Carlos Santos,
Estive neste final de semana em Juazeiro do Norte (CE) e observei que a cidade tem o seu aeroporto funcionando normalmente com quatro empresas operando todos os dias.
A empresa que ganhou licitação das compras das locomotivas do Metrô de Fortaleza teve que se instalar em Juazeiro do Norte dando emprego ao Estado do Ceará. Tem também um trem fazendo a rota Juazeiro – Crato.
A diferença do RN para o CE é que desde o governo de Tasso Jereissati (1987), que as empresas que abrissem no CE para ter o maior número de incentivo necessitaria se distanciar da capital. Quanto maior a distância maior seria o seu incentivo.
Aqui no nosso estado é totalmente diferente. Governos desde José Agripino, Garibaldi Alves e Wilma de Faria tiveram o seu maior número de icentivos na grande Natal, só um cego não vê a diferença do nosso Distrito Industrial para o da grande Natal.
A quem interessa esse desinteresse pela nossa cidade?
Mossoró se desenvolveu principalmente pela sua riqueza com seus campos de Petróleo e hoje o que observamos é que não se escuta nenhum político defendendo o investimento da Petrobrás com o nosso estado, investimento que hoje foi embora com a queda de mais de 80%.
Essa é a grande diferença do RN para o CE.
Lá no CE se o Governo Federal tentar retirar qualquer recurso todos se unem, aqui o que observamos é todos baixarem a cabeça e não defender o nosso estado.
Mossoró necessita de reconhecimento dos nossos políticos, chega de 4 em 4 anos tentarem nos passar o melhor de Mossoró, quando hoje o que vemos é que em 2008 já foi bem melhor. Profundamente lamentável.
Espero que a Governadora Rosalba Ciarlini (DEM) mude tudo isso e mais: coloque alguns projetos do CE no nosso estado, pois estamos necessitando de grandes mudanças, principalmente na área Industrial para a nossa cidade.
José Maria de Souza Luz Filho (Zezinho) – Webleitor e empresário
Nota do Blog – Meu caro Zezinho, a Copa do Mundo de 2014 apenas vai aprofundar esse “apartheid” e de vez formalizar o surgimento de dois RN´s: um da Grande Natal e outro da Reta Tabajara pro sertão, que terá Mossoró, crescendo por suas riquezas naturais, localização privilegiada e ousadia da iniciativa privada, como sua “capital”.
Lamentavelmente a politicalha, na qual boa parte do empresariado se mete diretamente ou por omissão, concorre para isso. Por que vocês não se mobilizam através de suas entidades de classe como CDL, Acim, Sindivarejo etc.?
O Distrito Industrial de Mossoró arrasta-se. Há deficiência de água, telefonia, Internet, energia, pavimentação e mesmo assim a propaganda vendida – e não contestada pelo empresariado – mostra tudo como se fosse uma espécie de Dubai. Absurdo!
Paremos de resmungar e acusar políticos; passemos a descruzar os braços. Sejamos proativos. Vamos à luta.
A elite política do Rio Grande do Norte, com raras exceções, já disse a que veio e tem cumprido seu papel de olhar pro próprio umbigo, arrumar a vida dos seus. Não esperemos muito além disso.
É isso mesmo Carlos Santos, um exemplo, podemos citar a Itapetinga Agro-Industiral S/A – fábrica de cimento NASSAU que pavimentou COM RECURSOS PRÓPRIOS a Av. João Pereira dos Santos Filho, que dá acesso à fábrica, localizada em zona urbana, haja vista a impossibilidade de ser feita pela PMM, cujas reivindicações foram feitas e negadas por quatro gestões municipais seguidas.
Mas Mossoró está de parabéns porque é amada NÃO pelos seus administradores, mas por aqueles que aqui chegam para estudar (aqui me incluo), para trabalhar, para instalar suas empresas. Por isso acredito numa mudança política a curto ou a médio prazo em Mossoró. Necessário se faz.
Se Mossoró fosse uma cidade do Ceará, seria a mais desenvolvida do interior nordestino.
C. Santos, você é mesmo um visionário! Tenho a mesma visão futurística para o RN, dividi-lo em dois estados federados, será bom para Natal e Mossoró (para acabar de vez com as disputas e briguinhas políticas que mantém essas duas grandes cidades atrasadas economicamente), mas não vejo como “apartheid” e sim como uma oportunidade e ao mesmo tempo uma grande necessidade geo-político, cultural e econômico para o povo riograndense, todos seriam beneficiados com a criação desse novo estado. Será mais uma vitória na bela história do povo mossoroense…vamos semear a idéia. Por outro lado, não temos muita aproximação com a nossa capital Natal a não ser por questões políticas administrativas e de saúde pública, na verdade há uma ligação econômica maior com a capital cearense, Fortaleza-CE, acredito até por uma ligação histórica e de sangue com o nosso vizinho e irmão rico, o generoso “país” do Ceará… Chegou a hora, Mossoró merece mais do que nossa tradição política oferece. Dizem por aí que somos a “capital da Cultura”, “País de Mossoró” “capital do Oeste Potiguar”, capital disso e daquilo, portanto, tá na hora desse dito popular se transformar em realidade no futuro breve. Precisamos transformar o velho elefante em dois cavalos econômicos, caso contrário o nosso silvestre animal ficará mendigando no Jardim Zoológico dos políticos tradicionais do RN. Parabéns mais uma vez!
Mossoró necessita de aeroporto e estádio novos.
Triste desilusão a minha ao pensar que com este governo o progresso atravessaria os limites da “Grande Natal’.
De “Adoro Mossoró”, esse governo não tem é nada!
nós vemos que enquanto o estado do RN for refem de sua capital, e se não tivermos um projeto de governo de médio e longo prazo, as demais cidades do RN não terão desenvolvimento, mesmo aquelas dotadas de recursos naturais, como a nossa mossoró.
quando a fabrica das confecçoes guararapes fechou as suas portas em MOSSORO,deixou um rastro de destruiçao e de mortes,foram milhares de empregos diretos e indiretos perdidos,muitos pais e maes de familias,entraram em depressao,houve suicidios,foi um ato selvagem,feito com uma populaçao de uma cidade,que ate hoje,ainda tem pessoas que sofrem,com esse absurdo
quem era nascido na epoca lembra disso,o nosso estado era governado por um maia,
se nao me falha a memoria era JOSE AGRIPINO MAIA
nessa epoca o governador do CEARA era VIRGILIO TÁVORA,Ao ser indagado sobre fechamento da guararapes
em MOSSORO ,e talvez no CEARA,
o governador saiu~se com essa!!
AQUI ELES NAO FECHAM A FABRICA,AQUI TEM GOVERNADOR…..e nao foi fechada fabrica nenhuma no CEARÁ,
muito pelo o contrario,o grupo investiu mais nesse estado.
enquanto formos governados por grupos familiares,que so “adoram’o acumulo de poder e dinheiro,nunca sairemos dessa miseria.
enquanto nao notarmos que o “rei está nú”,sofreremos com esse reinado predador e bizarro.
Cada comentário……!!!!!!! Ceará rico ??? Lá não tem pobre ?? Lá não tem analfabetos.??? Lá não tem ninguém com dívidas ???? Lá não tem ninguém fazendo greves ???? Lá não tem violência??? Lá nao tem ninguém nos corredores dos hospitais esperando para ser atendido ??? Lá não tem ninguém recebendo o BOLSA ESMOLA ??? LÁ NÃO TEM NINGUÉM ……..(poderia citar inúmeros problemas)…….. mossoroenses, meus amigos…. vamos deixar de picuinhas bestas…!!! Vão trabalhar…… e olhe que sou CEARENSE !!!!
Concordo com alguns comentários, porem vale salientar que já está visível que há vários anos Mossoró não tem politicas públicas de verdade, Mossoró é uma cidade rica por se só, e não depende do Governo do Estado para ter: UPAs funcionando (para isso foram criadas), Maternidade Infantil, UTIs Neonatal, Guarda Civil na rua, transporte público eficiente, Qualificação profissional, aeroporto e estadio de futebol (não temos mais nem campo de várzea).
Nobre Carlos Santos, você disse bem. “Paremos de resmungar e acusar políticos; passemos a descruzar os braços. Sejamos proativos. Vamos à luta”.
Já que os políticos fazem, e como fazem, pelo próprio umbigo, façamos em prol do nosso próprio também. Briguem, mostrem que não é aquilo que as agências de publicidade mostram.
Prezado FRANCISCO SILVEIRA,
Parece que você não conhece o Ceará mesmo sendo cearense, o nosso vizinho está muito mais desenvolvido economicamente que o RN. Aracati por exemplo tem um Aeroporto, aqui bem pertinho, nosso vizinho de fronteira, talvez a cidade seja menor que o bairro Santo Antônio e Abolições, inúmeros são os exemplos que poderíamos citar. Em nenhum momento foi comentado que lá no CE as coisas acontecem as mil maravilhas, foi apenas um exemplo que pode ser comparado aqui bem pertinho. Há muitas falhas no Governo Cid Gomes (PSB), ele é péssimo para o funcionalismo público (as Escolas Estaduais estão em greve até o momento). Ele disse a maior besteira da sua vida pública “Professor deveria trabalhar por amor e não por dinheiro”, essa frase vai custar caro politicamente. Que eu saiba, ele não fez nenhum voto sacerdotal, muito menos é franciscano. Pondere sobre sua expressão “vão trabalhar” com os mossoroenses, nós somos trabalhadores e quem vive de picuinhas são alguns políticos sem compromisso que temos aqui no RN, dê graças a Deus por esse povo está lhes estendendo a mão como sempre fez e faz com aqueles que são de fora, como você. A população mossoroense impõe seu respeito, principalmente aos forasteiros sem compromissos.
Quer dizer q o aeroporto de Aracati vale mais q Mossoró inteira . ?????? Hômi vá………….