O deputado federal Beto Rosado foi ao ministro da Pesca, Helder Barbalho, pedir o apoio do ministério para a consolidação de um polo pesqueiro de atum na região da Costa Branca do estado. De acordo com levantamento realizado junto aos produtores, somente o município de Areia Branca produz anualmente 10 mil toneladas de Atum e essa produção poderia ser alavancada com mais investimentos do governo.
Beto Rosado saiu satisfeito da audiência porque recebeu do ministro a informação de que o governo federal quer ampliar a produção do atum em regiões como o litoral potiguar. “Haja visto que o Brasil ainda não atingiu a sua cota de exploração de 15% da pesca do atum. Estamos com apenas 8%. Então, dentro de uma perspectiva de investimento, de incentivo à pesca, o Polo Costa Branca está inserido nesse projeto do ministério.”
Segundo o ministro, o Rio Grande do Norte é um estado estratégico no plano de fortalecimento da exploração do atum.
Fortalecimento
“O polo, sem dúvida alguma, está dentro daqueles que devam ser fortalecidos para garantir a ampliação da produção e pude hoje receber essa reivindicação do deputado, deliberando a presença de técnicos do ministério, tanto da área da infraestrutura quanto da área do ordenamento da pesca, para que estejam dialogando com o governo estadual e municipal. Tenho certeza de que nós haveremos de garantir mais exploração, mais infraestrutura e outros polos no litoral do Rio Grande do Norte”, comentou o ministro
Atualmente, cerca de 50 embarcações são responsáveis pela exploração do atum no município de Areia Branca. Cada uma dessas embarcações tem capacidade para pescar entre 8 e 15 toneladas, a cada viagem. Com a criação do polo e o apoio do Ministério da Pesca, essa produção poderá ser incrementada, elevando consideravelmente esses números.
A defesa da criação do Polo Atuneiro da Costa Branca começou pelo ex-deputado Betinho Rosado, que levou a ideia ao ministério da Pesca, em 2014, ao lado do deputado estadual Souza, que atua na região.
Com informações da Assessoria de Imprensa de Beto Rosado.
Faça um Comentário