Por Anna JaÃlma
A data 15 de fevereiro é lembrada pelo natalÃcio de Manoel Torres de Araújo, que se fosse vivo estaria celebrando 100 anos amanhã. Caicó homenageará seu ex-prefeito com a programação “Centenário de Manoel Torres”, que contará com exposição fotográfica, sessão solene na Câmara de Vereadores, programa especial em rádio local e audiência pública na capital do Estado.

Trajetória polÃtica de Manoel Torres é um dos destaques da programação festiva (Foto: divulgação)
A programação tem inÃcio as 19 horas desta quinta-feira, com Missa no Santuário do Rosário. Em seguida será aberta uma exposição com fotografias e objetos que marcaram sua história de vida, iniciando com homenagem em acordes da Banda de Música Recreio Caicoense, no Salão Nobre da Antiga Prefeitura. O Centenário está sendo programado pelo MunicÃpio de Caicó com apoio da Câmara de Vereadores.
História
Manoel Torres nasceu em 15 de fevereiro de 1918, no sÃtio Clemente, municÃpio de Timbaúba dos Batistas, quando o sÃtio ainda pertencia ao território de Caicó. Era filho do casal Paulino Batista Pereira Torres e Maria Marcolina de Oliveira Torres. Casou-se com Dona Oscarina, com quem esteve casado por mais de 50 anos, construindo famÃlia de 06 filhos, 13 netos e 18 bisnetos.
Sua trajetória empresarial foi marcada por um comércio de automóveis e peças, a Santorres Comércio S/A, e por ter sido fundador da Algadoeira Seridó Comércio e Indústria S/A – ALSECOSA, sendo uma das maiores empresas do mercado do algodão.
Na sua vida pública, Manoel Torres participou da Cruzada da Esperança em 1960, apoiando AluÃzio Alves e Monsenhor Walfredo Gurgel. Ele exerceu quatro mandatos como deputado estadual e dois como prefeito de Caicó.
Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo Twitter clicando AQUI e o Instagram clicando AQUI.
Reserva moral de Caicó.Não existe mais politico desse tipo no paÃs,o que é uma pena.