segunda-feira - 23/03/2015 - 18:49h
Audiência Pública

Debate, enriquecedor, anima segmento salineiro

A audiência pública promovida hoje pela Assembleia Legislativa, em seu plenarinho, sobre questões diversas do setor salineiro (Veja AQUI), foi uma das mais produtivas realizadas pela Casa nos últimos tempos. Opinião unânime dos principais interessados: empresariado da área.

Foram dissecados temas diversos que representam gargalos à sobrevivência de uma cultura econômica que existe desde o Brasil Colônia, empregando cerca de 15 mil pessoas e com praticamente 95% a 97% da produção nacional.

Garibaldi participou de evento, assinalando sua importância (Foto: Blog Carlos Santos)

O economista e administrador de empresas Carlos Duarte abriu pronunciamentos, com palestra sobre papel da indústria e crise cíclica. Mostrou caminhos alternativos para uso do sal/águas mães.

“Sal vindo do Chile é isento de tudo e o nosso com todos os impostos,” se queixou Renato Fernandes, empresário do setor e ex-dirigente da Companhia Docas do RN (CODERN). Agradeceu o autor da audiência, deputado Manoel Cunha Neto (PHS), “Souza”, pela iniciativa..

Em sistema de vídeoconferência, falando da Câmara Municipal de Areia Branca, o pequeno produtor salineiro Enilson Fernandes demonstrou preocupação com segmento em Grossos. Citou que umas 10 moagens estão fechadas no município e cerca de 80 pequenos produtores estão em dificuldades.

Inovação

O secretário Orlando Simas, da pasta do Desenvolvimento do Estado, disse que Governo criará Polo Tecnológico e de Inovação para setor.

Antônio Veras, executivo do sal, fez palestra com uso de slides. Reiterou que RN produz 6 mil toneladas/ano. “Se preciso dobrar, poderemos dobrar”, garantiu.

O deputado federal Rogério Marinho (PSDB) defendeu o programa Mais RN, estudo sobre potencial econômico empinado por ele quando era secretário estadual do Desenvolvimento Econômico, além de novo porto pro RN.

André Horta, titular da pasta da Tributação assegurou que redução de 50% da alíquota do ICMS para o sal estava mantida. Governo Robinson Faria (PSD) acatou pedido apresentado pessoalmente ao governador pelo deputado Souza.

Airton Torres, da Federação das Indústrias do RN (FIERN) e indústria do sal, mostrou problemas para cumprimento de exigências legais. Mas elogiou nova mentalidade de órgãos fiscalizadores.

Colaboração

Alvamar Queiroz, superintendente do Ibama, afirmou que há disposição do órgão em colaborar com setor. “Eu conheço. Tenho ligação com o sal desde a época do deputado federal Antônio Florêncio” (anos 70), contou.

O senador Garibaldi Filho (PMDB) e deputado federal Beto Rosado (PP) sublinharam apoio à luta da indústria. Prometeram se mobilizar em Brasília.

Rondinelli Oliveira, diretor geral do Idema, pronunciou-se. Garantiu empenho do órgão para agilizar licenças. “Estamos trabalhando”, disse.

Edvaldo Fagundes, empresário de peso da indústria do sal, participou do debate. Lamentou que boa parte dos políticos não tenha aparecido. Empresário aplaudiu iniciativa de Souza.

Compartilhe:
Categoria(s): Economia / Política

Comentários

  1. Inácio Augusto de Almeida diz:

    Surpreende-me positivamente o Deputado Manoel Cunha Neto (PHS), o “Souza”.
    Imagine se todos os deputados do RN estivessem preocupados, como ele, com os GRANDES problemas do Estado. Há quem diga que Deputado não decide nada. Ledo engano. Deputado tem força de influenciar na tomada de decisões governamentais em todas as áreas, seja na indústria, turismo, comércio, educação, segurança,etc.
    O problema é que muitos se elegem deputados já pensando na próxima eleição. E sentam-se naquelas confortáveis cadeiras apenas para fazer politicagem e pressionar o Governo por sinecuras e prebendas.
    Para fazer esta constação basta verificar a atuação de parlamentares que durantes anos e anos esquentaram a cadeira, QUANDO ESQUENTAVAM, com suas gordas bundas.
    Querem um exemplo atual?
    Comparem o desempenho do Dep. “Souza” com o do Dep Galeno.
    Aos apressadinhos digo que nunca vi o Dep “Souza”, muito menos o Dep.Galeno.
    O ÚNICO POLÍTICO QUE ATUALMENTE EU DESEJO VER É A FAFÁ ROSADO.
    Mas esta só aparece para os mossorenses às vésperas das eleições. E como eu não dotado do dom da clarividência…
    Para que desejo falar com Fafá Rosado? Para definir minha situação de filiado ao PMDB. Caso ela confirme que o partido vai dar legenda para condenado em primeira instância por prática de improbidade disputar cargo eletivo em 2016, pedirei a minha desfiliação.
    O Dep “Souza” serve de exemplo a todos os eleitores do RN.
    Imaginem se nós só votássemos em pessoas que desejam o cargo para TRABALHAR pela sociedade?
    Vamos sonhar um pouco. Vamos imaginar Mossoró com 21 vereadores tipo Dep. “Souza”.
    E isto só depende de nós.
    ///////////
    QUANDO SERÃO JULGADOS OS RECURSOS SAL GROSSO?
    O UNIFORME ESCOLAR NÃO FOI ENTREGUE EM MOSSORÓ.

Faça um Comentário

*


Current day month ye@r *

Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2025. Todos os Direitos Reservados.