O governador Robinson Faria (PSD) anunciou no dia passado que o governo estadual deu entrada ao pedido de certificação do Aeroporto Dix-sept Rosado, de Mossoró, na Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC).
Desde o inÃcio de sua gestão que o governante abraçou essa cruzada, que tem passado por alguns sobressaltos e precipitações em anúncios de hipotético inÃcio de voos comerciais com uso do aeroporto. Mas o processo de certificação é um marco. Uma esperança.
Fases
O processo de certificação possui quatro fases: O primeiro é o requerimento formal, feito na segunda-feira (27) pelo governo.
Em seguida vem o ciclo de avaliação do documento por parte da Anac.
Depois, ocorre a inspeção de certificação e, em seguida, a decisão sobre a concessão do certificado.
Após o recebimento do requerimento, a ANAC irá avaliar a documentação enviada e manterá contato com o operador para agendar a inspeção de certificação
Não há nenhum prazo regimental para que esse órgão federal emita a certificação de qualquer aeroporto e, se houver pendências, vai enviar demanda para que sejam solucionadas.
Prazo
Se aprovado, sua validade é por apenas um ano e já vem com limitações quanto às aeronaves que podem fazer procedimentos de pouso e decolagens no aeroporto.
Um exemplo desse processo é o que ocorre com o Aeroporto Dragão do Mar de Aracati no Ceará, a 95 quilômetros de Mossoró, em que as providências adotadas pelo governo estadual foram até mais céleres, inclusive com um equipamento aeronáutico construÃdo do zero.
Até o momento, a Anac ainda não garantiu o certificado, não obstante o pedido de certificação tenha sido protocolado em maio.
Outro lado desse enredo, é a hipótese do Governo do Ceará fomentar uma linha Fortaleza-Aracati-Mossoró, potencializando o aeroporto mossoroense, que há alguns meses é administrado por empresa terceirizada contratada pela gestão Robinson Faria, a Consultaer de Goiás.
Leia também: Governador, do Ceará, pode incluir Mossoró em rota aérea AQUI.
Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo Twitter clicando AQUI e o Instagram clicando AQUI.
Sonha Marcelino, se Rosalba, real defensora de Mossoró, não conseguiu em seu Governo um vôo comercial pra Mossoró, imagine esse fantoche velhaco!