O governador Robinson Faria (PSD) concedeu entrevista – publicada hoje – ao jornal Tribuna do Norte, que talvez seja divisora de águas entre ficção e realidade, ufanismo e verdade nua e crua.
Disse o que qualquer pessoa relativamente bem-informada, com os pés no chão, sem motivações politiqueiras, paixão ou ódio, sabe há tempos: o estado está literalmente quebrado.
Seu Governo não fará maiores concessões. Servidores públicos, tirem cavalinho da chuva (se chover).
Segundo o governador, por pressão da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), não poderá conceder aumentos salariais este ano.
Para 2016, tudo é uma incógnita também.
Robinson afirmou que a prioridade é pagar salários em dia. Prometeu recompor fundo previdenciário, de onde seu governo tem obtido meios para o milagre do pagamento em dia.
O governador continua otimista. Bom.
Mas parece que acordou para algo imprescindível: a realidade.
Já escrevemos algumas vezes, desde as primeiras semanas da gestão: a administração Robinson Faria sobrevive artificialmente, com recursos do Fundo Previdenciário.
Caso contrário, estaria emborcada, com dois ou três meses de salários em atraso.
Pior é que não vislumbramos ainda o fim do poço.
O subsolo do fundo do poço é a fase seguinte, se essa erosão não for estancada.
Infelizmente!
Enquanto isso a PTrobras continua a perfurar um poço profundo a procura de petróleo, mas só tem encontrado lama podre com catinga de petralha.
Fechem o nariz. Hummmmmmmmmm!!!!A catinga de corrupto é grande, né não?
PERGUNTE AO PAPA FRANCISCO.
///
QUANDO SERÃO JULGADOS OS RECURSOS SAL GROSSO?
Desde que Rosalba assumiu o governo, que ele como vice-governador, sabia que o RN estava e está quebrado, são anos e anos de descaso e incompetência de governos anteriores, e para completar o governo federal nunca investiu muito na região nordeste. Dizer que só agora acordou para a realidade do estado, é o mesmo que dizer que ele recebia salário de vice-governador, só para dormir.
E nao era mulher. O cargo de vice se nao é para ser extinto que sirva pelos menos de secretário. Que tal secretário de turismo. Veja o caso da prefeitura de Mossoró. Quanto custa manter um vice e seus secretários ” assessores” adjuntos.
Enquanto eu trabalho feito jumento para ter um salário de 872,00 reais, o vice prefeito tem um bando de assessores pra fazer nao sei o que.
Isso tem que mudar.
Isso é austeridade prefeito
A isso eu chamo de receber sem trabalhar.
Uma grande injustiça.
E ele não gritava nos palanques que dinheiro existia, que apenas faltava gestão?
Serão 4 anos sem aumento salarial para o funcionalismo. Já sabendo disto, logo que assumiu se deu um aumento de 100%, extensivo aos seus secretários, o que torna fácil agora falar em congelamento salarial.
Reduza seu salário, Governador. Vamos, reduza seu salário. Reduza o salário dos seus secretários e assessores. Duvido que reduza.
A maneira de administrar Mossoró é cópia fiel do modelo Robinson de administrar o RN. Então, não sei o que os funcionários municipais estão esperando para começar a luta pelos seus direitos.
Talvez tudo isto sirva parsa ensinar os mossoroenses a lutarem pelos seus direitos. A irem às ruas gritarem por salários dignos, uniforme escolar para seus filhos, saúde, segurança. A dor, todos sabemos, ensina a gemer. A hora da verdade sempre chega. E a hora da verdde chegou.
Encerro perguntando se os repasses para o Judiciário e Legislativo também serão congelados.
Em Mossoró a lei da Mordomia dos Vereadores será mantida com os salários do funcionários congelados?
Gente, para tudo existe um limite. Ver os filhos com fome porque a inflação corroeu o salário congelado e ver os vereadores, incliusive os condenados por prática de improbidade, se banqueteando em restaurantes e usando gasolina paga através da Lei da Mordomia dos Vereadores é revoltante.
Esta Lei tem que ser extinta. Ela foi extinta em 2008 por meio de um simples TAC.
/////
QUANDO SERÃO JULGADOS OS RECURSOS SAL GROSSO?
QUANDO TOMAZ NETO VAI MOSTRAR A CÓPIA DO RELATÓRIO DA AUDITORIA?
O UNIFORME ESCOLAR NÃO FOI ENTREGUE EM MOSSORÓ.
Mais de 100% meu caro Inácio! O salário de nosso gaguejante governador era 9.000 e poucos reais e passou para mais de 22.000,00. O de seu vice era 8.000 e poucos reais, passou para mais de 18.000,00 (comunista também gosta de dinheiro), e houve também aumentos para juízes, desembargadores, e deputados.
Interessante é que todo mundo sabe, que Rosalba recebeu um déficit de 1.000.000,00 (um bilhão de reais), de Iberê, e que três meses depois de assumir, enfrentou a maior greve dos professores dos últimos tempos (ver postagens aqui, no “nosso blog”), entre abril e maio de 2011. Em seguida, onze categorias funcionais, também entraram em greve, cobrando o cumprimento dos seus planos de cargos e salários, conquistados no governo de D. Vilma, aprovados pela ASSEMBLÉIA – advinha quem era seu presidente- o então gaguejante PRESIDENTE da mesma, Robinson Farias.
Também lembro o nosso gaguejante governador, quando candidato, bradando aos “quatro ventos”, que DINHEIRO TINHA, o que faltava era GESTÃO!!!
Lembro também o esforço de Rosalba para aprovar um empréstimo de 850.000.000,00 de reais, tentando sanear as finanças do governo, não conseguindo, e que este só saiu quando o ALIENÍGENA GOVERNADOR, RATEOU o MESMO, entre à ASSEMBLÉIA, o poder JUDICIÁRIO e à FEMURN, capitaneada pelo seu PUPILO de MOSSORÓ! Isto TAMBÉM é FATO!!!
Fico PASMO de ver seu Líder MINEIRO, muito “compreensivo” na assembléia, dizendo que o ESTADO não pode dar aumento agora!!! Esta mesma “COMPREENSÃO’, ele NÃO TEVE nos quatro anos da ROSA, quando ELE, falando uma mistura de sotaque, JAVANÊS COM PERNAMBUCANO, SATANIZAVA COM A ROSA e seu governo, devidamente policiado pela atual senadora ( na época deputada), FÁTIMA BEZERRA.
Fico também espantado, com parte da IMPRENSA, que bombardeava o GOVERNO ANTERIOR, quando a ex-governadora “tirou” uma parte do dinheiro da nossa PREVIDÊNCIA, para pagar o nosso DÉCIMO, e HOJE, acha “NORMAL” no governo do ALIENÍGENA, esses saques terem sido INSTITUCIONALIZADOS!!! Quem NÃO ENTENDEU ESSA, procure o Dep. JOSÉ DIAS, que ELE dar os “PORMENORES” TINTIM POR TINTIM, como dizia meu amigo Zé MENDES!!
Por HOJE é SÓ!! Amanhã TEM MAIS!!
É, né! E no início desse governo quando o tribunal de justiça juntamente com o governador, vice, e outras cambadas deram aumento salarial entre si?
Da licença!
Bom dia.
Senhor Governador, está na hora de ir aos meios de comunicação e explicar a realidade dos fatos ( O RN QUEBROU ), não perca tempo em procurar quem o fez, pois até a suntuosidade da ASSEMBLEIA LEGISLATIVA, com certeza ajudou nessa quebradeira, ao longo dos anos.
Sou funcionário público e concordo em não termos AUMENTO em 2015, entretanto, o que foi acertado com as categorias em 2014, terá que ser cumprido : estique o prazo, mais cumpra.
Agora para ter credibilidade é preciso mostrar todos os meses os gastos “desnecessários” – passagem, diárias, pagamentos na área de comunicação. O SR. SABE onde cortar, caso contrário, VOTEI na pessoa errada. BOA SORTE.
UM LEMBRETE, de novo. Entregue os hospitais sem perfil regional aos municípios, JÁ É URGENTE.
Nao conheço pessoalmente o senhor Lair Solano, mais me bateu uma curiosidade. O senhor foi prefeito, segundo informaçoes, declarou seu voto no robim, mais me diga se nao for demais. O senhor é filiado a qual partido. Pode revelar.
Seu Cinquentinha
Taí um bom nome para ser lançado candidato a prefeito.
Saindo Lair para prefeito você se candidata a vereador e eu, com meus 30 votos garantidos, me candidato também para ajudar a vencer a barreira do coeficiente eleitoral.
Você para vereador, Seu Cinquentinha, terá mais de 4 mil votos.
E com Lair para prefeito é possível que todas as forças vivas de Mossoró se juntem em torno desta candidatura. Se conseguirmos um carro de som esta cidade vira de ponta-cabeça.
Pense nisto, Seu Cinquentinha. Pense nisto, Lair.
Aos apressadinhos digo: Seu Cinquentinha eu conheço. O Lair nunca vi, mas acompanho os seus comentários e, por informação, sei que foi prefeito de uma cidade e nunca esteve envolvido em nenhuma maracutaia.
/////
QUANDO SERÃO JULGADOS OS RECURSOS SAL GROSSO?
Mas será que não dá nem pra pagar o salário-minimo aos servidores de menor nível ? Porque até agora o governo tá pagando o salário de 724,00 do ano passado. Além sabe informar que magica é essa ? Deputados, mídia chapa-branca, baba ovos, alguém sabe informar porque o governo não paga o salário-minimo aos mais pobres ?
E onde está a fiscalização do Ministério do Trabalho.
Eu pensei que esta IMORALIDADE de pagar menos do que o salário mínimo só acontecesse nas pequenas cidades da Zona Norte do Ceará.
Isto acontecer em Mosssoró é INACEITÁVEL.
/////
Quando serão julgados os recursos Sal Grosso?
Aos poucos o Governador Robinson Mesquita de Faria, acorda do “porre” da vitória ainda no ano passado e percebe que a realidade do Estado do Rio Grande do Norte é bem mais complicada. Os recursos destinados aos investimentos (fonte 100) beiram os 4% (quatro por cento), insuficiente para acompanhar demandas nas principais áreas como saúde, segurança e educação. O Governador Robinson teve como uma de suas principais propostas de campanha investimentos na área da Segurança Pública. É certo que o tempo não mostrou nenhuma melhora em termos de condição de trabalho para as polícias Militar, Civil e Corpo de Bombeiros. As promoções dos “praças” publicada em DO no Governo Robinson era um direito antigo dos Policiais. Na Saúde, filas continuam nos corredores dos principais Hospitais do Estado, à exemplo do Walfredo Gurgel e Deoclécio Marques (Parnamirim), além da agonizante saúde pública do Hospital Regional de Caicó. Semana passada estava falta soro, esparadrapo e materiais básicos. Lamentável. A Educação do Estado ainda continua caminhando em passos tímidos devido à falta de investimentos nas Escolas do interior do Estado. Existem alunos da rede pública que em pleno século XXI não tiveram sequer contato com a tecnologia oferecida pela modernidade, ou seja, nunca utilizaram um computador. Esses sãos exemplos básicos e bem reduzidos da atual situação do RN. O Governador Robinson para manter o bom diálogo com os outros poderes, não lembrou, na ocasião da lei de responsabilidade fiscal e foi conivente com aumentos concedidos ainda no início do Governo, inclusive de Secretários de Estado. Agora enfrentará categorias insatisfeitas que acreditaram e deram ao Governador um crédito de confiança. Como cidadão norte-rio-grandense estou na torcida para que o nosso RN cresça e se desenvolva. Falta o Governador Robinson Faria acordar para a realidade dos problemas que vão desde a falta de investimentos nos pilares básicos de qualquer Governo, bem como na Seca que arrodeia há anos várias regiões do RN. Esperar. Acorda Robinson.
Papo furado, eu pergunto, qual o governo seja municipal, estadual ou federal que diz que as contas estam OK ??
O resto é barele, conversa pra boi dormir. ainda bem que eu não cvotei nessa criatura!!!!
Quem frequenta as alamedas do centro administrativos escuta o comentário de que o buraco deixado pela Rosa ultrapassa a casa de 1,5 bilhões.
É “fácil”, corte a gordura, ou seja, recursos para comunicação, cultura, diárias, eventos triviais, cargos comissionados e foque no investimento, inclusive na capacitação de servidores. Não tem segredo é só desmembrar os números que irão aparecer as distorções.
Fica a Dica!
Além de problemas que um governante o grande problema é que ele é igual a Rosa. Incompetente e tem uma equipe pífia.
O servidores que tem conhecimento de que o Governador Robinson Farias concedeu aumento de salário pra ele mesmo e seus auxiliares em mais de 100% e que ele fez uma lambança na previdência dos mesmos, ele irão logo pra as ruas protestar.
Esse governador enganou o povo e os servidores. Aliás, ele só enganou que quis se enganar.
o governador Robinson, foi Presidente da Assembléia e fez e aconteceu emparedando a ex-governadora Wilma.
Em entrevista ela disse que sofreu c Robinson segurando projetos muitas coisa que eram para ser votadas.
Robinson Farias foi secretário e não fez nada., a não ser perfurar dois ou três poços.
12 anos de Vice governador e quatro rodando o Estado e dizendo em palanque que estudou, estudou o RN e sabia a solução de todos problemas.
ele dizia que o Estado não tinha dinheiro e chamou os ex-governadores de mau gestores.
Não teve o menor respeito com os ex-governadores que fizeram muito pelo RN.
Aluísio Alves, Cortez Pereira, Garibaldi, Wilma
Se esses governadores não tivessem feito nada o RN seria uma TABA
ROBINSON FARIAS SEGUNDO GOVERNADOR MAIS RICO DO BRASIL E O RN BOIANDO NA MERDA,
POBRE RN;