Hoje, 15 de Fevereiro, foi instituído como Dia Internacional de Combate ao Câncer Infantil no ano de 2002, durante a Confederação Internacional de Pais de Crianças com Câncer (ICCPO).
A data tem o objetivo de ressaltar a importância do diagnóstico precoce nas crianças e adolescentes, para que o tratamento seja iniciado rapidamente, aumentando as chances de cura.
No entanto, segundo o Oncologista Pediatra Paulo Diogo, que atende às crianças assistidas pela Associação de Apoio aos Portadores de Câncer de Mossoró e Região (AAPCMR), o diagnóstico precoce ainda não é uma realidade no nosso país.
“Infelizmente, a população nem sempre tem acesso a pessoas capacitadas para diagnosticar essas neoplasias, e relevam sintomas que são muito semelhantes à outras doenças. Dessa forma, não chegam a ir ao médico, e várias crianças deixam de ser diagnosticadas cedo por falta de educação em saúde”, disse o médico.
Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo Twitter AQUI, Instagram AQUI, Facebook AQUI e Youtube AQUI.
Que as crianças tenham a chance de um diagnóstico precoce do câncer. Que a saúde receba a educação necessária para fazer preciso reconhecimento da doença , que os sintomas sejam bem avaliados e não confundidos com outros males porque esse mal, se não for detectado a tempo, tem prognóstico sombrio.