domingo - 15/05/2016 - 10:54h
Bancários

Entidade se posiciona diante da atual conjuntura nacional

O Sindicato dos Bancários de Mossoró e Região emite um manifesto, em que analisa a conjuntura política, econômica e social do país, interpretando esse cenário e colocando-se nesse contexto.

Ele sustenta sua posição na defesa “Dos direitos dos trabalhadores, do patrimônio nacional e das políticas sociais”. Veja íntegra abaixo:

O Sindicato dos Bancários de Mossoró e Região, como integrante da conjuntura política, social e econômica do País, não poderia deixar de contribuir com a busca por uma solução para os problemas graves que vive nossa nação.

Sem dúvida alguma, os trabalhadores enfrentam um momento espinhoso, com o encolhimento da economia e o consequente desemprego, que galopa para atingir a marca de mais de 10 milhões de trabalhadores até o fim do corrente ano, se não houver uma tomada de medidas que barre esta situação.

É incontestável a falência dos serviços públicos, especialmente os da saúde, educação e da segurança. Verbas foram cortadas e anuncia-se que outras serão riscadas do orçamento, numa suposta cota de sacrifício que será imposta ao povo brasileiro.

Todos sabem que o sistema político do país é uma vergonha, onde impera o fisiologismo do “é dando que se recebe”; onde as lideranças políticas aparelham a coisa pública para fins particulares; o clientelismo favorece grandes grupos e oligarquias, em detrimento dos direitos da população em geral; a corrupção destrói o Estado e depaupera a nação e enriquece os detentores do poder em todos os níveis, bem como os grandes empresários do sistema financeiro.

Infelizmente não há proposta séria para solucionar a crise, nem tão pouco um projeto político e econômico que una a nação brasileira para superar a gravíssima crise e retomar o crescimento, o emprego, a renda e o desenvolvimento. Tudo indica que os “projetos” apresentados até agora, desaguarão num quadro que penalizará ainda mais o povo brasileiro.

Devemos reconhecer que os banqueiros nacionais e o grande capital internacional têm atuado diretamente na desestabilização política e na ruptura do quadro institucional, pois são eles, aliados aos grandes empresários, que vêm impulsionando a crise econômica, reduzindo e encarecendo o crédito, com altas taxas de juros, aumentando a especulação financeira e criando um clima de instabilidade econômica para fomentar a mudança antecipada de governo, capitaneado pela grande mídia, setores do judiciário e a elite direitista brasileira.

Diante deste quadro, o Sindicato dos Bancários de Mossoró e Região, propugna e compromete-se a lutar por:

– Reforma política e partidária, através de uma Assembleia Nacional Constituinte exclusiva, negociada amplamente com a sociedade civil organizada;

– Uma política econômica, capaz de criar um ambiente que dê credibilidade para a retomada dos investimentos com geração de emprego;

– Imediata liberação dos recursos orçamentários destinados à execução das políticas públicas de saúde, educação, segurança, habitação e transporte;

– Retirada imediata dos mais de cinquenta projetos que extinguem ou diminuem os direitos dos trabalhadores;

– Medidas legislativas de fortalecimento dos órgãos de Estado de combate à corrupção.

Assim sendo, convocamos os trabalhadores bancários de nossa base e os demais segmentos da sociedade civil, para mobilizados, exigir da classe política a implantação dessas medidas como forma de superar a crise e defender intransigentemente nossas conquistas, não aceitando qualquer medida que imponha mais sacrifícios e retire ou diminua qualquer direito do povo trabalhador de nosso país.

A DIRETORIA

Compartilhe:
Categoria(s): Gerais / Política

Faça um Comentário

*


Current day month ye@r *

Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2025. Todos os Direitos Reservados.