sábado - 14/02/2015 - 19:43h
OAB

Comissão busca melhorias para Hospital Regional TM

Representantes da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Subseção de Mossoró, estiveram reunidos hoje (13) em Natal com o secretário estadual de Saúde, José Ricardo Lagreca, para discutir os problemas que envolvem o Hospital Regional Tarcísio Maia (HRTM), de Mossoró. O secretário informou que o os medicamentos de baixa e média complexidade já foram repostos e que o estoque de maior complexidade foi solicitado, devendo chegar em 20 dias.

Quanto à falta de estrutura e os equipamentos quebrados, o Executivo disse que irá tentar conseguir os recursos.

Comissão foi recebida por Lagrega (à cabeça da mesa) em Natal (Foto: OAB)

O encontro com o responsável pela Secretaria de Estado da Saúde Pública (SESAP) ocorreu após a inspeção que a Comissão de Direitos Humanos da OAB/Mossoró realizou no Hospital Regional Tarcísio Maia, no dia 6 deste mês. Entre os problemas verificados, a OAB constatou a falta de diversos tipos de medicamentos, aparelhos de exames parados por problemas técnicos e diversas falhas na estrutura do prédio, com goteiras dentro do repouso masculino da Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

Recursos federais

A Sesap informou que apenas os medicamentos mais simples foram repostos.

O secretário explicou para os membros da Comissão de Direitos Humanos da OAB/Mossoró e da Comissão de Direito à Saúde da OAB/RN que os medicamentos complexidade já foram solicitados e que deverão ser entregues ao hospital dentro de 20 dias. Quanto aos problemas estruturais e os problemas nos equipamentos, a resposta não foi tão positiva quanto a OAB esperava. Lagreca disse que irá buscar recursos junto ao Governo Federal para reformar o Hospital Regional de Mossoró e adquirir equipamentos novos e modernos, mas não apresentou um prazo concreto.

Participaram da visita de hoje os advogados Diego Tobias e Allen Medeiros, presidente e membro da Comissão de Direitos Humanos da OAB, o jornalista Cezar Alves, que é membro consultor da comissão, e a advogada Mayara Acipreste, presidente da Comissão de Direito à Saúde da OAB/RN.

Com informações da OAB.

Compartilhe:
Categoria(s): Saúde

Comentários

  1. raimundo nonato sobrinho diz:

    Comissao busca melhorias para o HRTM. Por que o governo nao sabe o que está acontecendo. Hilário se nao fosse trágico.

  2. luis claudio diz:

    O governador Robinson vive com uma espécie de agenda política andando pelos Municípios e visitas Hospitais apertando amão de pacientes sem resolver os problemas de falta de equipamentos e medicamentos. Ele poderia sentir vergonha dos pacientes que estão sofrendo nas camas de Hospital e ele fazendo flash para enviar para os blogues.

    Primeiro GOVERNO DE ROBINSON FARIAS E VICE DEIXAM O RN PARA PASSAREM O CARNAVAL FORA. RN COM GRAVES PROBLEMAS DE SECA, DESABASTECIMENTO DOS HOSPITAIS, ASSALTOS DIÁRIOS E O GOVERNADOR ABANDONA O RN NOS PRIMEIROS MESES DE GOVERNO.
    QUADRILHAS AGEM DIÁRIAMENTE ASSALTANDO E ARROMBANDO CARROS E LEVANDO OS ESTEPES. ESSES ROUBOS ACONTECEM E OS DONOS DE CARROS NÃO ESTÃO FAZENDO OCORRÊNCIA. SIGNIFICA QUE ESSES ASSALTOS NÃO ESTÃO SENDO COMPUTADOS.
    E PROPAGAM QUE A SEGURANÇA MELHOROU? ONDE ENCONTRAR ESSES POLICIAS NAS RUAS? ESTATÍSTICA NÃO BATE COM O REAL.

  3. Inácio Augusto de Almeida diz:

    ” Quanto à falta de estrutura e os equipamentos quebrados, o Executivo disse que irá tentar conseguir os recursos.”
    IRÁ TENTAR CONSEGUIR OS RECURSOS?
    Zé Ruela, reconheço que isto só pode ser uma piada, mas se você rir leva uma solita.
    A que ponto chegamos.
    DINHEIRO PARA CARNAVAL, TEM!
    DINHEIRO PARA VIAGENS, TEM!
    DINHEIRO PARA TUDO, TEM!
    DINHEIRO PARA A SAÚDE, NÃO TEM!
    “O secretário informou que o os medicamentos de baixa e média complexidade já foram repostos e que o estoque de maior complexidade foi solicitado, devendo chegar em 20 dias.
    POR QUE SOMENTE AGORA É QUE FORAM SOLICITADOS PS MEDICAMENTOS DE MAIS ALTA COMPLEXIDADE?
    Claro que vai fingir que não leu este comentário e nada vai responder.
    A coisa anda tão fora de controle que o Secretário de Saúde afirma uma coisa e a Secretaria de Saúde diz outra.
    Atentem para esta declaração do Secretário:
    “O secretário informou que o os medicamentos de baixa e média complexidade já foram repostos”
    Agora leiam o que declarou a SESAP:
    “A Sesap informou que apenas os medicamentos mais simples foram repostos.”
    SECRETÁRIO DE SAÚDE, OS MEDICAMENTOS DE MÉDIA COMPLEXIDADE FORAM OU NÃO FORAM REPOSTOS?
    Até quando o povo vai suportar tanto descaso?
    /////
    OS RECURSOS SAL GROSSO SERÃO JULGADOS AINDA ESTE ANO?
    SAL GROSSO PRESCREVE EM 2019?
    UM TAC PARA ACABAR COM A LEI DA MORDOMIA DOS VEREADORES.

    • raimundo nonato sobrinho diz:

      O Sr Robson abandonou o RN quando era vice governador, só nao abandonou o salário. Como governador o que mudou.
      Até o momento só conversa mole.

  4. FRANSUÊLDO VIEIRA DE ARAÚJO diz:

    Quem sabe a CDH consiga sair das amarras da conveniência, da omissão, dos interesses escusos e da politicagem a qual normalmente a direção da OBR/RN., historicamente está atrelada, e, por conseguinte consiga viabilizar alguma solução que mitigue os graves, gravíssimos problemas pro que passa a saúde pública no país de Mossoró, região e no estado do Rn., com um todo.

    Mesmo porque, mecanismos de ordem jurídica não existem e muitos, porem, sobreditos mecanismos não caminham, não agem e não provocam o MP e o estado Juiz por se só, para tal necessário se faz que o comando tenha, antes de tudo, independência, e aí sim , possa por em prática sua sensibilidade social e política, tome a decisão correta e faça valer a nossa constituição cidadã.

    Já atuei como 1º Secretário da CDH no país de Mossoró, e conheço pari passu os enormes obstáculos, sobretudo de ordem política para que um trabalho de investigação no que tange as causas e com causas com relação ao público, notório e latente caos a vicejar no quadro de atendimento medico hospitalar, ao fim e ao cabo, tenha algum resultado prático, que de fato, mitigue esta grave questão de ordem estrutural e política.

    Sinceramente, torço para que os colegas qua atualmente estão à frente de mais um trabalho de investigação, possa viabilizar na práxis das necessidades daqueles historicamente excluídos e que não possuem um mínimo de assistência médico- hospitalar, algumas das soluções intentadas.

    DIANTE DISSO TUDO, ASSEVERO MAIS UMA VEZ, O CONJUNTO DAS SOLUÇÃO, PASSA NECESSARIAMENTE POR UM TOMADA DE CONSCIÊNCIA DA SOCIEDADE BRASILEIRA, SOBRETUDO NA HORA DO VOTO, MESMO PORQUE A SOLUÇÃO NÃO É TÉCNICA E (OU) DE GESTÃO E SIM , POLÍTICA.

    Um baraço

    FRANSUÊLDO VIEIRA DE ARAÚJO.
    OAB/RN. 7318.

  5. FRANSUÊLDO VIEIRA DE ARAÚJO diz:

    Errata, desculpe-me Sr. editor do Blog e Web-leitores, no segundo parágrafo, quiz dizer/escrever que existem muitos mecanismos de ordem jurídica à disposição dos colegas que estão ataulemten à frente da CDH, por favor desconsiderem o “NÃO”…

    Obrigado…!!!
    Um baraço.

    RANSUÊLDO VIEIRA DE ARAÚJO.
    OAB/RN. 7318.

Faça um Comentário

*


Current day month ye@r *

Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2025. Todos os Direitos Reservados.