• Cachaça San Valle - Topo - Nilton Baresi
domingo - 16/03/2014 - 11:47h
Em Alexandria...

Drama revela descaso com saúde e risco à vida de criança

Por Mozart Maranhão (Veja AQUI )

– 03:35 – Acordo com meu filho de 4 anos, vomitando ininterruptamente. Reclama de dores na barriga. Tomamos os cuidados iniciais, porém pelo volume de vômito, decidimos levá-lo ao hospital.

– 03:50 – Ligo para Hospital Guiomar Fernandes, (33812435). Após o telefone chamar muito, atende um senhor e nos diz que lá, médico de plantão não tinha.

– 03:53 – Ligamos para o Hospital Joaquina Fernandes, (33812210).  Quem nos atende de imediato é Valdir. A resposta: “também não tem médico”.

Uma cidade, segundo o IBGE, com população estimada de 13.878 habitantes, não tem um só médico de plantão. Corporativismo ou irresponsabilidade?

Mais uma vez, a Secretaria de Saúde, aparentemente nada fez, para coibir fatos desta natureza, ocorridos por duas vezes, somente nas oportunidades que infelizmente necessitei de médico durante a madrugada.

A Secretaria de Saúde do município, segundo Danilo Dantas, titular da pasta, dias atrás, está passando os recursos suficientes. Qual está sendo o destino destes valores? Não é satisfatório para manter um profissional da medicina de plantão, para atender à população quando preciso? Uma cidade, na saúde, desgovernada.

Sem nenhuma assistência aqueles que pagam impostos e contribuem, pouco ou muito, para o desenvolvimento do município. Independentemente da colaboração, por meio das taxas que diariamente somos obrigados a saldar, existe a assistência médica pública, que deve estar presente para socorrer a quem necessitar. Onde estão sendo utilizadas as cotas destinadas à saúde pública de Alexandria?

Repito: insuficiente ou mal utilizada?

O Ministério Público será mais uma vez acionado, na ânsia de que situações vexatórias desta espécie, deixe de acontecer. A população, que elege os governantes, municipal; estadual e federal, tem o direito nato de ser atendida e ter um médico de plantão, faça sol ou chuva. Seja de dia ou à noite. Há um termo extremamente apropriado para este cenário: Irresponsabilidade.

– 04:11 – Concluo entre idas e voltas ao quarto do meu filho, este texto. Oro ao grande Deus para que melhore. Esse sim, está de plantão, para ricos e pobres. E “anotando” tudo direitinho na “conta” de quem brinca com a saúde do povo.

Nota do Blog Carlos Santos – Torço para que sua criança se recupere logo, meu caro.

Ao mesmo tempo, reforço aqui sua cobrança e vigilância, para que outras pessoas que precisem dos serviços médicos, possam recebê-los.

Seu exemplo de pai e de cidadão, não pode ficar como algo isolado. Precisa se repetir e se transformar em regra, nunca em exceção.

Mande notícias da criança

Compartilhe:
Categoria(s): Artigo / Saúde

Comentários

  1. José Raimundo diz:

    Bom dia Carlos!
    O relato do pai aflito, é o retrato da saúde em nosso país e nosso estado. Infelizmente.
    O caso em si, realmente é de estranhar. Alexandria uma cidade governada por um MÉDICO, acontecer fato como esse. Lamentável!
    Ontem aqui em nossa cidade, tomei conhecimento que: Um pai, teve que levar sua criança à Natal, para tratar de uma pneumonia. Já que o plano de saúde da família é BRADESCO. E aqui em Mossoró, O único Hospital que tem plantão pediátrico é o Wilson Rosado. Conveniado com a UNIMED. Pode? pode. Aconteceu em MOSSORÓ.

    • Carlos Santos diz:

      NOTA DO BLOG – Sempre preocupante. Minhas crianças tiveram plano Unimed e duas delas ainda os possuem, mas em Natal. Hoje são todas crescidas, claro. Mas à época em que formulei os contratos, ter Unimed era sinal de excelente atendimento e até status. Lamentável que saúdes pública e privada tenham descido a ribanceira.

  2. Gerson Barbosa diz:

    Só não entendi a citação do corporativismo! Parece que virou moda bater na classe médica; parece que tudo o que acontece ( ou não acontece) na saúde é culpa somente de médicos! Se não tem médico talvez seja porque não oferecem condições adequadas de trabalho e nenhum profissional queira se arriscar a trabalhar sem estrutura. E se houvesse médico e nào tivesse estrutura de trabalho, o profissional resolveria sozinho? Em relação à saúde pública, a grande pergunta que carece de resposta é por que! Mas insistem em tentar responder “quem”!

  3. José Raimundo diz:

    Não amigo. Acho que você entendeu mal.
    Não houve intenção em bater na classe médica. O que acontece na saúde hoje, pra mim, é questão de gestão. Apenas isso. Agora, você achar que isso é normal. Tenha paciência.
    Acho que vocês médicos, são sacrificados pelas falta de condições as quais são impostas em muitos casos. Nós como cidadãos, pagamos impostos caros e ainda temos que pagar plano de saúde, também caro. E quando não se trata de “URGÊNCIA” muitas vezes não serve pra nada. Já que: Quando se trata apenas de consulta, muitos médicos que atende ao plano, desdenham. Marcam para 30 dias no mínimo. Agora responda é Justo?
    Sem querer desmerecer e nem generalizar. Você acha que um médico ganha pouco? se ganha, é porque não quer trabalhar amigo.
    A profissão em muitas especialidades é Estressante? Sim. Sem dúvida. Mas, quando foram escolher a especialidade já se sabia. Porque depois de formado, com o mais belo dos juramentos profissionais, ficam botando banca? vocês se formaram para cuidar da saúde do seu semelhante. portanto amigo, repito mais uma vez. SEM GENERALIZAR, vocês médicos tem que baixar a bola e pelo menos em seus consultórios perceberem que: QUEM OS PROCURAM, PROCURAM PORQUE ESTÃO COM ALGUM PROBLEMA DE SAÚDE. Não é porque acha que você ganha pouco e quer te fazer uma visita e te pagar não.
    Há poucos dias, li um cometário feito por um colega seu, criticando a forma de como os médicos hoje estão protestando. Com GREVE. Pediu que mostrassem os contra cheques. Ainda não vi nenhum publicado. Nem verei. Porque sei que todos vocês ganham bem. E muito bem!
    Faça um exame de consciência amigo!
    Se há platonista escalado para dar plantão, seja lá em que condições fores. Que vá. Ou denuncie porque não vai. Se não vai e não denuncia, no mínimo é omisso.
    Coloque-se no lugar de qualquer dos dois casos(Com seu Filho(a). O de Alexandria e de Mossoró. Ai você se pergunta. É justo?

  4. fernando ff diz:

    No RN, o salario do medico e de apenas 1.400,00 reais, de um oficial de justiça 15.000,00. Tai a resposta.

  5. Inácio Augusto de Almeida diz:

    A verdade é que a saúde pública virou uma bagunça. Aqui em Mossoró uma dentista diz na cara do usuário do SES que não agenda a extração dentária e fica tudo por isto mesmo.
    Em Alexandria nenhum médico no plantão.
    Será que isto acontece apenas nesta pequena cidade?
    Medicamentos importantes como Glicamil e Besilato de Andolipíno em falta crônica, colocando em risco a vida de milhares de velhinhos.
    Para onde levaram o dinheiro destes medicamentos?
    Quem está posando de Secretário de Saúde no Governo Rosalba Ciarlini?
    Que está na Secretaria de Saúde de Mossoró?
    O POVO MERECE RESPEITO.
    Imagine se este não fosse um ano eleitoral…
    ////
    VOCÊ TERIA CORAGEM DE ENTREGAR UM CARRINHO DE PICOLÉ PARA QUE UM INDICIADO EM VÁRIOS ARTIGOS DO CÓDIGO PENAL, EM INQUÉRITO NA POLÍCIA FEDERAL, SAÍSSE VENDENDO PELAS RUAS DE MOSSORÓ?
    NÃO?
    VOCÊ TERÁ CORAGEM DE ENTREGAR MOSSORÓ A QUEM ESTÁ INDICIADO EM VÁRIOS ARTIGOS DO CÓDIGO PENAL EM INQUÉRITO NA POLÍCIA FEDERAL?
    PENSE NISTO.

  6. lair solano vale diz:

    Aos que tem plano de saúde em MOSSORÓ. Nossa cooperativa banca um pronto-socorro de PEDIATRIA 24 horas – caro e ocioso durante à noite, no entanto nos permite oferecer atendimento aos nossos usuários. Exista planos de saúde que vendem gato por lebre, ou seja, quando é perguntado se tem Pediatria eles informa que funciona no WILSON ROSADO. Os nossos pediatras atendem a todos os planos com o preço de particular oferecendo recibo para futuro ressarcimento daquele plano do usuário que não tem UNIMED MOSSORÓ OU NORTE NORDESTE .
    Estamos em um novo momento do nosso sistema. A UNIMED /FEDERAÇÃO incorpora à partir de abril – UNIMED Mossoró – ASSÚ e ALTO-OESTE, com o apoio da UNIMED BRASIL E ANS.

  7. Inácio Augusto de Almeida diz:

    PRESENÇA DE FALSOS DENTISTAS NA SAÚDE BRASILEIRA.
    “15/03/2014
    22h50
    redetv
    Uma mulher que estaria se passando por dentista foi presa neste sábado (15) em Cotia, na Grande São Paulo. ”
    Ainda bem que isto não acontece em Mossoró.
    “Falsa dentista é detida em clínica no Grande Recife
    TV Jornal
    Uma falsa dentista foi detida, nessa segunda-feira (27), por exercício ilegal da profissão em Jaboatão dos Guararapes, na Região Metropolitana do Recife. A técnica em higiene bucal, Simone da Silva dos Santos, 20 anos, atendia como dentista, há um mês, em uma clínica popular localizada no bairro de Prazeres.”
    Ainda bem que isto não acontece em Mossoró.
    Que bom que isto não aconteça em Mossoró.
    Certo que em Mossoró tem dentista que após examinar o dente de um paciente, inclusive observando a radiografia, não consegue perceber que o dente está inflamado e não prescreve nenhuma medicação, mesmo o paciente tendo lhe perguntado. E somente no outro dia, quando o paciente chega com o rosto mais inchado do que balão de São João é que receita amoxilina.
    Dias depois, após a retirada dos pontos da extração do dente que estava inflamado e que não identificou como tal, recusa-se a realizar uma outra extração dentária neste paciente, como se fosse o paciente o culpado por ela não ter conseguido identificar a inflamação dentária.
    Ainda bem que não temos falsos dentistas em Mossoró.
    Temos a crônica falta de medicamentos na UBS CHICO PORTO.
    Besilato de Anlodipino e Clicamil, remédios para contole de pressão arterial e diabetes, faltam a um bom bocado e quando se pergunta se chegaram a resposta que se ouve é que NÃO CHEGOU FOI NADA.
    Vai mal, muito mal a saúde pública em Mossoró.
    /////
    VOCÊ TERIA CORAGEM DE ENTREGAR UM CARRINHO DE PICOLÉ PARA QUE UM INDICIADO EM VÁRIOS ARTIGOS DO CÓDIGO PENAL, EM INQUÉRITO NA POLÍCIA FEDERAL, SAÍSSE VENDENDO PELAS RUAS DE MOSSORÓ?
    NÃO?
    VOCÊ TERÁ CORAGEM DE ENTREGAR MOSSORÓ A QUEM ESTÁ INDICIADO EM VÁRIOS ARTIGOS DO CÓDIGO PENAL EM ENQUÉRITO NA POLÍCIA FEDERAL?
    PENSE NISTO.

Faça um Comentário

*


Current day month ye@r *

Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2024. Todos os Direitos Reservados.