Pelo menos quatro dos 14 vereadores governistas em Mossoró possui, em mãos, controle de partido no município. Mesmo assim, a tarefa de se reeleger não é fácil, em função de enormes dificuldades à montagem de nominata que os impulsione. Podem tentar outros caminhos.
Izabel Montenegro (MDB), Aline Couto (Avante) e Sandra Rosado (PSDB) trabalham incessantemente à reeleição com autonomia em seus respectivos partidos. O mesmo acontece com Didi de Arnor (PRB).
Manoel Bezerra (PRTB) segue dando as cartas – por enquanto – em sua legenda, mas deve terminar se alojando noutra, num chapão “salve-se quem puder” bem mais viável.
Quanto a Rondinelli Carlos (PMN), o seu destino deverá ser o PTB – na busca de meios para montar sua própria nominata. Ou não.
Ricardo de Dodoca não continuará à frente da sigla em que está hoje, o PROS. O oposicionista Genilson Alves (PMN) tende a ser novo ocupante e comandante-em-chefe (veja AQUI).
Refugo
Como todos os demais parlamentares – incluindo nomes da oposição -, eles enfrentam o fantasma do fracasso porque há um refugo de pré-candidatos que não querem ser apenas “esteiras” à facilitação da vitória de quem já tem mandato.
Vão ter que usar muitos e muitos argumentos (ô!) à alteração desse quadro, até o fim do prazo de filiações e oficialização de chapas (já nas convenções municipais).
Importante lembrar que em 2016, último pleito municipal, a legislação permitia ainda a formação de coligação entre vários partidos.
Agora, não. Cada um monta sua própria nominata que pode chegar ao máximo de 32 nomes. A disputa é sobretudo interna.
Vale assinalar também: o quociente eleitoral (veja como é feito o cálculo AQUI) em 2016 foi de 6.421 votos. Vai aumentar, tornando ainda mais difícil essa caça ao voto.
AGUARDE
Leia ainda hoje: Escolha partidária errada pode jogar fora plano de vitória;
Leia ainda hoje: “Sobras” são esperança para êxito nas urnas;
Leia segunda-feira: Chapões são o “salve-se quem puder” no governismo;
Leia segunda-feira: Alguns vereadores pensam até em desistência.
Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo Twitter AQUI, Instagram AQUI, Facebook AQUI e Youtube AQUI.
FALAR EM VEREADOR, OS VEREADORES DE TIBAU PRECISAM DISCUTIR COOM OS ORGANIZADORES DO CARNAVAL PARA ACHAR UMA SOLUÇÃO PARA DEIXAR A ENTRADA DA CIDADE DESOBSTRUIDA NOS FESTEJOS. PESSOAS DE UM LADO DA CIDADE NAO PASSAM PARA O OUTRO, ATE LVER UM DOENTE PARA O HOSPITAL É COMPLICADO COM O GANCHO TODO BLOQUEADO. A AVENIDA ENTRADA NAO PODE FICAR PARADA POR CAUSA DE PAREDÕES.
Por falar em vereador, seria bom que os vereadores de Tibau, agissem no sentido de tirar o movimento do carnaval da entrada da cidade. O movimento fecha a passgem de um lado para outro da cidade, inclusive para um atendimento hospitalar, bem como tentar mais uma viatura da PM para auxiliar o policiamento da cidade.
Carlos Santos, não entendo porque que políticos para se elegerem têm que mudar de partidos toda eleição, você ou Quem souber me responda por favor.
Se dependesse de mim, nenhum vereador se reelegeria, ou melhor, eles nem existiriam.