Fundador e mantenedor da Associação Espaço Cultural Cleto Souza em sua cidade natal, Campo Grande -RN, o empresário Antonio Gentil será agraciado com a Medalha do Mérito Deífilo Gurgel. A solenidade de entrega da honraria acontece nesta quinta-feira (24), das 19 às 20h, na Pinacoteca do Estado (Natal) e homenageará outros agentes culturais.
O Mérito é outorgado pela Fundação José Augusto (FJA) e distingui pessoas e instituições que se destacaram na salvaguarda da Cultura de Tradição, além de prestar uma justa homenagem ao advogado, professor universitário, administrador público, antropólogo, folclorista, poeta e historiador Deífilo Gurgel.
A Associação Espaço Cultural Cleto Souza foi fundada em 1996 por Antonio Gentil, Graça Souza e Neuraci Vieira. Mantém em funcionamento biblioteca, escolinha de informática, pinacoteca, brinquedoteca, relicário de Sant’Ana (padroeira da cidade), sala de produção de arte e artesanato, auditório, videoteca, museu e casa de música.
A sua escolinha de flauta doce deu origem a uma Orquestra Filarmônica e direcionou três ex-alunos a cursarem música na UFRN.
Nota do Blog – Muito importante o investimento dessa entidade na comunidade de Campo Grande. Um exemplo que, infelizmente, poucos (que podem) seguem.
Acompanhe o Blog também pelo Twitter clicando AQUI.
Merece o reconhecimento! Aplausos!
Grande Mecenas potiguar. Esse emblemático e imprescindível apoio à cultura deveria ser seguido pelos grandes empresários do estado, o que representaria uma performática alavancagem no segmento histórico, cultural e artístico do estado. Já pensou quantos valores culturais seriam resgatados do anonimato do estado ?. Esse indiferentismo da classe econômica potiguar só contribui para o desânimo e definhamento de anônimos e expressivos valores culturais do estado, matando no nascedouro grandes talentos que alavancariam o nome do estado além-fronteiras. Fica a convocação e o alerta pelo estranho indiferentismo.