A Segurança Pública no Rio Grande do Norte tem 3 divisões visíveis na atualidade:
Forças oficiais (civil e militar), “justiceiros” (pagos ou não) e o povo na rua/casa cuidando de sua autodefesa.
Mais um pouco e voltaremos à barbárie.
Jornalismo com Opinião
A Segurança Pública no Rio Grande do Norte tem 3 divisões visíveis na atualidade:
Forças oficiais (civil e militar), “justiceiros” (pagos ou não) e o povo na rua/casa cuidando de sua autodefesa.
Mais um pouco e voltaremos à barbárie.
Caro respeitável Herzog
A despeito da relevância do crime e da violência e as estruturas dos órgãos de Segurança Pública e seu modelo de ação ou de inação é antigo. A política Estadual de Segurança está limitada ao Gerenciamento de Crises é só ver o caso de Natal e os governos anteriores seguiram esse modelo.
Falta um diagnóstico da criminalidade baseado em dados e pesquisas e medidas preventivas e proativas . As pressões políticas é que determinam o direcionamento dos investimentos . Os planos bem suscedidos requerem continuidade . Hoje estamos municiados de evidências empíricas que são a vanguarda da política de segurança e nosso secretário e o governo estão com vontade de mudar isso , mas só a vontade não basta. Nesse momento temos gestores capacitados de gerir e dar continuidade a um processo de planejamento estratégico para segurança. Todavia não vale a pena só investir em compra de viaturas , isso se faz acompanhar de desfiles com faróis ligados e sirenes abertas pelos centros urbanos e cerimônias de entrega , sabe-se que isso só traz benifícios eleitorais derivados da compra. Acredito nos gestores e no governo com capacidade de mudar , pois sei das pessoas sérias que comanda essa situação , falta só implementar o estudo e os devidos investimentos.
Maj Correia Lima – Sub cmt do 2 BPM
especialista em segurança pública
– Alô é da policia, emergência?
– Sim!
– Sr. estou telefonando para denunciar uns vigilantes noturnos que estão exagerando nas buzinadas das motos a noite toda
– Que isso rapaz, os homens estão trabalhando
– Mas senhor, eles estão infringindo a lei do trânsito, usurpação de função publica, a lei do sossego e da paz publica, exercendo profissão sem as devidas credenciais além de ter de averiguar quem são são essas pessoas, se estão armados, se as motos estão legalizadas…
– Olha cidadão1 Procure o Ministério Público, nós não podemos fazer nada. (
ERRADO!!! PODEM, É QUE NÃO QUEREM OU NÁO SABEM DAS LEIS OU SÃO CONVIVENTES COM OS VIGILANTES NOTURNOS!! O CIDADÃO QUE FODA-SE!!!
————————————————————–
Noutro dia:
– Alô é da polícia?
– Sim, Copom!
´ Aqui em frente a minha casa esta havendo musica ao vivo e ninguém consegue dormir, este restaurante faz música ao vivo nas quartas, quintas e sextas das 21h30 às 01h00. Quando o pessoal estão bêbados lá para as 23h00min é uma algazarre grande, fora o que micham na rua, os que saem embriagados nos carros… O som é alto, SR.
– Cidadão eles tem Alvará de licença.
– Quem deu esse alvará não conhece leis não?
– Não é problema nosso cidadão, procure a Policia ambiental para ir medirem os decibéis, aí somente depois isso provado pode tomar alguma providência.
– Vocês da polícia parece que não estudaram ou não tem um minimo conhecimento das leis, É possível, SIM, lavrar um TCO (Termo Circunstanciado de Ocorrência), com base no art. 42, III, da Lei nº 3.688 (a chamada “Lei das Contravenções Penais”), AINDA QUE NÃO HAJA O APARELHO QUE MEDE OS DECIBÉIS, mesmo porque a prova referente ao nível de ruído terá um momento próprio para ser produzida.
– Boa noite cidadão procure seus direitos no Ministério Público.
( A ISSO SE DA O NOME DE OMISSÃO, É CRIME DA POLÍCIA SE NEGAR ATENDER UMA OCORRÊNCIA, VERIFICAR A SOLICITAÇÃO. NO CASO ESSE RESTAURANTE É DE PROPRIEDADE DE PESSOAS INFLUENTE, TEM ESSA DE ALVARÁ PARA DESRESPEITAR AS LEIS NÃO. FOSSE UM POBRE ELES IAM E FECHAVAM NA HORA, A ISSO SE DA O NOME DE INCOMPETÊNCIA. A LEI É CLARA A POLÍCIA MILITAR TEM O DEVER DE ATENDER ESSE TIPO DE OCORRÊNCIA E LAVRAR UM TCO.)
É por essas e outras que a criminalidade anda solta. São dos pequenos delitos que vem os grandes. Os motovigias e donos de restaurante podem burlar a lei, isso vai gerar exemplos e incentivos para outros praticarem o mesmo crime e daí a bandidagem sente que pode também cometer delitos que não vai dar em nada, o efeito dominó prevalece. Como vou educar minhas filhas e netos que devem obedecer as leis onde o que elas mais veem é a lei ser infringida e os órgãos competentes se omitem em agir?
Uma das minhas filhas esta na auto escola e teve uma lição das leis do CBT onde foi estudo os artigos 41, 227 e 229 sobre buzinas e ruídos sonoros no trânsito. Quando chegou em casa ela me perguntou:
– Papai por que os motovigias ficam utilizando das buzinas de noite e de madrugada justamente nas horas proibidas pelas leis do trânsito, isso não contravenção não?
– ´É sim minha filha, como também é incompetência da Polícia Militar, Polícia de trânsito e Policia Ambiental.
– É painho, mas quando o senhor erra em qualquer lei haja multa, ponto na carteira, os agentes de trânsito são cheio de razão, moto ou carro são apreendidos…
– Outra coisa minha filha é que a corrupção anda solta, mas essa explicação fica para outra hora…
Correção: Mijam
Senhor William ,
Entre em contato conosco gostaria de saber sobre isso . Todavia posso garantir que a PM não é omissa , temos policias preparados para lidar com a situação , mas como todo serviço as falhas acontecem e como gestores devemos corrigi-las.
Grato
Major Correia Lima
telefone 33155502
Em minha opinião, a insegurança está diretamente ligada a impunidade, impunidade essa favorecida por leis extremamente medíocres e idiotas que favorecem mais o bandido que o cidadão de bem.
Essa estúpida lei que contempla a menor de 18 anos a matar, roubar e estuprar sem ter ao menos que mostrar o rosto a sociedade, é talvez a lei mais repugnante e catastrófica que um governo já promulgou em todo planeta terra.
Para o azar do cidadão de bem, que paga altos impostos e não vê o retorno do governo, essa lei nojenta só existe aqui.
E ainda dizem que o país é sério. Realmente, o país leva muito a sério, ‘O Carnaval’. O mundo sabe disso. E como sabe. O resto, é uma verdadeira canalhice com fortíssimo fedor de corrupção.