram para que na gestão anterior e na atual, não se priorizasse esse acintoso desprezo pela vida humana?

Somos, de alguma forma, todos culpados por esse cenário exposto na foto. A propósito, tudo é muito pior do que é exposto na foto.

 

Compartilhe:
Categoria(s): Saúde

Comentários

  1. Marcus Vinicius diz:

    A culpa não é do Arena das Dunas. A culpa é de Rosalba gastar 20 Milhões em Propaganda.

    A tese e discurso de um Estado pobre não pode ser aceita! Quem suplementa o orçamento do Marketing em mais de 100% não tem credibilidade pra dizer que o Estado está sem dinheiro

    • Carlos Santos diz:

      NOTA DO BLOG – Marcus, bom dia. Acho que não fui claro na postagem, no que se refere ao comentário do Blog. Não estou transferindo culpa para o Estádio das Dunas. Mostro a inversão de valores, de prioridades. Na prática, o mesmo que você diz, apontando outro caso emblemático e irrefutável de uma mesma tese. Abração

  2. Silva Neto diz:

    Está na hora da população repensar suas idéias e deixar de lado certos fanatismos momentâneos de época de campanha e abrir os olhos para essa realidade que se passa , não só na saúde como também em outros setores. É hora de agir, é o povo que colocar esses sanguessugas no poder, é povo que tem o poder de tirar, mas parece que só age no primeiro.

    Os países desenvolvidos somente chegaram ao status que têm hoje devido as revoltas e reinvidicações por melhorias, tirando do poder intransigêntes sem vergonha na fuça, se é que podemos chamar a cara deles de fuça, pois até os cachorros são mais solidários e fieis com sua raça.

    Isso que vemos na matéria é a maior afronta ao estado de direito, violação a um dos mais importantes príncipios constitucionais, o da dignidade da pessoa humana. Lamentável ter que abrir esse respeitado blog e ver um absurdo desses, causado por uma gestão de incompetentes.

    Sou leitor assíduo desse conceituado blog, no entanto, fico triste por ter que ler esse matéria que trás esse descaso, porém, por outro lado parabenizo por ter a coragem de ser imparcial e mostrar a verdadeira realidade pela qual passamos.

  3. Sebastião Almeida diz:

    Cenas como esta me deixa triste e com vergonha. Mas, o povo de Mossoró está feliz.

  4. CALIBRE 50 diz:

    E o HOLOCAUSTO se configura,mais e mais,só acrescento uma coisa para não descambar para o exagero,isso é um fim HORROROSO embutido num HORROR sem fim,é campo de concentração e extermínio de seres humanos SIM,pense bem,Hoje é essa senhora,amanhã pode ser você!E para completar os médicos fecham UTI Cardiológica por falta de medicamentos no Hospital Walfredo Gurgel no mesmo blog,olhe que essas informações vindas da TRIBUNA DO NORTE de propriedade da família do deputado Henrique Alves e Garibaldi Filho,não precisam acrescentar mais nada! Mossoroenses estão gostando da imagem!? Imagine isso como um filme de horror A LA PINK!É SÓ!Salve Jorge e essa senhora da foto também!
    //blog.tribunadonorte.com.br/abelhinha/medicos-bloqueiam-uti-cardiologica-do-hwg-por-falta-de-medicamentos/91070

  5. erivan diz:

    SO PRA LEMBRAR QUE A GOVERNADORA E MEDICA, IMAGINEM SE NAO FOSSE.

  6. FERNANDO fF diz:

    Arena das dunas foi um erro.Concordo ,mias o maior erro foi insistir na sua construção.Errar é humano permanecer no erro é burrice.

    • CALIBRE 50 diz:

      O maior erro não foi o ARENA das Dunas caro Fernando,o ARENA é apenas o efeito da insanidade do eleitor que botou essa “mulher” como vc sempre se expressa no Governo do estado,a causa vem da cabeça da DRª Rosalba que começou este estádio sem nenhum planejamentoe a gora tem que terminar seja por bem ou por mal.É só!

  7. maria diz:

    Concordo plenamente com vc Sebastião Almeida!O povo de Mossoro devem estarem orgulhosos com uma sena desta!Mas que Deus tenha misericordia de todos nós…….

  8. Gladstone Praxedes diz:

    Isso é mais uma prova que NÓS brasileiros quando estamos fora do poder reclamamos de tudo, e não sugerimos nada pra melhorar, mas quando chegamos lá, não fazemos nada, e ainda continuamos no poder e não pedimos pra sair por falta de competência. Veja também o mesmo caso com Walter Fonseca na Sec.de Educação em Natal. : //blogdobg.com.br/walter-fonseca-desabafa-sobre-situacao-financeira-da-prefeitura-de-natal/

  9. carlos alberto diz:

    Não precisa ir muito longe, desloque até o hospital tarcìsio maia, onde deveria ter tudo e não tem nada ! sabe por que? sabe sim! tem medo de verdade. o pbjetivo do TM era absorvet todos os casos de saúde, desde a pediatria ortopedia,cirurgia geral, obstetrícia,ginecologia. Mas preferem mandar para os hospitais e clínicas particulares. falta vontade política e ruptura deste esquema assassino antigo. Um absurdo sair daqui e ir para russsas para corrigir uma simples fratura de membro? porque ? investigue. ONDE anda o MP que não persecute estes fatos? os veriadores? o que acontecerá?

  10. Inácio Augusto de Almeida diz:

    A grande verdade é que a saúde pública no Brasil faliu.
    Cenas como estas já se tornaram rotineiras nos socorrões da vida.
    Mulheres parindo dentro de banheiros, pessoas morrendo dentro de ambulâncias e nas portas dos hospitais. Uma desgraça no sentido estrito da palavra.
    A corrupção que campea solta e desenfreada na área da saúde provoca tudo isto.
    Diariamente lemos que o MP denunciou prefeitos e secretários de saúde por desvios de verba do SUS.
    Mas nunca lemos que um prefeito ou um secretário de saúde foi condenado e está cumprindo pena em alguma penitenciaria.
    Isto deixa claro que não é somente a falta de recursos para a saúde que gera todo este problema.
    Os recursos podem até não serem plenamente suficientes, mas não são insuficientes ao ponto de gerar um estado de calamidade como o que presenciamos.
    O cerne da questão está na corrupção.
    Claro que se houver um aumento da verba destinada à saúde acontecerá uma melhora neste setor.
    Fácil concluir que a solução está em mais verbas e menos corrupção. Principalmente menos CORRUPÇÃO.
    Mas esta combinação simples neste país da roubalheira é de implantação impossível.
    O próprio sistema não permite.
    Quanto custa uma campanha ao governo de um estado ou a uma prefeitura?
    Como haver o ressarcimento com os gastos das campanhas políticas sem que se faça desvio escandaloso de verbas?
    Na França de Luís XVI a coisa foi sendo levada na base do deboche e terminou do jeito que terminou.
    Em que prefeitura algum gestor consegue recuperar o que gastou para se eleger somente com os salários do cargo?
    Por que acontece em todas as cidades deste país disputas acirradas pelos cargos eletivos?
    Por que a evolução patrimonial dos ocupantes destes cargos e dos seus parentes acontece de forma tão espantosa?
    Isto tem que mudar.
    E só mudará quando houver CADEIA para ladrão de dinheiro público.
    A melhoria do serviço de saúde pública passa obrigatoriamente por uma mudança radical nas nossas leis.
    E esta mudança poderia começar já pelo fim da PRESCRIÇÃO para os crimes de CORRUPÇÃO.

  11. CLAUDIO OLIVEIRA diz:

    A SAÚDE DESSE GOVERNO DE ROSALBA É UMA VERGONHA, É UM DESASTRE.

  12. João diz:

    O COLAPSO NA SAÚDE É ANTIGA E NESSE GOVERNO APENAS CONTINUA, ASSIM COMO NUNCA IRÁ MELHORAR. A CONTRUÇÃO DO ESTÁDIO NÃO PODE SER A JUSTIFICATIVA PARA O CAOS, MAS SIM, A IMCOMPETÊNCIA E FALTA DE VERGONHA NA CARA. ANTES GASTAR COM O ESTÁDIO, DO QUÊ IR PARA O BOLSO DELES.

  13. Gilvandro Alves diz:

    Concordo com Carlos Santos. A culpa não é só de Rosalba, mas de toda a população potiguar e brasileira, que aceita a corrupção passivamente e sem cobrar dos políticos. Aliás, os políticos do nosso estado são os piores do Brasil.
    Digo isso, por que em Pernambuco o governador Eduardo Campos tem melhorado muito a saúde pública daquele estado. Somente na sua primeira gestão, ele construiu quatro novos hospitais no estado.
    Ou seja, além do alto custo da medicina, o maior problema da saúde pública no Brasil e principalmente no RN é de gestão.
    Mas, acredito que em 500 anos mudaremos essa realidade. Quando a Educação, a Saúde e a Segurança pública deixarem de ser apenas discurso de políticos profissionais em época de campanha e se tornarem uma realidade e objetivo de todos.

  14. Junior diz:

    Tenho uma constatação e um recadinho.
    1 – No Brasil o que falta mesmo é gestão e não recursos públicos (FATO)
    2 – A COISAR VAI PIORAR MAIS AINDA, INFELIZMENTE.

Faça um Comentário

*


Current day month ye@r *

Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2024. Todos os Direitos Reservados.