Pela primeira vez no âmbito de Mossoró, o comércio tem em mãos dados cientÃficos para identificar o pensamento do consumidor em relação ao perÃodo de final de ano. O que fazer, por exemplo, com o 13º salário?
Quase metade dos mossoroenses usará o décimo terceiro salário para pagar dÃvidas. É o que revela essa pesquisa inédita sobre o mercado local para o perÃodo do fim do ano, encomendada pelo Sindicato do Comércio Varejista (SINDIVAREJO), com apoio da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do RN (FECOMÉRCIO). Foi apresentado em Mossoró nesse terça-feira (25).
Presidente e vice do Sindivarejo, respectivamente Michelson Frota e Jair Queiroz, receberam relatório final da pesquisa na própria sede do Sindivarejo.
Com relação ao décimo terceiro salário, 44,8% dos entrevistados disseram aos entrevistadores do Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento do Comércio (IPDC), órgão ligado à Fecomércio, que irão usar essa bonificação para quitar dÃvidas. Já 22,2% dos ouvidos pretendem fazer novas compras; 17,2% aplicarão o dinheiro e 8,6% dos entrevistados disseram que vão guardar para pagar compromissos de janeiro.
Ainda foi possÃvel detectar, que 1,1% pretende usar o décimo terceiro para viajar nas férias e 7,9% ainda não sabem o que fazer – mostrou Marcus Guedes, diretor do IPDC, na apresentação da pesquisa.
Compras
Pelo menos 62,3% dos mossoroenses vão fazer compras de fim de ano no comércio tradicional. Outra informação que não deve surpreender mas deve nortear o empresariado à atração do consumidor: 33,8% pretendem fazer as compras de fim de ano 15 dias antes do Natal e 27,2% planejam fazer compras na semana que antecede o Natal.
A pesquisa também revela que 78,4% dos entrevistados pretendem fazer pesquisa de preço nas compras natalinas. Mostra que o empresariado precisa se mexer muito para conquistar o comprador.
A pesquisa foi desenvolvida com uma amostra aleatória de 601 pessoas do municÃpio, entre os dias 3 e 5 de novembro, distribuÃda em bairros da área urbana da cidade de acordo com repartição proporcional da população com 18 anos e mais de idade registrada no Censo Demográfico de 2010, realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e EstatÃstica (IBGE).
O Ãndice de confiabilidade é de 95%.
A governadora Rosalba prometeu nesta terça (25), na mÃdia local, que irá pagar os 80% restantes do 13º dos seus servidores no próximo 16 de dezembro. Agora, com relação ao pagamento do próprio mês de dezembro nada declarou, deixando fluir por nossa imaginação que será o governador Robinson, a partir de 01/01/2015, quem irá cumprir com o compromisso… Que a Rosa do Oeste volte pra Tibau na paz de Deus, da virgem Maria e da Pomba do Divino…