• Cachaça San Valle - Topo do Blog - 01-12-2024
quarta-feira - 24/10/2012 - 08:24h
Estádio das Dunas

Estudo internacional diz que estádio será elefante branco

Do portal UOL

Todos os 12 estádios a serem usados na Copa do Mundo de 2014 devem ter, após o evento, público menor que as médias internacionais, e quatro deles estão condenados a se tornarem “elefantes brancos” – expressão popular usada para designar arenas esportivas quase sempre vazias. É o que diz levantamento feito pelo IDEE (Instituto Dinamarquês de Estudos do Esporte), que criou um índice mundial de estádios.

Os quatro estádios apontados pelo IDEE como os mais problemáticos da Copa 2014 são o Nacional, em Brasília, projetado para comportar mais de 70 mil pessoas, a Arena Amazônia, em Manaus, a Arena Pantanal, em Cuiabá, e o Estádio das Dunas, em Natal, todos com cerca de 42 mil lugares.

O IDEE afirma que a grande capacidade desses estádios contrasta com as médias de público das séries B, C e D do Campeonato Brasileiro, torneios habitualmente disputados pelos clubes que irão usar os candidatos a “elefante branco”. As divisões inferiores do Brasileirão têm médias que oscilam entre 2.100 mil a 4.500 mil torcedores.

O instituto diz considerar no estudo o argumento padrão do COL (Comitê Organizador Local), Ministério do Esporte e secretarias municipais e estaduais da Copa de que vários dos estádios do Mundial serão arenas multiuso, recebendo shows e convenções, e que isso garantirá o uso e ocupação dos mesmos, além da possibilidade da Copa renovar e ampliar o interesse de novos públicos por futebol. Mas, ainda assim, o IDEE mantém suas projeções que indicam ao Brasil um desafio enorme para o legado do torneio se adequar aos padrões internacionais.

Saiba mais AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Esporte

Comentários

  1. Carlos André diz:

    É CLARO NADA MAIS DO QUE LÓGICO!

  2. Rui Nascimento diz:

    Bem, como temos deficiência de hospitais, presídios e delegacias, não seria demais, depois da Copa claro, aproveitar a Arena “elefante” das Dunas e utilizá-la com estas finalidades acima citadas, dividindo-a em duas partes: metade para a Secretaria da Saúde e a outra metade para a Secretaria de Segurança. Quem sabe assim o (des)governo da “Rosaespinho” melhoraria seus índices de rejeição RN afora. Matava dois coelhos com uma cajadada só, pois daria utilidade ao “elefante branco” de 500 milhões de reais (essa micharia) e diminuiria os principais problemas do RN. E viva a Rosa!!!
    POBRE RN!

  3. Daniel Machado diz:

    Essa notícia só vem a confirmar aquilo que o Presidente da FNF disse: ´´Nem pra final de Estadual compensará abrir o Arena das Dunas“ (José Vanildo)

  4. Felipe Pedro diz:

    O ruim é que, depois de pronto, para cobrir os custos com a manutenção, o valor do ingresso cobrado, caso algum time vá realmente jogar nele, será muito alto. O que acho que vai acontecer é: O estádio vai ficar fechado, e no máximo 1 vez a cada 2 anos, a seleção brasileira vai vir jogar nele. Ponto final.

    Uma alternativa era a FNF obrigar que a final do estadual aconteça nele. Pelo menos teríamos um jogo por ano nele.

Faça um Comentário

*


Current day month ye@r *

Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2024. Todos os Direitos Reservados.