O advogado e escritor Marcos Pinto denuncia, através do Blog Carlos Santos, que conforme vídeo contante nesta postagem, a Prefeitura Municipal do Apodi – através de sua Secretaria de Serviços Públicos – tem fornecido caçamba e retroescavadeira para promover aterramento do leito da Lagoa do Apodi, objetivando construir imóveis de alvenaria.
“Dominado por tamanha estupefação é que me dirijo ao amigo para solicitar a divulgação em nosso prestigiado Blog a respeito de um violento crime ambiental cometido contra a lendária Mãe-lagoa de Apodi”, justifica.
“É inconcebível a prática de tamanha agressão ao já bastante assoreado leito da lagoa. Estranho que até agora o douto Representante do Ministério Público da Defesa do Meio Ambiente da Comarca do Apodi não tenha adotado enérgicas medidas coibitivas contra tão danoso crime ambiental”, afirma ele.
Antecipadamente agradecido.
Marcos Pinto – OAB/RN-2252.
Nota do Blog – Estamos à disposição da PMA, caso queira se pronunciar sobre a denúncia em epígrafe.
Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo Twitter AQUI, Instagram AQUI, Facebook AQUI e Youtube AQUI.
É urgentemente necessário que seja proposto um Projeto-de-Lei na Assembléia Legislativa do RN instituindo/ criando uma A.P.A. (Área de Proteção Ambiental) protegendo todo o leito e entorno da lagoa. Urge que o ilustre Representante do MP de Defesa do Meio Ambiente da Comarca do Apodi determina ao Sr. Prefeito do Apodi a a imediata utilização do mesmo maquinário que foi usado na prática do crime ambiental, para o devido cumprimento de retirada do entulho despejado no leito da Mãe -Lagoa, sustento piscoso das humildes familias dos pescadores. Tenho dito.
Captei a vossa mensagem.
Vou comunicar esse desesperado apelo ao pavão Gilmar, acrescentando ainda:
A Mãe-Lagoa é usada para lavar a burra, a égua, jumentos e cavalos da região, além de a população que mora em em seu entorno cagar em sua beirada todo santo dia.
A Mãe-Lagoa até parece a Lagoa da Mãe-Joana.
A Lagoa é um patrimônio público um bem de todos os Apodiensses, que precisa ser preservado não só para essa geração mas também para as futuras.Todo o meu apoio ao estimado amigo Marcos Pinto pela iniciativa em tornar público tamanho desrespeito a natureza e ao patrimônio público.
Isso é um desrespeito com o meio ambiente. O ministério público deveria punir urgentemente.
Inaceitavel tanta depredação com nosso cartao postal.
Mas assim como o nosso patrimônio natural o nosso patrimônio histórico também precisa ser preservado, quase todos os casarões antigos foram derrubados, deveriam ser tombados, mas falta interesse público e de todos os nossos gestores.
Se todos fizéssemos nossa parte a historia de nossa cidade não seria esquecida por nossos descendentes.
Falo isso com convicção e ponho como exemplo o meu bisavô Nonato Mota, que deixou um legado histórico para nós apodiense.
Jornalista Carlos Santos sabe que estou viajando, mas não posso me ausentar nesse assunto relevante. Preservem a Lagoa! É patrimônio público. Esse desrespeito à natureza é criminoso!
Meu caro conterrâneo Marcos Pinto, não dá para não se solidarizar com a sua preocupação para com a nossa “mãe lagoa”. Mãe em sentido amplo, fonte que fez surgir as sua margens a cidade, que em tempo não muito distante abastecia com água potável a cidade, matava a cede de animais, em tempo de secas, rebanhos e mais rebanhos se via passarem vindo das fazendas próximas, sendo conduzidos por boiadeiros, para as margens da lagoa que não secava. Mãe que suprimia a didade, diariamente, com seus peixes, camarões. Mãe esta fonte de alimentos que os gestores municipais, aos longo dos anos, não suberam valorizar, nunca viram como um bem comum. A história da nossa lagoa é registrada por descasos, desde quando se acumulavam lixos nas proximidades e as enxurradas transportavam para o seu leito. Até o famoso calçadão se esquecem que foi umcrime perpetrado a lagoa, um presente de grego, pois ao invés de desapropriarem os imóveis reibeirinhos, fizeram foi aterrar para tal construção. Um fato que se ver, os proprietários de terras em seu entorno, pôem cercas adentrando até dentro do lago, pois se sabe que todo manancial pertence à União, o muro desrespeita o direito ao acesso que é de todos. Nem vou falar da ilhota, que tem dono. Enfim, hoje, precisamos de defensores do meio ambiente sempolítica partidária, sem abraçar a causa por ser adversário de tal gestor, oposição por oposição, mas sim, empenhado por amor a natureza e a sua terra natal. A poluição, o assoreamento, o desmatamento e a urbanização são fatos, espero que a sua voz ecoe e surta efeito, se não aos poucos estamos assistindo à concretização do “triste fim da Lagoa de Apodi”!
É de cortar Coração em ver essas imagens triste, na nossa lagoa Itaú, hoje mãe lagoa Apodi, o poder público { prefeito, vice e vereadores, e toda população apodiense tem que ver isso com mais amor, urgente, essa triste sena si não tomar as devidas providencias, vira um deposito de entulho, sem falar com lixo, e restos de animais mortos, vai poluir tudo em pouco tempo.