Do Globo.com e Veja On Line
O historiador britânico Eric Hobsbawm morreu nesta segunda-feira (1) aos 95 anos em um hospital de Londres, informou sua famÃlia. Ele sofria de pneumonia.
O intelectual marxista é considerado um dos maiores historiadores do século XX e escreveu “A era das revoluções”, “A era do capital”, “A era dos impérios”, “Era dos extremos”, “Sobre história social do jazz”, entre outras obras.
Hobsbawm nasceu de um famÃlia judia em Alexandria, Egito, em 1917. Ele cresceu em Viena e Berlin e se mudou para Londres em 1933, obtendo a cidadania inglesa. Ele se afiliou ao Partido Comunista da Inglaterra em 1936.
Autran Dourado
O escritor mineiro Autran Dourado morreu na manhã deste domingo, aos 86 anos, em sua casa no Rio de Janeiro, segundo comunicado da famÃlia. Recentemente, Dourado havia passado cinco meses internado devido a problemas respiratórios. O enterro foi realizado por volta das 16 horas, no cemitério São João Batista, em Botafogo.
Nascido em 1926, na cidade de Patos de Minas, Waldomiro Freitas Autran Dourado publicou mais de 20 livros, entre romances, novelas e ensaios. Sua primeira obra, Teia, foi publicada em 1947. Também publicou Uma vida em segredo (1964) e Confissões de Narciso (1997).
Seu romance mais famoso, Ópera dos mortos, de 1967, chegou a ser incluÃdo pela Unesco, da Organização das Nações Unidas (ONU), em uma coleção de Obras Representativas da Literatura Universal. Os Sinos da Agonia (1974), outro trabalho de sua autoria, foi adotado em exames de admissão de universidades na França.
Faça um Comentário