A história de Mossoró será contada de uma maneira diferente neste sábado, 03 de dezembro, com a realização da Caminhada Histórica de Mossoró.
Com os pés no presente, através do passeio por diferentes locais, suas praças, prédios e monumentos, a história e os feitos do passado dos mossoroenses serão contados e destacados de um jeito lúdico, divertido e marcante. O percurso tem paradas em locais como a Praça da Redenção, Biblioteca Ney Pontes Duarte, Museu Lauro da Escóssia, Loja Maçônica 24 de Junho, Catedral de Santa Luzia, Estação das Artes e mais dez pontos históricos.
“Nesse percurso de caminhada os participantes poderão se surpreender com histórias já conhecidas e também por outras bem curiosas, que as pesquisas realizadas na literatura histórica revelaram. A pé os monumentos deixam de ser velhos pois com a História eles são mais presentes do que se imagina. É um passeio imperdível para toda a família”, ressalta Alexandre Rocha, historiador que elaborou o percurso desta caminhada.
Para participar dessa caminhada basta agir com solidariedade e doar 2kg de alimentos não perecíveis na loja na DCell (centro) em troca do voucher para retirar o kit da caminhada a partir das 14h, no ponto de troca que será instalado no dia 03, nas proximidades da Catedral de Santa Luzia. A organização recomenda ao participante chegar cedo para fazer a retirada do seu kit com tranquilidade.
A realização da Caminhada Histórica de Mossoró é uma iniciativa da Viva Promoções com patrocínio do Governo do Estado do RN através da Lei Câmara Cascudo, apoio da Prefeitura de Mossoró, Tchê Restaurante e incentivado por empresas como SolarBR Coca-Cola, Água Crystal, Sadio Condimentos e Riograndense Distribuidora.
Caminhada Histórica
Quando – Dia 03 de dezembro, sábado à partir das 16h
Ponto de partida: Catedral e Praça Vigário Antônio Joaquim
Participação aberta ao público – Para ter acesso ao kit da caminhada composto de camiseta e guia histórico, é só doar 2kg de alimentos não perecíveis
Percurso
1 – Catedral de Santa Luzia
2 – Estátua Dix-Sept Rosado
3 – Praça Vigário Antônio Joaquim
4 – Biblioteca Municipal Ney Pontes
5 – Praça da Redenção
6 – Estátua da Liberdade
7 – Loja Maçônica “24 de Junho”
8 – Museu Lauro da Escóssia
9 – Câmara Municipal de Mossoró
10 – Estação das Artes Eliseu Ventania
11 – Igreja de São Vicente
12 – Palácio da Resistência
13 – Residência do Industrial Antonio Floriano de Almeida
14 – Corredor Cultural
15 – Memorial da Resistência
16 – Teatro Municipal Dix-huit Rosado
Acompanhe o Canal BCS (Blog Carlos Santos) pelo Twitter AQUI, Instagram AQUI, Facebook AQUI e YouTube AQUI.
Carlos Santos, como sugestão aos organizadores da caminhada poderia tirar o nome da câmara municipal e colocar um outro nome mais bem quisto e, representativo de Mossoró. Pois a câmara na maioria das vezes não representa o povo, que elegeu os vereadores.
Uma oportuna observação : Configurar-se como muito estranho a ausência na participação das principais entidades culturais de Mossoró, como a Academia MOSSOROENSE de Letras (AMOL), Instituto Cultural do Oeste Potiguar (ICOP), Academia Feminina de Letras e Artes Mossoroense (AFLAM) e demais instituições congêneres. Fica o registro
Excelente sugestão Marcos.
A visita referente ao número 13 é a residência de Antonio Florêncio de Almeida pai do Dr. Almir de Almeida Castro.