A Academia de Ciências Jurídicas e Sociais de Mossoró (ACJUS) recepciona o seu sócio honorário João Almino nesta segunda-feira (11), às 20h30, no Palácio Cultural Acadêmico Milton Marques de Medeiros. Ele será homenageado pela casa. A visita representa um marco histórico para a entidade.
Ocupante da cadeira 22 da Academia Brasileira de Letras (ABL), nascido em Mossoró, João Almino está na cidade também para participar da Feira do Livro de Mossoró (FLIM), que acontece no Campus Central da Universidade do Estado do RN (UERN) – veja AQUI, participando de sua abertura nesta tarde de segunda-feira.
Perfil
João Almino, escritor e diplomata brasileiro, nasceu em Mossoró, no Rio Grande do Norte, em 1950. Ele é membro da Academia Brasileira de Letras e autor de vários romances premiados, além de escritos de história e filosofia política reconhecidos como referência para o estudo do autoritarismo e da democracia.
Ideias para Onde Passar o Fim do Mundo, Samba-Enredo, As Cinco Estações do Amor, O Livro das Emoções, Cidade Livre e Homem de Papel são alguns dos seus romances. Mas existem incursões a outros gêneros com ensaios como Os Democratas Autoritários, Era uma Vez uma Constituinte e 500 Anos de Utopia.
Academia e diplomacia
Almino tem uma formação acadêmica sólida, com bacharelado em direito pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), mestrado em sociologia pela Universidade de Brasília (UnB), doutorado em História Comparada das Civilizações Contemporâneas pela École des Hautes Études en Sciences Sociales de Paris e pós-doutorado na USP.
No campo diplomático, trabalhou em representações brasileiras na França, México, EUA (Washington, Miami, São Francisco), Líbano, Inglaterra, Espanha e é Embaixador do Brasil no Equador. Também lecionou em instituições como UNAM, UnB, Instituto Rio Branco, Berkeley, Stanford e Universidade de Chicago .
Acesse nosso Instagram AQUI.
Acesse nosso Threads AQUI.
Acesse nosso X (antigo Twitter) AQUI.
Faça um Comentário