A Prefeitura de Tibau do Sul, através da Secretaria de Serviços Urbanos, continuou nesta sexta-feira (23) a limpeza de lixo urbano encontrado na Praia das Minas. A equipe do secretário Thomas Albuquerque e voluntários conseguiram realizar a retirada de todo lixo na extensão de quase 4 km de orla. Também foi iniciada a limpeza da Praia de Sibaúma, local onde também foi encontrado lixo sem origem identificada.
A Secretaria de Meio Ambiente, Urbanismo e Mobilidade Urbana concluiu um relatório técnico, que evidencia os prejuízos para o bioma local. “Além disso, o relatório, elaborado pela equipe de biologia da Secretaria, categoriza o tipo de lixo achado nas orlas, a fim de auxiliar na descoberta da origem deste crime ambiental”, ressaltou a Secretária Laíra Sousa.
Relatório
O relatório será encaminhado para o Ibama, o Ministério Público Federal e para a Capitania dos Portos, para investigação da origem do lixo. A secretária Laíra também confirmou que o monitoramento nas praias, solicitado no relatório, já teve início.
A Praia das Minas é um famoso ponto de desova de tartarugas, mas os danos para vida marinha podem ir além disso.
Há um considerável número de tartarugas que residem na região e a vinda de uma grande quantidade de lixo plástico se torna um risco a essas espécies pela ingestão desses objetos.
Seringa
O material apareceu por volta da quarta-feira (21).
Estima-se que a ação natural das ondas marinhas jogou a grande quantidade de lixo na praia, como plásticos, sapatos, produtos de origem hospitalar como seringa etc.
Era cerca de meia tonelada de detritos, numa área conhecida internacionalmente, a Praia de Pipa.
A necessidade de limpeza ágil do setor tem relação direta com o turismo, mas também com o meio ambiente.
Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo Twitter AQUI, Instagram AQUI, Facebook AQUI e Youtube AQUI.
Se isso não for a ressaca de ‘Let’s Pipa’, eu cégui.
Brasileiros fazendo brasileirise.
Nossa raça sebosa!