Com seu nome prestes a ser submetido à Assembleia Legislativa à análise e, previsível aprovação, para ser o novo conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE), o geólogo Gilberto Jales, natural de Messias Targino, falou ao jornal Tribuna do Norte sobre sua escolha pela governadora Rosalba Ciarlini (DEM) e missão que deve aguardá-lo.
Veja abaixo, uma síntese desse bate-papo
Qual a análise que o senhor faz da indicação do seu nome para conselheiro do TCE?
É uma prerrogativa da governadora Rosalba Ciarlini fazer o encaminhamento. Esta semana, antes de viajar para Brasília (a governadora cumpriu agenda esta semana em Brasília), nós conversamos e ela (Rosalba Ciarlini) falou da inclinação em relação ao meu nome. É mais uma missão que recebo como todas as missões públicas que exerci. Recebo como uma missão pública de fazer fazer jus não apenas a confiança da governadora, mas da Assembleia Legislativa que é quem vai referendar (o nome dele). O Tribunal de Contas do Estado é um órgão auxiliar da Assembleia.
O Tribunal de Contas do Estado é um órgão que tem atividades voltada para o Direito e a Contabilidade. O fato da sua formação ser geólogo pode dificultar o seu trabalho na Corte de Contas?
Não. De forma alguma. Nas prerrogativas (para exercer o cargo de conselheiro) está claro a necessidade da experiência no Poder Público. E eu estou há quase 20 anos exercendo funções públicas, como secretário municipal, de Estado, além do próprio trabalho na universidade. A formação é importante, mas muito mais importante é a própria lei, a experiência no Poder Público. O TCE tem um corpo técnico muito bom e certamente eu não terei dificuldade.
A indicação da governadora Rosalba Ciarlini pode comprometer a imparcialidade do senhor no julgamento das contas da gestão dela?
De forma alguma. Outros conselheiros foram indicados da mesma forma e não há qualquer dúvida com relação a essas questões. Nenhum conselheiro tem posição duvidosa. O tribunal é um conselho que tem acima de tudo lisura e transparência.
Nota do Blog – Volto a afirmar: a indicação foi merecedora de aplausos, visto que Gilberto Jales é um nome digno, de trajetória decente no serviço público e possuidor do fino trato social, além de competência nos cargos exercidos.
Sucesso, meu caro.
Faça um Comentário