Estudantes universitários ocuparam hoje a sede da Prefeitura de Governador Dix-sept Rosado, o Palácio 4 de abril. Cobram do prefeito Anax Vale (DEM) a garantia de transporte escolar.
Há decisão judicial datada da semana passada, assinada pelo juiz Evaldo Dantas Segundo, da Comarca de Governador Dix-Sept Rosado, determinando que a municipalidade assegure o transporte de todos os alunos para as instituições de ensino em Mossoró até o final do mês de dezembro de 2016, durante os três turnos.

Ocupação é pacífica e ordeira, mas com exigência firme de transporte (Foto: Erasmo Firmino/Tio Colorau)
A prefeitura deve manter três rotas pela manhã, uma rota à tarde e três rotas à noite.
Problema vem se arrastando há meses. Em março, em novo impasse, a Prefeitura cortou pagamento e impôs aos estudantes uma contrapartida para pagamento de 40% do custo do transporte, alegando que o erário municipal não tinha como custear todo o pagamento.
Em entrevista a Erasmo Firmino, editor do Blog do Tio Colorau, o prefeito disse que “em relação à Prefeitura nada mudou, continuamos cumprindo nossa obrigação”.
Boa parcela dos estudantes não tem como custear essa contrapartida. Daí o novo impasse no transporte, com a decisão deles de ocuparem a sede da Prefeitura, cobrando que Prefeitura assegure o transporte.
Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo Twitter clicando AQUI.
A falta do transporte estudantil é o bloqueio à alforria dos alunos que, ao procurarem o ensino, tentam alcançar a liberdade pelo progresso, desenvolvimento pessoal e familiar, seus lugares no mundo. Preparados, as chances serão muito, muito, maiores de se tornarem cidadãos produtivos, capazes.